Publicidade:

7 truques para libertar espaço no Android

Aprenda a libertar espaço no Android para ter o smartphone sempre a 100%. É fácil e qualquer utilizador pode fazê-lo com as apps e os truques que sugerimos.

7 truques para libertar espaço no Android
Especialmente para quem tem pouca memória no smartphone

Ter um smartphone “limpo” é meio caminho andado para uma boa experiência. Afinal, só assim o smartphone responde de imediato às ordens dadas, não fica tão lento, nem encrava tantas vezes. Aprenda a libertar espaço no Android para poder tirar o melhor partido do seu smartphone e ter memória para o que realmente importa.

Como libertar espaço no Android


libertar espaco no android

1. App Clean Master

A app Clean Master ajuda os utilizadores a manter o smartphone limpo ao apagar grande parte do “lixo” que se vai acumulando no dispositivo. É, definitivamente, uma das melhores apps para libertar espaço no Android porque limpa, de forma rápida e fácil, arquivos desnecessários, residuais e de cache que ficam a ocupar espaço.

2. App Duplicate Files Fixer

A Duplicate Files Fixer é outra das apps essenciais para quem pretende libertar espaço no Android. O que é que faz? Como o próprio nome indica, encontra ficheiros duplicados no smartphone para que o utilizador possa eliminar e aumentar o espaço livre. Como é que estes ficheiros aparecem? Quando o utilizador recebe um vídeo/fotografia e a partilha com outro contacto, por exemplo.

3. Utilize a cloud

O Android possui uma das melhores apps para guardar fotografias na cloud – o Google Photos. E quem diz fotografias, diz também ficheiros e outras coisas que podem ser guardados no Google Drive. As vantagens? Liberta espaço no smartphone e pode aceder aos mesmos sempre que quiser e onde quiser, só precisa de ter acesso à internet.

cloud google

4. Elimine apps desnecessárias

Aceda à Play Store e, no menu, escolha “Os meus jogos e aplicações”. Escolha a opção “Instaladas”, descubra todas as aplicações que estão instaladas no smartphone e ainda a última utilização de cada uma. De certeza que há apps que só utilizou uma vez ou que só são usadas muito raramente.

5. Limpe a pasta dos downloads

Há utilizadores que acedem a ficheiros na internet, acabando por fazer o download dos mesmos para o smartphone. O problema? O problema é que esses ficheiros podem acabar por ficar esquecidos na pasta dos downloads, ocupando espaço e fazendo com que o smartphone fique mais lento.

Aceda às Aplicações > Os Meus Ficheiros > Todos os Ficheiros > Download e perceba o que é que anda por aí a mais.

6. Elimine os mapas offline

O Google Maps tende a fazer o download de mapas para que estes estejam sempre disponíveis, mesmo que o utilizador não tenha internet. O problema é que estes mapas ocupam imenso espaço. Aceda à aplicação e ao menu da mesma. Escolha a opção ‘Mapas offline’ e elimine o que não precisa.

apagar mapas offline

7. Utilize um cartão SD

A maioria dos smartphones tem uma ranhura para que o utilizador acrescente um cartão SD com o intuito de aumentar o espaço disponível. Ao transferir ficheiros para o cartão, o utilizador pode libertar espaço no Android de uma forma bastante simples.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.