Publicidade:

10 mais ricos de Portugal: descubra quem são

Todos os anos são divulgados rankings das pessoas com mais dinheiro no mundo. Conheça a lista dos 10 mais ricos de Portugal.

10 mais ricos de Portugal: descubra quem são
A família Amorim tem a maior fortuna do país

Não há muitas pessoas no mundo que se possam gabar de ter milhões na conta bancária. Não será por acaso que merecem destaque nos rankings das maiores fortunas a nível mundial. Por cá, selecionamos os 10 mais ricos de Portugal para lhe apresentar.

Analisando os números, a fortuna dos mais ricos do país está a crescer de ano para ano. De acordo com a revista Exame, que há 13 anos faz a lista oficial dos 25 mais ricos de Portugal, a fortuna destes portugueses tem vindo a aumentar, chegando aos 18,8 mil milhões de euros em 2017. Significa isto que os 25 portugueses mais ricos são responsáveis por 10% de toda a riqueza produzida no país.

Está curioso para saber quem são estas pessoas? Listamos os nomes dos 10 mais ricos de Portugal e o valor em que estão avaliadas as suas fortunas, com base na última lista referente a 2017.

Lista dos 10 mais ricos de Portugal

1. Família Amorim

A família Amorim lidera o topo da lista, sendo que com a morte do patriarca e empresário Américo Amorim, a sua fortuna passa para os herdeiros. O património dos Amorim tem subido nos últimos anos e está agora avaliado em 3,8 mil milhões de euros, à conta da Galp e da Corticeira Amorim.

 

2. Alexandre Soares dos Santos

Em segundo lugar está Alexandre Soares dos Santos, ex-presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins, conhecida pelos supermercados Pingo Doce. Graças à valorização das ações do grupo, Soares dos Santos viu a sua fortuna aumentar no último ano para mais de 2,5 mil milhões de euros.

 

3. Família Guimarães de Mello

Na terceira posição está a família Guimarães de Mello, herdeira dos negócios de José Guimarães de Mello como a Brisa, CUF e Efacec. Com os últimos investimentos feitos no grupo empresarial, esta família viu a sua fortuna subir para 1,47 mil milhões de euros.

 

4. Belmiro de Azevedo

O fundador do grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, chegou a ser o homem mais rico do país mas no último ranking ocupa o quarto lugar. A sua fortuna vale 1,31 mil milhões de euros. Com a sua morte, em Novembro de 2017, a sua fortuna será repartida pelos herdeiros da família, o que poderá levar a mudanças na lista dos mais ricos.

 

5. António da Silva Rodrigues

O empresário de Oliveira de Azeméis é o quinto mais rico de Portugal. António da Silva Rodrigues é o fundador do grupo Simoldes, uma das maiores empresas no fabrico de moldes para o setor automóvel. Tem uma fortuna avaliada em 1,03 mil milhões de euros.

 

6. Família Alves Ribeiro

A família Alves Ribeiro ocupa o sexto lugar dos mais ricos de Portugal com uma fortuna avaliada em 952 milhões de euros. Alguns dos negócios em que está envolvida são o Banco Invest e a Alves Ribeiro Construções.

7. Fernando Figueiredo dos Santos

Fernando Figueiredo dos Santos é o sétimo da lista com 664 milhões de euros. O antigo publicitário faz parte da Jerónimo Martins, sendo filho de Francisco Manuel dos Santos, fundador do grupo empresarial, e primo de Alexandre Soares dos Santos, ex-presidente da empresa. Esteve envolvido na implementação de várias marcas do grupo.

8. Maria Isabel dos Santos

Na oitava posição consta a mulher mais rica do país, Maria Isabel dos Santos, uma das principais acionistas da Jerónimo Martins. Com 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, que detém a Jerónimo Martins, Maria Isabel dos Santos possui uma fortuna de 664 milhões de euros.

9. Fernando Campos Nunes

O presidente do Grupo Visabeira, dono de marcas como a Vista Alegre Atlantis, é o nono da lista dos mais ricos de Portugal. O discreto empresário de Viseu possui uma fortuna de 575 milhões de euros.

10. Maude e Pedro Queiroz Pereira

É uma entrada no top 10. Graças à subida em bolsa da Semapa, os empresários da pasta de papel Pedro Queiroz Pereira e a irmã Maude entram para a lista dos 10 mais ricos de Portugal. A fortuna está avaliada em 569 milhões de euros.

Os mais ricos de Portugal em 2016

10. Dionísio Pestana: 480 milhões de euros
9. Fernando Figueiredo dos Santos: 545,5 milhões de euros
8. Maria Isabel dos Santos: 545,5 milhões de euros
7. Fernando Campos Nunes: 561,9 milhões de euros
6. Família Alves Ribeiro:972 milhões de euros
5. António da Silva Rodrigues: 1,115 milhões de euros
4. Belmiro de Azevedo: 1,15 mil milhões de euros
3. Família Guimarães de Mello: 1,3 mil milhões de euros
2. Alexandre Soares dos Santos: 2 mil milhões de euros
1. Américo Amorim: 3 mil milhões de euros

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.