Publicidade:

Maca peruana: conheça os benefícios deste superalimento

Muito presente na alimentação diária dos povos da América do Sul, a maca peruana promete um rol de benefícios. Fique agora a conhecer este superalimento.

Maca peruana: conheça os benefícios deste superalimento
É conhecida como o segredo dos guerreiros peruanos

Nos últimos tempos, e muito graças ao aumento do interesse generalizado por um estilo de vida mais saudável, muito se tem falado de superalimentos. Podem ser consumidos em batidos e adicionados à massa das panquecas do lanche, entre tantas outras opções. Ora, a maca peruana é um destes alimentos que tem vindo a conquistar cada vez mais fãs pelos benefícios que oferece para a saúde de todos aqueles que a utilizam no seu cardápio.

Há quem lhe chama “o segredo dos guerreiros peruanos” e não é de admirar. Esta raiz, com uma forma semelhante à do alho, garante benefícios que vão desde o emagrecimento à melhoria desportiva, passando pelo aumento da libido. A melhor parte? Pode, de facto, ser conjugada com diversos alimentos e utilizada nas mais variadas receitas. Aliás, atualmente é até muito comercializada sob a forma de suplemento alimentar em pó, o que facilita a sua utilização.

Está então na altura de ficar a conhecer esta maravilha alimentar de A a Z, saber quais as suas possíveis utilizações e começar já a adaptar o seu menu de todos os dias.

Maca peruana: saiba como utilizar


saiba tudo sobre maca peruana

Já foram realizados estudos sobre ela e até já espoletou uma espécie de “corrida ao ouro”. O fascínio pela maca peruana não é de agora, mas a verdade é que tem vindo a conquistar cada vez mais pessoas e a ganhar o seu lugar na alimentação dos adeptos da vida saudável. Consumida ancestralmente pelos incas, esta raiz é, ainda hoje, cultivada nos Andes acima dos 3 mil metros de altitude.

Então e o que é, afinal, a maca? É a raiz de uma planta da família brassicaceae, que inclui, por exemplo, o nabo. A sua parte comestível encontra-se enterrada no solo e pode assumir diferentes cores, sendo que a amarela e a avermelhada são as mais comuns. De forma geral, este produto pode ser encontrado na sua versão em pó ou cápsulas.

Tem um sabor adocicado e intenso, mas agradável e versátil, o que faz com que possa ser utilizada em diversas receitas e invenções culinárias. Na realidade, a maca peruana é extremamente benéfica para a saúde devido aos inúmeros nutrientes que a constituem.

Não é aliás por acaso que tem conseguido conquistar o seu espaço na alimentação europeia. Rica em minerais, vitaminas, proteína, fibra, ferro e diversos fitoquímicos, as suas potencialidades são mais do que muitas. Possui também ácidos gordos essenciais, hidratos de carbono e magnésio. De facto, pode até ser utilizada como planta medicinal.

Neste sentido, é importante que saiba de que forma pode consumir este alimento no seu dia-a-dia. Muitas são as pessoas que o utilizam como topping, por exemplo. No fundo, basta juntar a maca àquilo que já consome habitualmente:

  • Batidos;
  • Papas;
  • Sobremesas;
  • Massa de panquecas;
  • Bebidas quentes;
  • Iogurtes;
  • Sumos naturais;
  • Saladas.

4 benefícios da maca peruana


maca peruana

Agora que já conhece a maca peruana, está na hora de ficar a conhecer as suas utilidades de A a Z. Tome nota de todas e passe a incluir este superalimento na sua alimentação.

1. É calmante

Muitas são as pessoas que chegam a casa ao final do dia e se deliciam com um chá calmante para relaxar. Da mesma forma, também a maca peruana atua no sentido de combater os efeitos da ansiedade e do stress, melhorando a sua saúde mental e o seu bem-estar.

2. Estimula a libido e a fertilidade

Já não é novidade para ninguém que os alimentos podem ser afrodisíacos. Ostras, malaguetas e chocolate são alguns dos mais conhecidos. E se lhe dissermos que a maca tem precisamente o mesmo efeito?

A verdade é que o seu consumo aumenta a libido e o desejo sexual. Além disso, sabe-se que pode ser um bom aliado para estimular a produção de sémen e a contagem de espermatozóides.

3. Fortalece o sistema imunitário

Outro dos grandes benefícios da maca é o facto de se tratar de uma planta adaptogénica, o que significa que tem a capacidade de se adaptar às mais variadas necessidades do corpo. Desde lesões físicas ao stress, o seu sistema imunitário ficará mais forte e o organismo conseguirá responder de forma adequada aos fatores externos.

Conseguirá, assim, músculos mais fortes e resistentes. Por outro lado, este alimento atua também como um revigorante para o corpo como um todo.

4. Melhora a saúde cardiovascular

As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte em Portugal, deixando em evidência a necessidade de maiores cuidados.

Rica em ómega 3, a maca pode ser uma aliada na regulação dos níveis de colesterol e na proteção do sistema cardiovascular. Os aminoácidos presentes nesta planta peruana contribuem também para regular a pressão arterial e reduzir o nível de gorduras do sangue.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.