Publicidade:

Madagáscar: conheça a fascinante terra dos lémures

I like to move it, move it! A terra dos lémures, das florestas tropicais e do deserto tem paisagens de tirar o fôlego. Conheça melhor Madagáscar.

Madagáscar: conheça a fascinante terra dos lémures
Saiba tudo sobre este destino de sonho

Para muitos é um destino de sonho, principalmente para os entusiastas do ar livre e não faltam atrações que apenas estamos habituados a ver na televisão. Entre connosco numa aventura virtual para conhecer o mundo incrível de Madagáscar.

É mesmo uma ilha única! De tal forma que lá se encontram 5% de todas as espécies animais e vegetais, entre as quais o famoso lémure, que é facilmente associável a este destino imperdível. Mas há muitas outras criaturas estranhas e igualmente maravilhosas, nomeadamente a fossa assustadora, camaleões coloridos e camuflados, insetos de formas estranhas, sapos vívidos, tartarugas, várias espécies de tubarões e baleias. A variedade é igualmente significativa no caso das plantas exóticas, como a ravinala e orquídeas muito diferentes das que estamos habituadas, que compõem as florestas espinhosas do sul do deserto.

Madagáscar é, então, um local de notável fauna e flora, acompanhada por paisagens épicas de uma diversidade incrível. Assim, numa mesma viagem pode descobrir diferentes ambientes: floresta tropical, floresta seca, floresta espinhosa, montanhas, colinas férteis em cascata, plantações de arroz, estando também o mar de cor turquesa também muito acessível.

Com esta variedade de ambientes, não é, por isso, de estranhar que seja possível experienciar inúmeras aventuras em Madagáscar, considerada a maior ilha do mundo e onde existem muitas estradas algo perigosas. Mas nada que desanime quem deseja fazer caminhadas, mergulho, andar de bicicleta de montanha, praticar kitesurf ou escalada.

Dicas indispensáveis para visitar Madagáscar


madagáscar
Apesar de ser um dos passaportes mais valiosos do mundo, só isso não basta para entrar em Madagáscar. Os cidadãos portugueses precisam de visto, que pode ser adquirido à chegada para uma permanência até 30 dias.

Recomenda-se ainda que leve algum dinheiro cambiado já consigo, pois não existem caixas de levantamento por multibanco nem balcões para cambiar dinheiro antes dos serviços de imigração e alfândega.

Dinheiro

A moeda local de Madagáscar chama-se Ariary Malagasy (MGA) e equivale a cerca de 0,00024€. O limite máximo de levantamento nos terminais ATM é de 400.000 Ariary, o que equivale a 96,97€.

Língua

Na ilha, fala-se malgaxe, mas fique descansado, porque o francês é a segunda língua oficial. Note que ao contrário do que acontece na maior parte do mundo, aqui são pouquíssimas as pessoas que falam inglês.

Comida

A gastronomia de Madagáscar tem como base o arroz e a carne, principalmente a carne de zebu, uma a raça local de gado. Não é, então, difícil de encontrar em quase todos os restaurantes, bife de zebu ou guisado de zebu. Porém, frango, pato e marisco também se encontram com relativa facilidade.

Se não come carne nem peixe, saiba que o arroz frito com legumes ou massa com legumes são os pratos mais comuns, sempre com acompanhamento de ovos e vegetais.

No que aos cuidados diz respeito, opte por alimentos bem cozinhados e fruta descascada, evitando, assim, as saladas.

Bebida

Aconselha-se apenas a beber água engarrafada, que facilmente se encontra à venda, assim como alguns refrigerantes a que estamos habituados. Quanto ao álcool, as especialidades são o rum e as cervejas locais como Three Horses Beer, Castel, Queens e Skol. E vale muito a pena experimentar a qualidade da cerveja em Madagáscar, que é considerada uma das melhores da África.

Cuidados de saúde

madagáscar

Têm sido reportados alguns casos de dengue, pelo que devem ser tomadas as necessárias medidas de proteção, nomeadamente o uso de repelente e de redes mosquiteiras.

O governo português aconselha, igualmente, a tomada de medidas preventivas contra a malária.

Foram também registados alguns casos de infeção por “peste pulmonar”, designadamente nas áreas rurais do interior da ilha, mas também já em algumas cidades de Madagáscar. Por isso, se vai viajar para este destino, consulte, antes os avisos da Organização Mundial de Saúde sobre a situação no país.

Opte por fazer um seguro de saúde, dado que este tipo de serviços em Madagáscar ainda são muito rudimentares e deficitários.

Segurança

Madagáscar é, apesar de toda a beleza, uma zona de instabilidade, com elevados índices de criminalidade, particularmente roubos na via pública, nas zonas urbanas. Além disso, nas áreas mais isoladas, incluindo parques nacionais e praias, são frequentes as atuações de bandos armados, pelo que se recomenda que sejam zonas visitadas na companhia de um guia.

Deslocações

Devidas às condições técnicas e de segurança mínimas, desaconselham-se os transportes rodoviários entre as cidades. Além disso, não existem caminhos de ferros e as estradas regionais estão em mau estado de conservação. Para piorar, as chuvas repentinas são frequentes e a causa de muitos acidentes.

Internet

A rede de wi-fi está disponível na maioria dos hotéis de gama média, mas fora desses a sua existência é nula ou então muito lenta.
A ligação 4G está disponível em Antananarivo e Tamatave, e em algumas cidades mais pequenas pode aceder a ligações 3G ou 2G.
A Orange, a Telma e a Airtel vendem cartões SIM no aeroporto, por isso, o melhor mesmo é precaver-se e comprar nesse momento.

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa em Madagáscar, pelo que a Embaixada de Portugal em Pretória, na África do Sul, é a mais próxima.

Veja também: