Publicidade:

Leasing automóvel: o que é e como funciona

Se está a pensar comprar carro, informe-se sobre o leasing automóvel e pondere se esta é ou não uma modalidade de financiamento vantajosa para si. Saiba tudo!

Leasing automóvel: o que é e como funciona
Conheça esta modalidade de financiamento

O leasing automóvel é uma modalidade de financiamento que pode considerar, na hora de comprar um carro, seja novo ou usado. Contudo, antes de decidir o que fazer, deve informar-se bem sobre todas as caraterísticas do leasing automóvel, especialmente sobre as suas vantagens e desvantagens.

Tome nota de tudo o que é importante saber sobre leasing automóvel e faça uma escolha adequada e consciente.

Leasing automóvel: tudo o que precisa de saber


fazer leasing automóvel

O que é?

O leasing automóvel é uma modalidade de financiamento que permite ao consumidor ter uma mensalidade adaptada às suas necessidades e condições.

Trata-se de uma espécie de aluguer de longa duração, através de uma locadora automóvel, que será a legal proprietária do veículo, até ao final do contrato.

O consumidor, por sua vez, está obrigado ao cumprimento de uma mensalidade, a qual pressupõe uma dada renda fixa, que inclui todos os encargos, tais como valor, IVA, comissões e taxas de juro.

No final do contrato, o cliente pode ficar com o mesmo – pagando, para isso, o valor residual definido no contrato e tornando-se o seu legal proprietário – ou, então, trocar de viatura ou, simplesmente, devolvê-la.

Como funciona

O funcionamento do leasing assemelha-se ao de um contrato de arrendamento, em que mensalmente é pago um valor pré-estipulado, durante um período também pré-definido. Para tal, é celebrado um contrato entre uma locadora – a proprietária do automóvel – e um locatário -o cliente.

É importante lembrar que a estas despesas pré-determinadas, há lugar a gastos extra relativos a custos de manutenção e/ou reparação, por exemplo, que ficam também, naturalmente, a cargo do cliente.

Ao fazer um leasing, pode escolher um prazo de aluguer entre os 12 e os 96 meses e um valor residual até 25% do PVP.

Leasing vs. crédito automóvel

No confronto entre fazer um leasing ou um crédito automóvel tradicional, podemos dizer que, de um modo geral, quem faz leasing sai a ganhar. Isto, porque a taxa de juro do leasing é bastante mais baixa do que a de um crédito automóvel convencional e, além disso, o leasing não exige o pagamento do imposto de selo pela abertura do crédito.

Simulador de leasing

Como em qualquer outro investimento, antes de comprar ou adquirir qualquer tipo de bem ou serviço, deve fazer uma simulação que lhe permita perceber se aquela modalidade de financiamento é ou não a mais indicada para si e, caso seja, qual das ofertas disponíveis no mercado é a mais adequada. Compare os juros (indexante e spread) e os custos com a contratação, o processamento; os pagamentos antecipados, os atrasos de pagamento e os seguros exigíveis.

Existem vários simuladores disponíveis, alguns dos quais de bancos ou marcas automóveis. Contudo, sugerimos-lhe o simulador disponibilizado pela DECO Proteste, o qual permite selecionar a modalidade de pagamento, o tipo de carro (se novo ou usado), assim como o prazo de pagamento pretendido, o montante a financiar e o valor do carro.

Simule aqui >>

Vantagens e desvantagens do leasing automóvel


Vantagens

  • permite obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal, podendo recuperar o IVA pago pela viatura, desde que se trate de um veículo comercial;
  • tem taxas de juro mais baixas do que noutras opções de crédito automóvel;
  • possibilita a isenção de imposto do selo sobre os juros e o financiamento;
  • oferece flexibilidade de condições a nível de prazo, entrada e valor residual;
  • possui vantagens na subscrição de seguros auto;
  • possibilita a cessão do contrato a qualquer altura;
  • possibilita a compra do automóvel no final de contrato;
  • oferece financiamento até 100%;
  • oferece rapidez na resposta e na contratação;
  • há possibilidade de negociar o bem, como numa compra a pronto;
  • é possível optar pela compra do bem ou renovar o contrato.

Desvantagens

  • pode utilizar o veículo sem restrições, mas o condutor não é o seu proprietário legal;
  • encarrega o locatório de todas as despesas de manutenção, reparação e utilização;
  • é exigida a assinatura de um seguro de danos próprios de prémio mais elevado do que o seguro tradicional obrigatório;
  • é necessário pagar uma comissão, em caso de cessação do contrato.

Podemos concluir que o leasing automóvel é, no geral, uma modalidade de financiamento mais rápida, simples e vantajosa. Contudo, é fundamental analisar caso a caso e, acima de tudo, saber negociar e bem o preço da aquisição. Além disso, deve lembrar-se que podendo dar uma entrada inicial irá conseguir uma poupança considerável nos juros. Assim, não se esqueça de fazer uma simulação e perceber se, efetivamente, o leasing automóvel é a melhor opção para si, no momento de adquirir um novo carro.

Veja também: