Publicidade:

4 ideias originais e criativas para usar livros na decoração

A sensação de ler um bom livro e ficar preso à história é maravilhosa. Mas e que tal usar as suas obras favoritas para outras coisas como decorar a casa?

4 ideias originais e criativas para usar livros na decoração
Por vezes os livros podem servir para mais do que ler

Companheiros na tristeza, no lazer, nos estudos e nos momentos de felicidade: os livros são os nossos amigos de todos os momentos. Fonte inesgotável de conhecimento, são também capazes de transportar qualquer um para outro mundo – e não é preciso pagar a viagem. Mas a melhor parte destas pequenas obras de arte é que podem ser utilizadas para bem mais do que ler. Afinal, por que não usar livros na decoração de sua casa e ter os seus autores favoritos sempre à vista?

Talvez nunca tenha pensado nisso mas os livros são uma ótima opção para decorar diversas divisões da casa e dar mais charme ao ambiente que o rodeia. A diversidade de modelos disponíveis, com capas com mais ou menos cor e mais ou menos elaboradas, permitem uma versatilidade incomum que transforma totalmente o o espaço em causa. Por outro lado, é também uma forma de ter os seus livros em exposição, fugindo ao hábito de os deixar esquecidos num armário.

Ora, está na altura de saber mais sobre esta tática e saber como a pode empregar em sua casa. Toma notas e comece já a planear a nova decoração.

Como usar livros na decoração: um guia


saiba como usar livros na decoração

Ter demasiados livros e pouco espaço para os guardar é o problema de grande parte dos apaixonados pela leitura. Basta pensar em quantos livros tem por ler (apesar de continuar a comprar novas opções). Nem sempre é fácil arranjar uma nova estante ou até dar uma nova arrumação àquela que já tem na sala. Por isso mesmo, talvez a solução ideal para si seja usar livros na decoração.

Se pensar bem esta é uma ótima ideia: não só ajuda a resolver o problema da falta de espaço como é uma sugestão criativa e original para deixar o ambiente mais alegre. A verdade é que são objetos bastante versáteis, pelo que a decoração pode ser totalmente adaptada aos seus gostos e necessidades. Os livros podem ser colocados em diferentes posições, ordenados por cores ou tamanhos e utilizados como base de apoio para outros adornos decorativos, entre tantas outras opções.

E por que é que decorar com obras de literatura é tão maravilhoso? Porque esta pequena mudança na decoração lá de casa não lhe vai custar um único euro. Afinal, é só reutilizar bens que já tem e renovar, com alguma criatividade à mistura, aquele cantinho que estava tão sem graça. Tome agora nota de todas as dicas e ponha já mãos à obra.

1. Aposte numa parede de livros

Não há casa que não tenha livros espalhados um pouco por todas as divisões – seja no móvel do corredor, na prateleira da cozinha ou no armário do escritório. Habitualmente, este fenómeno deve-se ao espaço disponível em casa e às compras de mobília feitas ao longo dos anos.

 

No entanto, uma boa ideia para usar livros na decoração e para facilitar a sua organização é mesmo juntá-los a todos num único local. Assim, pode inspirar-se nas bibliotecas dos filmes e cobrir uma parede inteira com uma estante onde colocará todos os seus livros, criando assim uma parede de obras literárias.

2. Misture com outros objetos

Sabe aquela estante enorme que tem na sala onde junta as suas peças de decoração preferidas? De certeza que nota que o espaço poderia ser melhor aproveitado. Uma boa ideia para estes casos é adicionar pequenos grupos de livros, com 2 ou 3 obras, em diversos pontos das prateleiras.

 

Aventure-se e misture os livros com os vasos, as estatuetas e pequenas caixas que tem a compor a peça de mobiliário. Uma boa dica é alternar os livros na vertical e na horizontal para criar um visual mais divertido e com maior impacto.

3. Brinque com as cores

Esqueça a ideia de arrumar os seus livros com uma ordem lógica. Afinal, pode ser divertido “pintar fora das linhas”, correto? Ora, pode fazer o mesmo com os livros e dar uma nova cor à sua decoração sem precisar de um pincel e de um balde de tinta.

Brinque com as diferentes cores, texturas e ilustrações que as capas e as lombadas lhe oferecem. Esta é uma boa forma de dar mais cor e vida a divisões mais sóbrias e clean.

4. Não se limite às prateleiras

Bem sabemos que as regras dizem que os livros se guardam em prateleiras. Mas, se pensar bem, existem muitos outros móveis que podem ser aproveitados para colocar as suas obras de literatura preferidas.

Da mesa de centro à cómoda da roupa, passando pela secretária ou o móvel da TV, o que não faltam são locais que podem ser decorados com livros. Bem vistas as coisas, é até uma forma de ter em exposição aquele livro que não quer mesmo que esteja “escondido”. E sim, os livros de culinária na bancada da cozinha também contam.

 

Se quiser ir mais longe pode até colocar alguns livros no chão, preferencialmente aqueles maiores e mais altos, e utilizá-los como mesa de apoio, por exemplo.

Veja também: