Publicidade:

Limpar a máquina de café: o guia indispensável

Será que sabe mesmo limpar a máquina de café? Recomendamos que espreite os nossos conselhos, passo a passo, e que os cumpra.

Limpar a máquina de café: o guia indispensável
Para que o seu café saia sempre impecável

Sabia que, muito provavelmente, não está a limpar a máquina de café corretamente? E a verdade é que esta maquineta se pode tornar num verdadeiro ninho de bactérias e mofo. Existem, até, estudos que provam que nesta máquina inofensiva podem estar mais germes do que a nossa casa-de-banho. Incrível, não é?

A boa notícia é que tudo isto é reversível e evitável se seguir três pequenos passos. Tome nota e boas limpezas!

Limpar a máquina de café em 3 passos simples


limpar maquina de cafe

Lavar sempre todas as partes removíveis (e não só)

Quando pensamos em limpar a máquina de café, imediatamente nos vem à cabeça o reservatório da água e a zona amovível das cápsulas (no caso de ser uma máquina desse género). Mas, é importantíssimo lavar as peças amovíveis e as não amovíveis também. Utilize sempre água bem quente e evite grandes quantidades de detergente na parte não amovível.

Quanto às outras, lave-as bem com detergente, passe por água quente abundante e deixe secar. Se nas instruções indicar que as peças podem ir à máquina da louça, melhor.

Idealmente, e caso a sua máquina de café seja utilizada com frequência, deve repetir esta rotina de limpeza semanalmente.

Muito importante: descalcificar

Certamente, já ouviu falar no tema ou viu uma espécie de pastilhas ‘descalcificadoras’ de eletrodomésticos nas prateleiras do supermercado. É inevitável: todos os domésticos, pequenos ou grandes, que trabalhem com água vão acabar por calcificar.

Use uma pastilhinha destas para limpar a a máquina de café cerca de uma vez por mês. Se preferir uma opção mais ‘caseira’, pode sempre utilizar o velho truque do vinagre com água. Como? Imagine que vai fazer café e ‘faça-o’ com uma mistura de duas porções de vinagre por três de água. Lave, depois, bem lavado e volte a utilizar normalmente.

Cafés de chaleira? Limpeza, sempre!

No caso específico das chaleiras de café, e ao contrário do que vê nos filmes americanos, é mais do que errado deixar o café na chaleira. Isto só vai permitir que os resíduos se acumulem e o café vai perder qualidade – já para não falar que a própria chaleira vai ficar bem suja. Se não consumir o café no espaço de poucas horas, descarte-o e limpe o reservatório com água corrente e detergente.

Além destes três passos simples para limpar a máquina de café eficientemente, é necessário sempre seguir as indicações do fabricante, que o aconselham com dicas para manter a boa ‘saúde’ do eletrodoméstico em causa.

Agora que já sabe como limpar a máquina de café sem falhas, não há desculpas.

Veja também:

Limpeza e Arrumação