Publicidade:

Como limpar o filtro do ar condicionado de forma rápida e simples

É essencial manter este elemento livre de sujidade e poeiras, pelo bem do equipamento e da sua saúde! Saiba como limpar o filtro do ar condicionado.

Como limpar o filtro do ar condicionado de forma rápida e simples
Aprenda o passo a passo para um filtro mais que limpo

O filtro do ar condicionado é uma parte absolutamente essencial para o bom funcionamento deste aparelho, mas que acaba muitas vezes por ser esquecido, seja por não estar à vista, ou mesmo por algum descuido. Mas tenha muita atenção: é fundamental saber como limpar o filtro do ar condicionado – ou pelo menos que peça a alguém para o fazer!

Como limpar o filtro do ar condicionado em 5 passos


limpar o filtro do ar condicionado

1. Chegar ao filtro

Antes de saber como limpar o filtro do ar condicionado é preciso saber onde o mesmo se localiza! Retire o painel frontal do ar condicionado – é uma parte amovível – e limpe-a com um pano seco. No caso de se encontrar muito suja, pode passar esta parte por água morna.

Após retirar o painel vai imediatamente verificar e identificar onde está situado o filtro.

2. Verifique o estado do filtro

Depois de encontrar o filtro, deve verificar as suas condições para perceber se precisa ser limpo ou até mesmo substituído. Certifique-se de que o aparelho está desligado e só então pode remover o filtro com cuidado.

Examine-o minuciosamente para verificar se está a precisar de limpeza ou de uma substituição.

3. Limpe o filtro (ou descarte)

No caso de ter um filtro reutilizável que precisa de ser limpo, pode optar por duas alternativas:

  • Usar o aspirador com o acessório de escovinha;
  • Lavá-lo, no caso de estar muito sujo.

Se optou por lavar o filtro, então pode utilizar o chuveiro, com água quente e sempre na direção oposta ao fluxo do ar e de ambos os lados. Importante é consultar sempre as instruções do fabricante, pois pode ser necessário algum cuidado extra, mas de um modo geral este procedimento é suficiente.

Se o seu aparelho de ar condicionado usa filtros descartáveis, então, a solução passa mesmo por trocar. Verifique o tamanho correto do filtro e compre um para substituir.

4. Deixe secar bem

No caso de estarmos a falar de como limpar o filtro do ar condicionado reutilizável, antes de o voltar a colocar no equipamento, deve garantir que está totalmente seco.

Se estiver com alguma pressa, pode sempre acelerar o processo de secagem com o secador do cabelo, mas numa temperatura fria, pois o ar demasiado quente pode queimar ou danificar o filtro.

5. Colocar o filtro no aparelho

Depois de bem seco, o próximo passo é simples: colocar cuidadosamente o filtro de volta no equipamento! Siga sempre o manual de instruções do equipamento e volte depois a colocar o painel frontal.

Está pronto a usar!

Dúvidas sobre como limpar o filtro do ar condicionado?


limpar o filtro do ar condicionado

Se ainda assim ficaram dúvidas, o ideal será pedir ajuda especializada. Nem que seja apenas para a primeira vez que faz este processo! Desta forma aprende a fazê-lo e depois já conseguirá sozinho.

Para garantir que faz a limpeza e manutenção do filtro do seu aparelho de ar condicionado corretamente, mantenha uma agenda com a data da última limpeza ou substituição e terá a garantia de estar a respirar ar de qualidade em casa.

Por que é tão importante saber como limpar o filtro do ar condicionado?


Os filtros de ar condicionado são responsáveis por manter o pó, a sujidade e outros detritos fora do ar que respiramos dentro de casa. A questão é, conforme vão limpando o ar e melhorando a sua qualidade, os filtros ficam igualmente sujos com a acumulação de detritos.

A sujidade acumulada num filtro de ar condicionado força o aparelho a trabalhar com mais força, de forma a conseguir empurrar o ar através das suas fibras entupidas pelo pó e detritos acumulados. Isto traduz-se na necessidade de mais energia e, logo, numa fatura de eletricidade mais dispendiosa no final do mês. Já para não falar de eventuais problemas mecânicos no motor do aparelho e das partículas que acabam por passar para o ar com consequências nefastas para a nossa saúde.

As boas práticas indicam que devemos remover e limpar ou substituir o filtro do ar condicionado mensalmente, nas alturas que é menos utilizado, e quinzenalmente quando o uso é mais intensivo. Isto vai contribuir para manter a qualidade do ar em casa e controlar o consumo de energia.

Veja também:

 

Helena Peixoto Helena Peixoto

‘If you can dream it, you can do it’: é assim que gosta de pensar e viver a vida. Casada, com um filho e com um cão, vê na família e amigos os seus bens mais preciosos, mas não passa sem um bom desafio profissional. Comunicar é a ‘sua praia’, seja em canais mais institucionais ou meios mais informais. Adora um bom filme, uma viagem dentro ou fora do país, é apaixonada por animais e anda sempre ‘à caça’ das últimas promoções.

Limpeza e Arrumação