Inês Silva
Inês Silva
22 Dez, 2023 - 10:50

13 lições a aprender com bons chefes

Inês Silva

Há dois tipos de chefe que ficam na memória: os bons e os maus. Mas hoje só vamos falar das lições a aprender com bons chefes.

Os chefes, bons ou maus, têm sempre lições para dar a aprender. Estes últimos, ensinam como nunca devemos ser. Os primeiros, os bons chefes, podem inspirar e motivar um funcionário e ensinar valiosas lições profissionais e pessoais. Fique a conhecer algumas das lições a aprender com bons chefes.

Um bom líder é um mentor, é alguém com quem se pode aprender, confiar e que, desta forma, poderá influenciar a carreira profissional dos colaboradores da sua equipa. Estes ensinamentos podem ser úteis não só no seu emprego atual, como também em empregos futuros e não é preciso ser chefe para os colocar em prática.

Por isso, não importa o tipo de chefe que tem agora, conheça as principais lições a aprender com um bom chefe e deixe-se influenciar por estes conselhos.

13 lições a aprender com bons chefes: inspire-se

1.

Agradecer sempre

Tenha sido um dia bom ou um dia mau, um bom chefe agradece sempre o esforço dos elementos da sua equipa. Um obrigado não significa mais dinheiro, mas tem muito poder, faz com que valha a pena todo o empenho diário no trabalho. Por isso, agradeça sempre.

2.

Disponibilidade para ouvir

As únicas ideias más são as que nunca foram apresentadas. Um bom líder sabe que pode aprender com os outros, independentemente do cargo que ocupam e, por isso, ouve até ao fim sem interromper. Os comentários são feitos no final.

3.

Envolver os elementos da equipa

Para conseguir o apoio dos colaboradores e atingir o sucesso, é preciso envolver os colaboradores, dar-lhes poder de iniciativa e visão. Desta forma, vão sentir que o seu desempenho tem impacto no sucesso global de um determinado projeto ou empresa.

4.

Delegar trabalho

Um chefe não faz tudo sozinho, delega para manter tudo em movimento. Ao confiar a realização de uma tarefa com objetivo definido e sem se intrometer no processo, o chefe está a incentivar a autonomia profissional do trabalhador e a capacitá-lo para tomar decisões inteligentes. Este, o trabalhador, vai sentir-se realizado, motivado e com orgulho do seu trabalho.

5.

Não esquecer o objetivo

Dias complicados e clientes complicados com reclamações, um bom chefe não deixa que o seu desempenho seja afetado por estas situações. Como? Não esquecendo qual o objetivo do seu trabalho: fazer com que o cliente se sinta compreendido e satisfeito com a empresa ou serviços.

6.

Ter sempre um bloco de notas

As boas ideias podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Uma conversa informal e espontânea pode resultar numa explosão de ideias, logo, ter onde apontar essas ideias é essencial. Um bom chefe sabe disso.

7.

Pedir o que quer

Pedir o for preciso para criar melhores condições para realizar um trabalho ou negociar preços com fornecedores: quem não pede, não recebe!

8.

Honestidade acima de tudo

Esta é mais uma das lições a aprender com um bom chefe: ser sempre honesto e próximo, admitir erros e comunicar com todos os envolvidos para obter contribuições das partes interessadas. Manter os canais de comunicação abertos para que os funcionários saibam sempre o rumo a seguir, quais os pontos fortes a construir e as fraquezas a ser evitadas.

9.

Começar pelas tarefas mais pequenas

Ao preparar a lista para o dia de trabalho, há sempre aquelas pequenas tarefas que podem ser “arrumadas” de uma vez como, por exemplo, responder a um email. Um lista longa de tarefas pode desmotivar qualquer um, até um chefe, por isso, o melhor a fazer é começar e acabar logo com elas.

10.

Ser curioso

As perguntas estúpidas são só aquelas que não são colocadas. Um líder ensina a sua equipa a ser curiosa. Fazer perguntas é mostrar que está interessado no trabalho dos outros.

11.

Tornar-se indispensável

Se não sentem a sua falta quando não está, é porque não está a fazer bem o seu trabalho. Antecipar necessidades, mesmo que pareçam pequenas e insignificantes, é uma ajuda para se tornar-se indispensável.

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12.

Construir uma rede sólida de contactos

O networking é importante para estabelecer uma rede de contactos sólida que é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Cultivando ligações genuínas, a rede de contactos pode ser ampliada de forma espontânea, criando uma boa impressão do seu trabalho e empresa e enriquecendo, assim, o seu capital social.

13.

Reforço positivo

A importância do feedback construtivo é uma lição valiosa a aprender com um bom chefe. Começar sempre com uma frase positiva antes das sugestões de melhoria.

O que fazer com estas lições?

Pode até nunca ter conhecido um bom chefe ao longo da sua vida profissional, mas isto não significa que não possa alterar o seu comportamento no trabalho e adotar algumas destas lições. Analise qual ou quais destas lições pode aplicar à sua vida profissional.

Certamente que, ao incluir estas mudanças no seu dia-a-dia, vai conseguir uma ajuda para o desenvolvimento da sua carreira e, quem sabe, talvez um dia tenha a oportunidade de ser um bom chefe.

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