Publicidade:

Como fazer uma limpeza de pele caseira

Fazer uma limpeza de pele caseira é um passo importante para eliminar os resíduos que a nossa pele vai acumulando. Saiba como fazer para uma limpeza de pele caseira.

Como fazer uma limpeza de pele caseira
Aprenda a fazê-la passo a passo

Quando falamos em limpeza de pele caseira, estamos a falar de uma limpeza de pele mais profunda do que a limpeza que deve fazer diariamente. A pele do rosto está muito exposta à poluição, ao sol, à humidade e a outros diversos fatores externos que a prejudicam. Isso é o que não queremos, certo? E ainda bem que há boas notícias: pode cuidar de si e da sua tez em casa, sem grandes custos.

Fazer com que a limpeza de pele seja parte integrante dos seus hábitos de higiene diários é um passo fundamental para manter uma pele saudável. Apesar de não ser fácil, basta um pouco de esforço inicial para, depois, ver esta ser mais uma rotina – como lavar os dentes, por exemplo.

5 passos para uma limpeza de pele caseira


Limpar a pele significa eliminar os resíduos e impurezas, como as espinhas e os pontos negros, que se vão acumulando ao longo dos tempos. Com uma limpeza de pele regular vai conseguir não só controlar a oleosidade da sua cútis, como também eliminar células mortas, promovendo a renovação celular e prevenindo e envelhecimento.

Mesmo fazendo a sua limpeza de pele diariamente, de manhã e à noite, é importante lembrar que deve realizar, regularmente, uma limpeza mais profunda. Ir a uma clínica de estética fica fora do orçamento? A solução é fazer uma limpeza de pele caseira. Veja aqui um passo a passo simples.

limpeza de pele caseira

1. Abrir os poros

Numa panela com cerca de um litro de água a ferver, coloque alguma folhas de hortelã previamente lavadas. Deixe arrefecer um pouco e aproveite o vapor da água para abrir os poros. Para isso, quando a água estiver numa temperatura quente, mas que consiga suportar, aproxime o rosto da panela (com cuidado para não se queimar) e cubra a cabeça com uma toalha, para aproveitar o vapor ao máximo. Isto vai permitir abrir os poros e facilitar bastante a remoção das espinhas e pontos negros.

2. Lavar e esfoliar

Depois da abertura dos poros, lave o rosto com o seu gel de limpeza favorito e de seguida faça uma esfoliação suave. No nosso artigo Limpeza de pele para diferentes tipos de pele, aconselhamos um esfoliante em pó da marca francesa Yves Rocher, que permite adaptar o tratamento de acordo com o grau de esfoliação pretendida – e usar com o seu próprio gel de limpeza.

3. Desincrustar

Esta pode ser a etapa mais difícil para algumas pessoas. Se for difícil para si, o melhor é mesmo recorrer a um profissional. Se não é o seu caso, então toca a remover espinhas e pontos negros – porque, na verdade, não estão aí a fazer nada mesmo. Nesta fase de remoção de espinhas e pontos negros é preciso ter algum cuidado para evitar ficar com marcas ou mesmo inflamações.

Deve extrair as espinhas e pontos negros lentamente com as mãos – de preferência, num ambiente iluminado e, naturalmente, em frente a um espelho. É normal que fique um pouco mais vermelha, mas em pouco tempo o seu rosto voltará ao normal.

4. Tonificar

O tónico é muitas vezes deixado de parte, mas este é, na verdade, um elemento fundamental na limpeza de pele. Para além de conferir à sua pele um aspeto mais uniforme e saudável, o tónico também vai ajudar a equilibrar o pH da pele

5. Hidratar

Terminadas todas as outras etapas da sua limpeza de pele caseira, chegou a hora de hidratar a sua pele. Com a pele livre de impureza, com os poros mais abertos e desimpedidos, o seu creme hidratante vai certamente desempenhar muito melhor a sua função, sendo mais eficaz.

Veja também:

Saiba tudo sobre moda e beleza