Publicidade:

Os 5 maiores empregadores em Portugal no sector tecnológico

Saiba quais são os maiores empregadores em Portugal, dentro do sector tecnológico, segundo o ranking divulgado em 2017.

Os 5 maiores empregadores em Portugal no sector tecnológico
Um top que é uma mão cheia

As empresas de caráter tecnológico em Portugal já faturam mais de 10 mil milhões de euros todos os anos. Com estes valores e um crescimento contínuo, surge a curiosidade: quais são os maiores empregadores em Portugal no sector tecnológico?

O último ranking sobre o assunto foi publicado no fim de 2017 e faz referência aos valores e números do ano anterior, 2016, uma vez que estas listas e rankings estão dependentes do balanço anual de contas.

O estudo e o top dos maiores empregadores tecnológicos em Portugal


O estudo, uma iniciativa da revista Exame Informática e do Expresso, engloba uma série de categorias – como a empresa que mais cresceu e a empresa que mais contratou, por exemplo. No entanto, o elemento principal de análise do estudo é baseado no volume de negócios do ano a ser estudado.

empresa

Segundo especialistas, existem ainda muitos desafios a serem ultrapassados pelos maiores empregadores em Portugal no sector tecnológico, pois estas empresas ainda precisam de aperfeiçoar o seu funcionamento, de modo a estarem ao mesmo ritmo que já é registado noutros países – como os Estados Unidos da América.

Alguns desafios pelo caminho

Entre os desafios que necessitam de serem ultrapassados, os especialistas afirmam que a falta de cultura de inovação é um dos principais obstáculos. Ainda assim, estas mesmas empresas, presentes no ranking geral, contabilizam um volume de exportação de 1,8 mil milhões de euros e empregam nos seus quadros mais de 40 mil funcionários.

Os 5 maiores empregadores em Portugal


Para a seleção apresentada abaixo, foram considerados apenas os maiores empregadores de Portugal.

work

1. Nokia Portugal, S.A: 1.070 funcionários

Distinguida no sector de distribuição, a Nokia Portugal conta com uma taxa de exportação de 79,04% e a posição 29 no ranking geral.

2. Siemens, S.A: 1.409 funcionários

Presente em Portugal há 112 anos, a Siemens inaugurou em 2016 o CCI: Centro de Cibersegurança Industrial. Este é o terceiro centro deste tipo no mundo. A gigante Siemens foi distinguida na categoria “Fabrico” e a empresa é sinónimo de inovação.

3. Vodafone Portugal, S.A: 1.376 funcionários

Colocada em terceiro lugar no ranking geral e categorizada no sector telecomunicações, esta não é a primeira vez que a Vodafone recebe uma posição de destaque nesta lista.

business

4. NOS Comunicações, S.A: 1.146 funcionários

Também no sector de telecomunicações, a NOS é a segunda maior empregadora nos estudos que envolvem as empresas de tecnologia.

5. MEO, S.A: 8.769 funcionários

A empresa, que atualmente integra o grupo Altice, mantém o ADN preservado. A expansão e o projeto de ligar, até 2020, cerca de 5,3 milhões de lares portugueses através da fibra ótica exigiu um grande empreendimento em termos de contratações e recursos financeiros. A resposta a este investimento é o primeiro lugar como um dos maiores empregadores de Portugal no sector tecnológico.

Veja também: