Publicidade:

5 lugares inacreditáveis e mágicos a não perder nos Açores

Gosta de se aventurar por montanhas verdejantes e lagoas de águas translúcidas? Eis os 5 lugares mágicos nos Açores que deve incluir no seu roteiro.

5 lugares inacreditáveis e mágicos a não perder nos Açores
Cascatas, lagoas e outros cenários naturais fantásticos

Não é segredo para os portugueses, ou para quem vem de outros cantos do mundo, que os Açores são um arquipélago de infinitos encantos semeado no azul do Atlântico. As suas nove ilhas, predominantemente verdes, são casa de variadíssimas espécies de fauna e flora e palco de fenómenos naturais que dão origem a paisagens únicas no planeta.

Hoje, sugerimos-lhe aqui 5 lugares mágicos nos Açores onde a Natureza o irá surpreender em todo o seu esplendor. Podendo, viaje entre ilhas para uma visão mais completa da riqueza do arquipélago e divirta-se a explorar diferentes paisagens, aromas, sabores. De que está à espera? Faça a mala, prepare a máquina fotográfica e entre neste Universo verdejante à deriva no oceano.

5 paraísos naturais a não perder nos Açores


1. Poça de Simão Dias, Ilha de São Jorge

Açores

Esta é a maior piscina natural da belíssima ilha de São Jorge e uma das mais bonitas de todo o arquipélago. Situada na Fajã do Ouvidor, na freguesia do Norte Grande, a Poça de Simão Dias tem águas cristalinas e de temperatura amena, sendo o sítio perfeito para se refrescar em dias de sol. O recorte das rochas, negras e irregulares, faz deste um sítio mágico, enigmático e, sem dúvida, um dos lugares a não perder quando de visita aos Açores.

2. Caldeira Velha, Ilha de São Miguel

lugares magicos acores

Fonte: VisualHunt/Hugo Cadavez

Classificado em 2004, o Monumento Natural da Caldeira Velha é uma área de ambiente exótico na Ribeira Grande, São Miguel, onde irá encontrar três poças termais de águas convidativas e um trilho pedestre. Aproveite para observar diferentes espécies de flora nativa dos Açores, como a Urze, e perder-se nos voos de Milhafres e Tentilhões.

3. Cascata do Aveiro, Ilha de Santa Maria

Açores

Este é uma dos pontos mais famosos da ilha de Santa Maria e, com certeza, um dos mais bonitos. A Cascata do Aveiro, situada na costa sudeste da ilha, tem cerca de 110 metros de altura, sendo, por isso, uma das cascatas mais altas de Portugal. Na base da queda de água, existe um lago não muito profundo, onde se juntam vários patos, e, numa das margens, há um espaço para piqueniques. Aqui, reina a tranquilidade e poucos são os sons que não os da própria cascata.

4. Lagoa do Canário, Ilha de São Miguel

Açores

Em São Miguel, alojada numa cratera vulcânica na Serra Devassa, existe uma belíssima lagoa 800 metros acima do nível do mar. Parte integrante do Parque Florestal da Mata do Canário, a lagoa encontra-se rodeada por flora endémica típica da Macaronésia, criando uma das mais bonitas paisagens da ilha e semeando em quem a contempla uma sensação de verdadeira tranquilidade. Também no interior do Parque, sugerimos que suba ao Miradouro da Grota do Inferno, para uma deliciosa vista sobre a Lagoa das Sete Cidades e outras lagoas da fascinante Ilha de São Miguel.

5. Poço da Alagoinha, Ilha das Flores

Açores

Também conhecido como Lagoa das Patas, o Poço da Alagoinha é um lugar de uma beleza natural ímpar que se encontra na ilha das Flores. Aqui, a Natureza irá deslumbrá-lo com montanhas verdejantes e uma majestosa lagoa, abastecida por várias quedas de água que correm arriba abaixo, vindas de um afluente da Ribeira do Ferreiro e outras nascentes. É uma aventura chegar até lá e não é possível tomar banho, uma vez que o poço é demasiado pantanoso, mas, ainda assim, garantimos que vale a pena a visita. Com mais ou menos fôlego, com ou sem banhos, este é um pequeno paraíso nos Açores que deverá fazer parte do seu roteiro.

Veja também: