Publicidade:

8 livros que tem de ler antes de ver o filme

Se é daquelas pessoas que normalmente prefere o original às adaptações, fica já a saber: há 8 livros que tem de ler antes de ver o filme.

8 livros que tem de ler antes de ver o filme
Conheça os filmes baseados em livros com estreia muito em breve!

Para quem tem o hábito de ler o livro e ver o filme a seguir, normalmente até gosta mais da experiência que tem através da leitura. Mas para evitar que os filmes ou as séries façam spoiler ou que transmitam uma ideia errónea da história, há pelo menos 8 livros que tem de ler antes de ver o filme.

Nas adaptações para o cinema ou para a televisão, não é incomum fazerem-se alterações à história original, suprimirem-se detalhes que podem ser relevantes ao leitor, não respeitarem as características físicas dos personagens como o autor as pensou, entre muitas outras pequenas mudanças.

Fique com as nossas sugestões, mesmo a tempo do clima começar a ficar mais fresco, convidando a passar mais tempo em casa.

8 livros que tem de ler antes de ver o filme, o quanto antes


1. Bel Canto, de Ann Patchett

O livro é baseado numa crise que houve na embaixada do Japão no Peru, entre 1966 e 1967. Usando este contexto como pano de fundo, Patchett tece a sua história à volta da soprano americana Roxane Cross. Para assegurar um forte investimento duma empresa japonesa no país, e porque o director da empresa adora ópera, Roxanne foi contratada para atuar numa festa organizada pelo governo de Lima.

Acontece que um grupo terrorista invade a festa, e faz refém toda a comitiva. No entanto, à medida que o tempo passa, a relação entre encarcerados e carcereiros transforma-se. Se ainda não ficou convencido, fique sabendo que este livro mereceu ser adaptado por grandes nomes do cinema!

 

2. The Little Stranger, de Sarah Waters

Se gosta de histórias com um toque de sobrenatural e tragédia, então tem de deitar mão a este livro! A edição portuguesa chama-se O Indesejado e é relativamente fácil de encontrar em qualquer livraria.

Imagine-se no início do século XVIII, pouco depois da Guerra. Faraday, o nosso protagonista, é um médico de origens humildes que é chamado à mansão da família Ayres. Os proprietários, mãe, filho e filha, são da alta sociedade, mas têm muitas dificuldades financeiras, acrescidas aos acontecimentos estranhos que assombram a família.

 

3. Boy Erased, de Gerrard Conley

Este é um livro com um fundo auto-biográfico, que retrata a sua infância e adolescência no seio de uma família do Arkansas fundamentalista. Por ser homossexual, os pais obrigam-no a fazer terapias de conversão de modo ser “curado” do seu comportamento desviante. Se é sensível à causa LGBTQ, se tem curiosidade sobre estes grupos e terapias, então é obrigatório passar por estas páginas!

É um dos melhores livros que tem de ler antes ver o filme, sem sombra de dúvida. Note-se que o filme tem um elenco de peso, contando com Russell Crowe, Nicole Kidman e Lucas Hedges.

 

4. The Girl in The Spider’s Web, de David Lagercrantz

Claro, o quarto livro da série Millenial tem que cá estar! Neste A Rapariga Apanhada na Teia da Aranha, Lisbeth e Mikael investigam o assassinato de Frans Balder, um informático sueco que trabalhava para uma empresa do Sillicon Valley. Se gostou dos outros títulos até agora, então este é um dos livros que tem de ler antes de ver o filme!

 

5. The Nightingale, de Kristin Hannah

A história de O Rouxinol começa com uma senhora, na década de 1990, a contar as suas lembranças. A partir daqui, seguimos a vida de duas irmãs francesas, Vianne e Isabelle, mesmo antes do rebentar da Segunda Grande Guerra.

Cada uma vive isolada da outra, tendo vivências da guerra muito distintas. Como seria de esperar, não é uma história e-viveram-felizes-para-sempre, mas uma daquelas que comovem. Um dos livros que tem de ler antes de ver o filme mais obrigatórios.

 

6. The Woman in The Window, de A.J. Finn

A Mulher à Janela acompanha Anna Fox, uma psicóloga infantil que sofre de agorafobia e alcoolismo. A única relação que tem com o mundo exterior é uma janela em casa, de onde consegue observar os vizinho.

Certo dia, ela assiste a um assassinato. Mas como denunciar? A quem? E quem é que acreditaria nela, quando ela própria não acredita em si? Tem tempo para ler este livro arrepiante, pois só temos filme no final do próximo ano.

 

7. Where’d You Go, Bernadette?, Maria Semple

Depois de a mãe da jovem Bee, de 15 anos, ter desaparecido, a rapariga junta correspondência, de modo a tentar perceber o que é que poderia ter acontecido. Se gosta de dramas familiares com uma pitada de humor, então tem mesmo de ler este livro antes de ver o filme no cinema!

 

8. To All the Boys I’ve Loved Before, de Jenny Han

A Todos os Rapazes que Amei é uma aposta da Netflix, que já está disponível. Lara Jean Covey é uma rapariga de 16 anos, aluna do secundário, que tem um hábito muito particular: ela escreve cartas aos rapazes por quem se apaixona, sem filtros, de modo a poder libertar-se deles, mas sem nunca as enviar. Acontece que as cartas acabam por chegar aos destinatários e não há buracos suficientes onde Lara Jean se possa esconder.

 

Boas leituras!

Veja também: