Publicidade:

As 5 maiores empresas portuguesas

Saiba quais são as 5 maiores empresas portuguesas que lideram o mercado nacional e que se destacam a nível mundial.

As 5 maiores empresas portuguesas
Conheça as empresas que lideram o mercado português

Segundo o estudo elaborado pela revista Forbes, ao longo de 2017, existem 5 empresas em Portugal que se destacam no ranking mundial entre ativos, receitas, lucros e capitalização bolsista. Conheça as 5 maiores empresas portuguesas.

Top 5 das maiores empresas portuguesas


Conheça as empresas que lideram o mercado em Portugal.

empresas portuguesas

1. EDP

A empresa Energias de Portugal (EDP), fundada em 1976 e sediada em Lisboa, ocupa o primeiro lugar do ranking das maiores empresas portuguesas e ocupa o 488º lugar das maiores do mundo.

É uma das principais empresas a nível europeu no sector das energias e um dos maiores produtores de energia eólica do mundo. Atua também na prestação de serviços de telecomunicações e tecnologias de informação.

2. Jerónimo Martins

A empresa fundada por Jerónimo Martins dedica-se à produção, distribuição e comercialização de produtos alimentares e outros bens de consumo rápido. Atua nos segmentos de negócios de distribuição alimentar e de retalho especializado.

Esta empresa, além dos lucros que tem vindo a apresentar nos últimos anos, destaca-se pela forte aposta na internacionalização na área da distribuição alimentar. Para além de Portugal, o grupo Jerónimo Martins já conta com 20 anos no mercado Polaco e desde 2013 que marca presença em três áreas geográficas da Colômbia: Eixo Caféeiro, Costa do Caribe e Bogotá.

Em Portugal lideram o segmento de supermercados através da cadeia Pingo Doce e de Cash & Carry, com o Recheio. Estas duas cadeias de distribuição alimentar representam cerca de 30% da faturação total do grupo e em 2017 contabilizaram 4,6 mil milhões de euros em vendas.

Na área do retalho especializado operam com as cafetarias Jeronymo e com as lojas Hussel, que são especializadas na comercialização de chocolates e confeitaria.

3. Galp Energia

A Galp Energia sediada em Lisboa é uma das maiores empresas no setor energético.

Esta empresa atua em diferentes segmentos:

  • Exploração e Produção – inclui reservas, petróleo, desenvolvimento e produção;
  • Refino e Distribuição – comercialização e fornecimento de petróleo e biocombustíveis;
  • Gás e Energia – comercialização e distribuição de gás natural, cogeração e comercialização de energia.

No ranking da Forbes ocupa o 1.118º lugar das maiores empresas a nível mundial.

4. Banco BPI

O Banco Português de Investimento (BPI) é uma das maiores instituições financeiras de Portugal, com serviços de investimento financeiro e banca comercial.

Atua através dos segmentos de operações internas- investimento e banco comercial, investimento de capital e gestão de ativos, e de operações internacionais – ações no estrangeiro.

O BPI está também presente no negócio de banca de investimento e private equity. Além disso, detém participações em bancos africanos:  Banco de Fomento Angola (BFA), em Angola e Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Moçambique.

5. Millenium BCP

O Banco Comercial Português é uma das maiores instituições financeiras a operar em Portugal.

A empresa sediada no Porto, atua como um banco comercial internacional que oferece uma ampla gama de atividades bancárias e de serviços financeiros. Os seus segmentos principais são banca de particulares, empresários e negócios e banca de empresas, project finance e banca institucional, com serviços físicos e online.

O BCP destaca-se a nível internacional e opera nos segmentos de retalho de produtos e serviços financeiros na Polónia, Moçambique, Angola, Macau, China, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Venezuela, Suíça e África do Sul, dispondo ainda de protocolos comerciais em outras geográficas do mundo.

O Millenium BCP além de ser a quinta maior empresa portuguesa, ocupa o 1623º a nível mundial no ranking da Forbes.

Se gostava de trabalhar numa das maiores empresas portuguesas, consulte o site institucional de cada uma delas e envie o seu currículo através da área de recrutamento disponível.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.