Publicidade:

Qual a sua maior qualidade? Saiba como responder numa entrevista

Qual é a sua maior qualidade? Sabe o que dizer diante desta pergunta-desafio? Saiba como responder a um clássico nas entrevistas de emprego.

Qual a sua maior qualidade? Saiba como responder numa entrevista
O que responder à questão "qual a sua maior qualidade?"

Já identificou qual é a sua maior qualidade? Há uma elevada probabilidade dessa informação ser solicitada na sua próxima entrevista de emprego. E, apesar de muitos defenderem que há certas características que devemos apontar como sendo os nossos pontos fortes, a verdade é que, para a sua resposta ser e parecer genuína, deve fugir da banalidade.

O que responder à questão “qual a sua maior qualidade?”


Já ouviu com certeza dizer que a resposta “certa” a esta questão é: “Sou um/uma perfeccionista.” O argumento por trás desta resposta é o de que a busca da perfeição, em contexto de trabalho, pode ser uma característica facilmente vista como positiva. No entanto, para rebater este argumento, dizemos-lhe que: o ideal será usar uma resposta mais original; e além disso, que ser perfecionista pode, na verdade, limitar a sua performance.

maior qualidade entrevista de emprego

Perfecionismo: qualidade ou defeito?

A verdade é que a perfeição não existe, e, portanto, se encontrar um recrutador mais esclarecido, ele poderá muito facilmente rebater a sua argumentação. O perfecionismo faz aumentar a ansiedade, adiar o início das tarefas e é gerador de insatisfação.

Então, o que responder?

A sua resposta deve refletir o seu perfil profissional e pessoal; ou seja, deve dar uma resposta honesta, com que se identifique, e que considere que possa favorecer o estabelecimento da relação laboral. Nunca dê uma resposta com base no que lhe dizem que é certo ou errado, pois só o candidato se conhece suficientemente bem para poder selecionar uma qualidade que possa corresponder ao perfil pretendido.

Algumas qualidades que pode enumerar

Dependendo da natureza da função, deverá adaptar a sua resposta. Se a tarefa solicitar um perfil de liderança, refira as suas competências de comunicação, delegação de tarefas, conciliação de opiniões distintas, entrega ao projeto, organização e gestão, entre outras.

Se a função exigir que trabalhe de forma autónoma, pode referir, por exemplo, a capacidade para se auto-motivar, para pedir feedback à sua rede de contactos e a sua disciplina e rigor.

Se implicar o contacto direto com pessoas, refira as suas competências de negociação, comunicação, vendas e gestão de conflitos.

Se o trabalho for de natureza eminentemente técnica, não descure o rigor e a capacidade de concentração.

Claro está que todas as respostas que venha a dar devem ser devidamente ilustradas com exemplos da sua vida profissional em que tenha posto em evidência as suas qualidades.

E os defeitos?

Além de saber responder qual é a sua maior qualidade, deve estar preparado para que o recrutador queira saber quais os seus maiores defeitos. Por isso, selecione aqueles que possam facilmente ser transformados em qualidades. Uma vez mais, alertamos para a importância de não cair na banalidade. Ser honesto quanto ao que o define é a melhor forma de dar uma resposta adequada e original.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.