Publicidade:

Lofoten: viagem de sonho às ilhas indomáveis da Noruega

Local conhecido pela excelente pesca, especialmente de bacalhau, atrações naturais e as imperdíveis luzes do Norte. Apresentamos-lhe Lofoten.

Lofoten: viagem de sonho às ilhas indomáveis da Noruega
Conheça os spots imperdíveis

As ilhas Lofoten situam-se na Noruega e estão rodeadas pelas águas turbulentas do Mar da Noruega, muito acima do Círculo Polar Ártico. É uma das zonas menos conhecidas do país, mas uma das mais bonitas e com uma rara área selvagem, que oferece uma paisagem plena em montanhas, fiordes profundos, colónias de aves marinhas e praias extensas e cheias de ondas.

Todo este espetáculo é mais incrível nos meses da primavera, quer pelo clima, quer por serem os meses finais para observar as incríveis luzes do Norte.

Pode pensar: clima agradável na Noruega, como? Pois bem, saiba que devido à cálida corrente do Golfo, Lofoten tem um clima muito mais ameno do que outras partes do mundo na mesma latitude – é este o segredo.

As principais ilhas são Austvågøy, Vestvågøy, Flakstadøy e Moskenesøy, que estão separadas do continente por Vestfjorden, mas encontram-se ligadas todas entre si por pontes rodoviárias e túneis.

O que visitar em Lofoten?


lofoten

Lofoten tem uma forte ligação com a Era Viking e é por lá que se encontra, nomeadamente em Borg, a maior casa viking.

Mas é também uma região que serve de inspiração aos artistas, que se sentem atraídos pelo clima e pelas magníficas condições de luz, o que faz com que as galerias de arte proliferem pela região.

Conheça os spots imperdíveis de Lofoten.

Museu Viking de Lofotr

Foi em 1981, em Borg, que um acaso levou à descoberta de 83 metros de ruínas da casa de um poderoso chefe viking, que acabou por se revelar como o maior edifício de sua era alguma vez descoberto na Escandinávia. E daí criou-se um museu, que é o melhor local para compreender a vida durante os tempos Viking.

Norsk Fiskeværsmuseum

Mais um museu em Lofoten, desta vez destinado a outra das artes mais comuns na região: a pesca. Se é um tema que lhe interessa, então, saiba que este espaço abriga exemplos de casas de barcos, armazéns, casas de pesca, fazendas e prédios comerciais do século XIX.
Os destaques do local incluem a mais antiga fábrica de óleo de fígado de bacalhau da Europa – só para pessoas de estômago bem forte.

Magic Ice

Instalada no local onde outrora existia um edifício para o congelamento de peixe, o Magic Ice é, atualmente, o espaço onde se encontram enormes esculturas de gelo, que retratam a vida de Lofoten.

Lofoten Glass

Esta é uma das mais importantes galerias de todo o país. Localiza-se em Kabelvåg e foi fundada por Cathinka Mæhlum, que se inspirou na história do país e daquela região em particular para montar uma oficina e galeria ao lado do bonito porto de Kabelvåg. Pode descobrir elegantes e modernos objetos de vidro, joias e ornamentos.

Trolllfjord & Sea Eagle RIB Safari

Já que as ilhas Lofoten estão rodeadas pelo mar, por que não conhecer melhor a região precisamente por aqui?

Então, aventure-se numa espécie de safari marítimo, e ver aves raras, focas e passar bem perto de praias de areia branca, um dos fiordes mais dramáticos da Noruega, a ilha baleeira Skrova com o seu charmoso porto.

Fique descansado porque tudo é feito com a maior segurança: todos os passageiros são equipados com roupas de flutuação, mas aconselha-se sempre o uso de roupas quentes com uma camada de base por baixo e bons sapatos.

Lofoten

Selo de “Destino Sustentável”


A região de Lofoten encontra-se num processo de certificação como “Destino Sustentável” – algo que nos dias de hoje tem cada vez mais importância na preservação do meio natural e para incentivar comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Esta classificação trata-se de um selo de aprovação dado a destinos que trabalham sistematicamente para reduzir o impacto negativo do turismo. Desta forma, além de proporcionar aos visitantes experiências agradáveis, Lofoten almeja preservar a natureza, a cultura e o meio ambiente locais, fortalecendo os valores sociais e ser economicamente viável.

O Norte da Europa oferece, assim, uma excelente opção de viagem, diferente dos destinos mais tradicionais e com uma unicidade incomparável. Ficou curioso por conhecer melhor Lofoten?

Veja também: