Publicidade:

Limpar a casa sem usar produtos de limpeza? Sim, é possível!

Já considerou a hipótese de limpar a casa sem usar produtos de limpeza? É verdade, é mesmo possível. Aprenda a deixá-la imaculada sem recorrer químicos!

Limpar a casa sem usar produtos de limpeza? Sim, é possível!
Veja como limpar a casa sem usar produtos de limpeza

Sabia que é possível limpar a casa sem usar produtos de limpeza? Ponha fim a vários tipos de sujidades caseiras sem recorrer a produtos químicos e sem ter que gastar uma pequena fortuna em produtos de limpeza.

Siga as nossas dicas e poupe a sua carteira e a sua saúde.

Saiba como limpar a casa sem usar produtos de limpeza


limpar a casa sem usar produtos de limpeza

1. Casa de banho imaculada com vinagre

No capítulo de limpar a casa sem usar produtos de limpeza não podia faltar o nosso amigo vinagre. E a verdade é que ele é um excelente produto natural para deixar as casas de banho um brinquinho! Aproveite a acidez do vinagre para as limpar sem usar produtos de limpeza.

Basta misturar ¼ de chávena de vinagre com 4 chávenas de água e uma colher de bicarbonato de sódio e conseguirá desinfetar a sua casa de banho, remover manchas e eliminar gorduras. Além do mais, as suas mãos vão certamente agradecer, pois não sofrerá de alguns problemas que produtos químicos para limpeza da casa costumam causar, como eczemas, dermatites alérgicas ou hipersensibilidade.

2. Leite: excelente aliado para remover tinta nos têxteis

Esqueça aqueles produtos caríssimos específicos para remover nódoas teimosas na roupa. Se estivermos a falar de manchas de tinta, saiba que tem a solução bem dentro de casa, mais especificamente dentro do frigorífico!

Para manchas de tinta na roupa, o leite é a solução mais poderosa. Capaz de incorporar os elementos gordos da tinta como se fossem elementos seus, o leite consegue alterar a estrutura das manchas. Basta cobrir a tinta com um pouco de leite morno e deixar atuar. De seguida, lave a roupa normalmente.

3. Gin (e não é para shots!)

Talvez não queira desperdiçar esta bebida maravilhosa para limpar a casa, mas saiba que para a limpeza dos vidros há poucas coisas mais eficazes do que o gin!

Igualmente indicado para limpar lentes de óculos, no caso dos vidros basta embeber um pano com um pouco da bebida e passar suavemente pelos seus vidros, até os ver a brilhar como se lhes tivesse passado um líquido limpa-vidros. O gin remove sujidades e manchas de gordura.

4. Frigorífico a respirar saúde com bicarbonato de sódio

Se pretende limpar a casa sem usar produtos de limpeza, o bicarbonato de sódio será outro amigo para ajudá-lo a executar esta tarefa. E, no caso do frigorífico, ele vai mesmo ser o seu melhor amigo, conseguindo higienizar o equipamento sem recorrer a químicos!

Coloque um recipiente de bicarbonato no interior do frigorífico e mantenha a porta fechada durante algumas horas. Isto vai ajudar a dissipar os maus cheiros que o frigorífico tende a acumular.

Para limpar o frigorífico de forma bem eficiente, basta recorrer à seguinte mistura: cerca de ¼ de chávena de vinagre para 4 medidas de água, adicionando ainda uma colher de bicarbonato. Deixe a mistura atuar durante cerca de 20 minutos e enxague depois com água morna.

5. Coca-Cola para desenferrujar material

Sim, é verdade aquilo que circula nos vídeos do Facebook e do Youtube. A Coca-Cola funciona muito bem na remoção de manchas de ferrugem. Caso queira desenferrujar uma peça pequena, deixe-a de molho em Coca-Cola durante cerca de 1 hora.

Caso a peça a desenferrujar seja grande, esfregue-a com um pano embebido nesta bebida até ver que começa a ficar sem ferrugem.

6. Sal para remover nódoas de sangue

As nódoas de sangue são uma verdadeira dor de cabeça, mas não serão mais para quem arriscar limpar a casa sem usar produtos de limpeza, neste caso, com sal. O sal torna esta tarefa possível, contudo, terá de agir com a máxima brevidade.

Coloque rapidamente a peça em água, de molho. Acrescente-lhe uma boa quantidade de sal de cozinha e deixe atuar durante cerca de 1 hora. De seguida, basta que a lave normalmente.

7. Limão na limpeza de metais

Vamos explicar-lhe porque é que o limão deve entrar obrigatoriamente no tema de limpar a casa sem usar produtos de limpeza. Quimicamente falando, o ácido cítrico deste fruto neutraliza o óxido metálico.

No caso de querer limpar metais, quer torneiras, chuveiros, ou o que for, basta que corte um limão ao meio e que o passe diretamente na área que pretende limpar. Deixe atuar durante 30 minutos e lave a área normalmente com um pano macio.

8. Óleo de coco: um excelente limpa móveis

Sabia que o óleo de coco não serve apenas para confecionar receitas deliciosas e saudáveis? Exatamente! Este produto é excelente não só para remover manchas como para hidratar e abrilhantar a madeira dos móveis!

Misture umas gotas de óleo de coco com um pouco de água e coloque-a dentro de um borrifador. Depois é só utilizar!

Se não é fã de produtos químicos, estas podem ser as soluções que procurava no que à limpeza da casa diz respeito. Para além disso, e uma vez que muito dificilmente se vai ver livre destas tarefas, pelo menos assim poderá realizá-las sem lhe causarem problemas de saúde.

Veja também:

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação