Publicidade:

Saiba como ler etiquetas energéticas sem erros

É muito importante saber ler etiquetas energéticas dos aparelhos e eletrodomésticos, até para ficar a saber exatamente o que está a comprar!

Saiba como ler etiquetas energéticas sem erros
Mantenha-se sempre informado

Tem por hábito ler etiquetas energéticas na hora de comprar um eletrodoméstico ou aparelho lá para casa? Acredite que é mais importante do que imagina.

Para resumir, estas etiquetas dão-lhe toda a informação que precisa para uma escolha informada e conseguem ajudá-lo a decidir. Saiba tudo o deve ter em conta na hora de ler as etiquetas energéticas e não erre na compra.

Como ler etiquetas energéticas: passo a passo


Sabia que as etiquetas energéticas são uma importantíssima ferramenta de apoio à tomada de decisão do consumidor para uma aquisição de produto mais informada?

O que parece ser um simples autocolante é, na verdade, muito mais do que isso. Ela serve para designar o tipo de desempenho energético do produto e está regulamentada sob uma Diretiva Europeia.

eiqueta energética

Quais os produtos que são obrigados a ter etiqueta energética?

A Diretiva Europeia obriga a que todos os produtos relacionados com energia e que tenha um impacto significativo direto ou indireto no consumo de energia possuam a etiqueta. São eles:

  1. produtos consumidores de energia (ex: televisores e esquentadores) e produtos que não utilizam energia diretamente, mas influenciam o consumo de energia (ex: reservatório de água quente);
  2. produtos com elevada penetração de mercado, mínima de 200.000 produtos/ano;
  3. produtos com elevado potencial de redução de consumo energético e impacto ambiental.

Para saber como ler etiquetas energéticas precisa, em primeiro lugar, saber onde estão situadas as mesmas. Regra geral, ela encontra-se colada, diretamente no produto ou equipamento ou em alternativa na embalagem do mesmo.

Saiba como ler etiquetas energéticas e as suas escalas

Um dos principais itens a considerar na hora de saber como ler etiquetas energéticas é a sua escala de eficiência. A maioria dos produtos apresenta, tipicamente, sete classes que vão de A a G. Existem, no entanto, artigos que possuem os dois níveis mais baixos (E e G) e estão progressivamente a ser descontinuados.

Em antagonismo, a maioria dos fabricantes tem trabalhado no sentido de conseguir produtos com novas classes no topo da classificação, ou seja A+, A++ e A+++.

Mas, e então, qual a grande diferença entre todas estas letras do abecedário? As diferenças de eficiência entre as diferentes classes podem ser muito significativas, refletindo o consumo de energia durante a utilização do produto (exceto as fases de conceção e de final de vida).

Etiqueta de eficiência energética: o que é >>

Como ler etiquetas energéticas: descubra como, item a item, passo a passo

A etiqueta energética possui elementos que são comuns a todas as categorias de produtos:

  1. nome do fornecedor ou marca e identificação do modelo;
  2. classe de eficiência energética (de A a G);
  3. escala de eficiência energética através de setas coloridas que distinguem os produtos mais eficientes dos menos eficientes através da da cor e da letra associada ao seu desempenho;
  4. consumo anual de energia em kWh;
  5. pictogramas que ajudam a evidenciar algumas das características dos produtos etiquetados, que podem variar de acordo com a categoria de produto.

Cada um destes itens está perfeitamente identificado nas etiquetas energéticas e todos eles devem ser tidos em conta na hora de decidir o que comprar. Em todas as etiquetas energéticas tudo está com um código cromático que o ajuda a identificar a valorização da informação.

A título de exemplo: no caso das classes energéticas, no caso das classes mais eficientes, a cor apresentada é verde; à medida que se torna menos eficientes, a cor vai ficando mais ‘quente’ – amarelo, laranja e vermelho no último grau.

etiqueta energetica

Alguns exemplos de como ler etiquetas energéticas

Consoante a especificidade do produto em causa, além dos itens globais apresentados acima, existem algumas informações específicas que aparecem nas etiquetas energéticas. Conheça algumas.

Equipamentos de refrigeração ou aquecimento

Na etiqueta energética de equipamentos de refrigeração e aquecimento, mas também na dos fornos, é apresentado um pictograma adicional no canto superior esquerdo que indica a funcionalidade de aquecimento ou a fonte de energia (elétrica ou gás), no caso dos fornos.

Máquinas de lavar loiça

No caso das máquinas de lavar loiça, os pictogramas de caracterização de classe de eficiência de lavagem não está presente na etiqueta energética pelo simples facto de ser obrigatória uma classe de lavagem mínima de A.

Máquinas de secar roupa

As máquinas de secar roupa possuem três etiquetas distintas de acordo com a sua tipologia (exaustão, condensação ou a gás). No caso das máquinas a condensação, existe um pictograma adicional que indica a classe de eficiência energética por condensação de A a G.

No entanto, de acordo com o regulamento de Eco Design deste produto não são permitidos no mercado novos secadores com classe de eficiência energética inferior a C.

Como aumentar a eficiência energética da sua casa >>

Aquecedores

As etiquetas energéticas para os aquecedores de ambiente dedicados e para os combinados, com a valência de aquecimento ambiente e de preparação de água quente, têm as seguintes obrigatoriedades a constar na sua etiqueta energética:

  1. a valência de aquecimento ambiente identificada pelo pictograma do radiador,
  2. a valência de preparação de água quente identificada pelo pictograma alusivo a uma torneira, acrescido de uma letra indicativa do perfil de carga do aquecedor.

Agora que já sabe ler etiquetas energéticas passo a passo, não se esqueça destas informações verdadeiramente essenciais na hora de escolher um novo aparelho ou eletrodoméstico lá para casa!

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação