Publicidade:

Lojas de penhores: como funcionam e onde encontrar

Os imprevistos podem acontecer a qualquer um e as lojas de penhores são uma solução de recurso. Mas esteja consciente dos riscos inerentes.

Lojas de penhores: como funcionam e onde encontrar
Como funcionam, vantagens e desvantagens

As lojas de penhores proliferam em Portugal. Esta realidade fez-se notar particularmente durante o boom da crise económica que coincidiu com um maior número de famílias endividadas. Facilmente se encontravam anúncios de lojas de penhores nos meios de comunicação, por exemplo.

Atualmente, as lojas de penhores até podem não estar tão presentes em campanhas de publicidade, no entanto, continuam a encontrar-se em vários pontos do país.

As lojas de penhores podem ser uma solução para fazer frente a um imprevisto, mas deve ser encarado apenas como um recurso, pois implica riscos. Assim, conheça como funcionam as lojas de penhores e onde as encontrar. Saiba porquê, ou porque não, deve recorrer as lojas de penhores.

Lojas de penhores: o que são e como funcionam


lojas de penhores

Genericamente, as lojas de penhores emprestam dinheiro com base no valor de uma avaliação a um determinado objeto (ouro, jóias, obras de arte, relógio, etc.) dado como garantia de pagamento do crédito pelo devedor.

Estima-se que em Portugal existam mais de 100 lojas de penhores, que devem possuir alvará afixado, que lhe garante o licenciamento e o cumprimento das obrigações por parte do estabelecimento, e um seguro válido, para cobrir os riscos de perda, assalto, extravio ou incêndio dos objetos penhorados. Assim sendo, as lojas de penhores funcionam do seguinte modo.

Avaliação

A loja de penhores avalia o objeto, cobrando uma taxa máxima de 1%. Contudo, esteja atento porque pode ser obrigado a pagar esse valor mesmo que decida não avançar com a penhora.

Contrato

Dura um mês e é renovável por períodos iguais até ao máximo de dois anos. A lei define que não pode ser cobrada uma taxa de juro superior a 3% para ouro, prata e jóias, e superior a 3,75% para os restantes bens. O atraso no pagamento pode implicar a aplicação de juros de mora.

Amortização

A amortização do empréstimo pode ser efetuada a qualquer momento. Tem de entregar, no mínimo, 10% do capital devido. Nesse caso, quando o contrato for atualizado, paga juros sobre o excedente.

Resgate

O resgate do objeto penhorado pode implicar um aviso com uma antecedência de até 5 dias úteis (mencionada obrigatoriamente no contrato). Implica ainda o vencimento do capital e dos juros em dívida.

Venda

O prestamista (loja de penhores) pode vender o objeto, após três meses sem o devedor pagar juros, que fica (o prestamista) com 11% do valor de base da licitação. Depois de posto à venda, para recuperar o bem, o devedor tem de pagar essa taxa. Se da venda resultarem ganhos, pode reclamá-los no prazo de seis meses.

Recorrer a lojas de penhores: sim ou não?


As lojas de penhores devem apenas ser consideradas em situações de recurso (casos de emergência), em que o consumidor não encontra outra solução, porque são mais as desvantagens que as vantagens.

Desvantagens

1. Taxa de juro muito alta, que pode chegar ao dobro da taxa associada a um cartão de crédito, por exemplo.

2. Avaliação do bem fica normalmente abaixo do valor do mercado, o que terá também implicações caso não consiga pagar os juros durante três meses ininterruptos e o bem for posto à venda, ou seja, o bem será vendido a um valor (igual ao da avaliação) abaixo do que realmente vale. Para tentar minimizar a questão, visite e solicite avaliações em mais do que uma loja de penhores.

3. Juros de mora, caso se atrase nos pagamentos.

4. No caso de venda do objeto, 11% do valor da mesmo fica para as lojas de penhores.

Vantagens

1. Acesso a crédito fácil e célere, o que pode ser ideal para quem já esgotou todas as outras hipóteses e necessita de fazer face a uma emergência.

2. Se efetuado com lojas de penhores devidamente licenciadas, pode aceder a um crédito legal e desburocratizado.

3. Se tiver bens de pouco valor sentimental, como ouro, pode rentabilizá-lo.

Lojas de penhores: onde encontrar?


Alguns exemplos de lojas de penhores:

 

Veja também: