Publicidade:

Limite de levantamentos no Multibanco: sabe qual é?

A rede Multibanco em Portugal foi lançada há mais de 30 anos. Desde então, rendemo-nos a este serviço. Sabe qual é o limite de levantamentos no Multibanco?

Limite de levantamentos no Multibanco: sabe qual é?
200 ou 400 euros? Saiba já a resposta

Estávamos em 1985 quando foi lançada a rede Multibanco. Uma história de sucesso que conta, claro, com as suas regras e especificidades, nomeadamente com o que diz respeito ao limite de levantamentos no Multibanco (MB).

Hoje em dia, existem cerca de 13.000 caixas de MB e 20 milhões de cartões de pagamento em circulação. Se, no início, este tipo de soluções era utilizado por uma elite, hoje em dia, o caso muda de figura e ninguém fica indiferente às facilidades de utilização e vantagens deste serviço.

O primeiro cartão de pagamento foi emitido a 16 de março de 1970 e o que hoje em dia conhecemos por Visa chamava-se BankAmericard. Na altura, os cartões podiam ser usados para crédito e em ocasiões distintas como uma viagem ou compras em certos estabelecimentos. Hoje, estes cartões podem ser usados para liquidar as faturas da luz, pagar a mensalidade do ginásio ou até para comprar o próximo artigo de vestuário através da Internet.

Limite de levantamentos no Multibanco: valores permitidos


limite de levantamentos no multibanco

Atualmente, pode levantar dinheiro a qualquer momento e a qualquer hora do dia, desde que seja titular de um cartão bancário válido das 13 marcas internacionais aceites na Rede Multibanco.

Ainda assim, há regras que tem de respeitar: o valor mínimo diário é de 10 euros e o máximo é de 400 euros. Contudo, os 400 euros devem ser levantados em duas tranches no valor máximo de 200 euros cada.

Este é o limite de levantamentos no Multibanco definido pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), em funcionamento há 13 anos, desde o dia 15 de fevereiro de 2005.

Limite de Levantamentos no Multibanco sem a utilização do cartão

A Rede Multibanco permite, há cerca de um ano, levantar dinheiro sem cartão. Para tal, basta utilizar a aplicação para telefone MB Way.

Assim que descarregar a app pode enviar um código para o seu telemóvel e com esse mesmo código levantar dinheiro em qualquer terminal MB. É, depois, gerado um código de 12 dígitos que deverá ser utilizado para o respetivo levantamento de dinheiro numa das 12500 caixas MB existentes em Portugal.

Contudo, nestes casos também há um limite de levantamento no Multibanco: 200 euros por dia. Através desta app é ainda possível gerar cartões de crédito e efetuar transferências para outras contas bancárias.

Os cartões multibanco podem, assim, ter os dias contados? A SIBS fala numa “revolução” que serve para ir ao encontro da “nova geração da economia digital”.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].