Publicidade:

Os 10 mais ricos de Portugal: saiba quem são

São poderosos e fazem parte de um grupo exclusivo. Os mais ricos de Portugal representam 13% do PIB nacional e controlam fortunas gigantescas.

Os 10 mais ricos de Portugal: saiba quem são
Estas são as maiores fortunas do país

São portugueses e estão a conquistar o país e o mundo. A maioria é do sexo masculino, tem mais de 60 anos e, juntos, representam 13% do PIB nacional. Falamos da lista dos mais ricos de Portugal, um “power ranking” feito pela revista Forbes pela primeira vez no nosso país.

Desta lista fazem parte “empreendedores, investidores e empresários de vários ramos de atividade”. Somada, a fortuna dos 45 mais poderosos do país totaliza 24 mil milhões de euros. Do turismo ao mundo tecnológico, da energia ao desporto, há de tudo um pouco”, pode ler-se na revista, acrescentando que se muitos receberam nas mãos impérios já feitos, tendo a responsabilidade de os tornarem ainda maiores, “outros construíram autênticos gigantes a partir do zero”.

A publicação definiu como ponto de partida fortunas líquidas superiores a 150 milhões de euros. De acordo com a Forbes, “há cada vez mais milionários em Portugal”. Citando o último relatório “Global Wealth”, do Credit Suisse, a revista explica que existiam, em 2013, 65 mil portugueses com mais de um milhão de euros, número que aumentou para 68 mil em 2018.

Os mais ricos de Portugal em 2018


1. Maria Fernanda Amorim

 

 

O primeiro lugar do pódio não deverá ser surpresa para ninguém. A viúva de Américo Amorim é a mais rica do país e com uma fortuna avaliada em 4.502 milhões de euros. Com a Galp Energia e a Corticeira Amorim como principais ativos, a família Amorim é a mais rica de Portugal.

2. Alexandre Soares Santos

 

 

O proprietário da empresa Jerónimo Martins, que todos conhecemos como sendo a dona do Pingo Doce, surge em segundo lugar na lista dos mais ricos de Portugal. Alexandre Soares dos Santos conta com um património de 3.419 milhões de euros.

3. Vítor Manuel da Silva Ribeiro

O pódio dos mais ricos de Portugal encerra com Vítor Manuel da Silva Ribeiro com 1.401 milhões de euros de fortuna. A Alves Ribeiro Construção, Mundicenter e o Banco Invest são os principais ativos da família que começou a construir este império em 1931.

4. Vasco Mello

 

 

O presidente do grupo José Mello conta com uma fortuna de 1.179 milhões de euros e também faz parte desta lista. Os principais ativos são a Brisa e a José de Mello Saúde.

5. Pedro Queiroz Pereira

 

 

Com uma fortuna de 1.129 milhões de euros, Pedro Queiroz Pereira também surge destacado nesta lista de milionários. Os principais ativos são a Semapa e o famoso Hotel Ritz.

6 e 7. Manuel Violas e Rita Violas e Sá

 

 

Esta dupla conta com uma fortuna conjunta de 889 milhões de euros à conta de empresas como a Solverde, a Super Bock Group ou a Cotesi. A revista Forbes decidiu unir as fortunas dos dois, mas no ranking ocupam um posto cada um.

8. Luís Vicente

Luís Vicente é um dos nomes mais poderosos na área de produção e comercialização de legumes e frutas, bem como na produção e distribuição de sumos, águas, refrigerantes e bebidas alcoólicas, através da Refriango, sobretudo no continente africano. Assim sendo, Luís Vicente conta uma fortuna de 822 milhões de euros.

9. José Neves

 

 

A nona posição da lista dos mais ricos de Portugal conta com um “unicórnio” – designação dada a empresas que estão avaliadas em, pelo menos, mil milhões de dólares. É o caso de José Neves, o CEO da Farfetch, a plataforma de comércio eletrónico de moda nacional e internacional que já conquistou o planeta (e está já cotada na bolsa de Wall Street). A fortuna deste empresário vimaranense chega aos 689 milhões de euros.

10. Fernando Pinho Teixeira

 

 

A fechar o grupo dos 10 mais ricos de Portugal está o comendador Fernando Pinho Teixeira. O presidente do conselho de administração do grupo Ferpinta conta com 612 milhões de euros de fortuna.

As mulheres mais poderosas de Portugal


Depois dos mais ricos de Portugal, a revista Forbes divulgou a lista das mulheres portuguesas mais poderosas no mundo empresarial.

A lista é liderada por Maria Ramos, luso-sul-africana, que é a responsável pelo ABSA Bank (o maior banco africano) desde 2009. A publicação destaca, ainda, Isabel Mota, que assumiu em maio de 2017 a presidência do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

A seguir encontramos Paula Amorim, que gere o negócio da família mais rica do país, e depois Cláudia Azevedo, a líder do grupo Sonae.

Isabel Vaz, a mentora do grupo Espírito Santo Saúde, também faz parte da lista, assim como Inês Caldeira, diretora-geral da L’Oréal Tailândia, e Manuela Medeiros, fundadora da Parfois.

Os mais ricos de Portugal em 2017


1. Família Amorim: 3,8 mil milhões de euros.

2. Alexandre Soares dos Santos: 2,5 mil milhões de euros.

3. Família Guimarães de Mello: 1,47 mil milhões de euros.

4. Belmiro de Azevedo: 1,31 mil milhões de euros.

5. António da Silva Rodrigues: 1,03 mil milhões de euros.

6. Família Alves Ribeiro: 952 milhões de euros.

7. Fernando Figueiredo dos Santos: 664 milhões de euros.

8. Maria Isabel dos Santos: 664 milhões de euros.

9. Fernando Campos Nunes: 575 milhões de euros.

10. Maude e Pedro Queiroz Pereira: 569 milhões de euros.

Os mais ricos de Portugal em 2016


10. Dionísio Pestana: 480 milhões de euros.

9. Fernando Figueiredo dos Santos: 545,5 milhões de euros.

8. Maria Isabel dos Santos: 545,5 milhões de euros.

7. Fernando Campos Nunes: 561,9 milhões de euros.

6. Família Alves Ribeiro:972 milhões de euros.

5. António da Silva Rodrigues: 1,115 milhões de euros.

4. Belmiro de Azevedo: 1,15 mil milhões de euros.

3. Família Guimarães de Mello: 1,3 mil milhões de euros.

2. Alexandre Soares dos Santos: 2 mil milhões de euros.

1. Américo Amorim: 3 mil milhões de euros

Veja também:

Pedro Andrade Pedro Andrade

O amor à voz e às palavras levou-o, desde sempre, à rádio. Entrega-se à escrita (mais ou menos) criativa sem nunca esquecer a paixão pelo mar, pela boa comida e pelos serões rodeado da família e amigos.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].