Publicidade:

Líquido anticongelante: tudo o que precisa de saber

Será o líquido anticongelante o melhor par arrefecer o motor? Existem vantagens em usar este líquido? Encontre tudo o que precisa saber neste artigo.

 
Líquido anticongelante: tudo o que precisa de saber
Saiba se o liquido anticongelante é o melhor líquido de refrigeração

Daqui a apenas algumas semanas o calor vai passar, o tempo vai começar a arrefecer e será então uma boa altura para pensar na melhor maneira de manter o seu motor totalmente funcional durante os meses mais frios. E eis que surge a questão: será que o líquido anticongelante é a melhor forma de manter o motor saudável durante o inverno? E o que acontece se usar este líquido refrigerante no verão? Vamos dar-lhe todas as respostas.

Durante o inverno é essencial termos alguns cuidados redobrados com o carro. Desde os pneus, o óleo, as luzes, os limpa-vidros ou até mesmo a bateria. Todos estes itens devem ser verificados no fim do verão para garantir que o seu carro sobrevive às temperaturas negativas que se fazem sentir um pouco por todo o país nos meses mais frios.

Por vezes o frio do inverno é tanto que acabamos por nos esquecer de tarefas de manutenção essenciais como verificar os níveis de líquido de refrigeração, e nestes meses com temperaturas mais baixas onde um maior esforço é exigido ao motor, esta falha pode fazer com que a vida do motor sofra. Para precaver o seu motor nestes esquecimentos que utilizar um líquido anticongelante de boa qualidade é extremamente importante, sobretudo quando as temperaturas descem abaixo dos 0 graus.

Mas afinal, o que é o líquido anticongelante? Como funciona? Quais as vantagens de usar este líquido? Tenho que o substituir? É tempo de conhecer todas as respostas para estas perguntas.

O que é o líquido anticongelante?


liquido anticongelante

O líquido anticongelante é um líquido sintético que pode ser misturado com água ou outro líquido de refrigeração para encher o depósito do sistema de arrefecimento do motor do carro. Como o nome sugere, previne que qualquer líquido responsável por manter a temperatura do seu carro nos níveis ideias congele a baixas temperaturas, nomeadamente quando estas atingem números negativos.

O líquido anticongelante tem ainda algumas propriedades que previnem que o motor que acumule ferrugem no interior do sistema de refrigeração e que os metais acabem por se corroer com o frio.

Como funciona o líquido anticongelante?

O sistema de arrefecimento do carro é um ciclo fechado onde o líquido anticongelante é bombeado através de pequenos “canais” para o bloco do motor e para os cilindros, fazendo com que a o metal perca parte da sua temperatura causada pela fricção e combustão da gasolina ou gasóleo.

Depois de completar este ciclo, o líquido anticongelante chega até ao radiador a uma alta temperatura onde é arrefecido para fazer um novo ciclo e arrefecer novamente os componentes móveis do motor. Um termóstato controla o fluxo e a temperatura do líquido que é enviado para o motor para que este tenha sempre uma temperatura ótima de funcionamento, que é em torno de 90º.

Vantagens de usar líquido anticongelante

Existem várias vantagens em usar líquido anticongelante. Por exemplo, este líquido fará com que o circuito de refrigeração faça sempre o motor trabalhar à temperatura ideal, o que privilegiará um melhor desempenho. Em detrimento da água, que uma vez que o motor atingir temperaturas maiores entra em ponto de ebulição, começa a evaporar e deixa de ser eficaz, o líquido anticongelante tem um ponto de ebulição maior, e manterá a sua performance durante mais tempo e sob maiores cargas de trabalho.

O objetivo deste líquido é também manter-se no mesmo estado, independentemente do rigor da temperatura, por forma a poder desempenhar o seu trabalho. Assim, quanto mais baixo (sendo negativo será mais alto) for o valor da temperatura indicada melhor será o líquido pois é mais resistente.

Quando devo substituir este líquido?

Siga sempre os conselhos dados pelo fabricante do seu carro, mas por norma, o líquido anticongelante deve ser mudado pelo menos a cada dois anos ou a cada 30.000 km. Com o avanço da tecnologias, é provável que este líquido seja eficaz durante 5 anos, mas o melhor mesmo é não arriscar, e sabemos como as reparações são caras, por isso o melhor mesmo é prevenir em vez de remediar.

Tenha em atenção que usar um líquido anticongelante não significa que o seu carro jamais poderá sobreaquecer. Deve estar sempre atento ao manómetro da temperatura do motor, e se por ventura notar que a temperatura sobe frequentemente acima dos 90º, deve visitar com a maior urgência o seu mecânico pois é possível que tenha alguma falha no sistema de arrefecimento.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: