Publicidade:

Malas de tejadilho: será perigoso usar?

Se é adepto de viagens longas com a família, as malas de tejadilho podem ser as suas maiores aliadas. Mas será perigoso usar este "apêndice" no carro?

Malas de tejadilho: será perigoso usar?
Vantagens e desvantagens de usar malas de tejadilho

Se o seu plano ideal de férias com a família é pegar no carro e partir à descoberta do nosso país ou fazer milhares de quilómetros para outro qualquer país da Europa, chegada à altura de colocar tudo dentro do carro parece que o espaço existente nunca é suficiente, e é aqui que as malas de tejadilho se transformam nas melhores amigas dos condutores. Mas será perigoso usar malas de telhadilho? Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar este extra?

Antes de partir de viagem, é essencial verificar não só os níveis de óleo, a pressão e o piso dos pneus, mas também, para sua segurança, é extremamente importante acomodar de uma forma ordeira e segura toda a bagagem que leva. Sabia que deve sempre colocar as bagagens mais pesadas o mais à frente possível? Deste modo o centro de gravidade do seu carro não será tão afetado e será menos provável que possa perder o controlo do veículo. Deve também segurar todas as bagagens com uma corda ou, preferencialmente, uma rede, pois assim, em caso de acidente, assegurará que não existem objetos soltos dentro do carro que lhe possam causar qualquer traumatismo.

Mas, quanto às malas de tejadilho, será seguro usar este item tão precioso para conseguir obter mais alguns litros de espaço para arrumar as bagagens? Que implicações tem no carro usar um destes “apêndices”? Como devo acomodar a carga? Conheça todas as respostas.

Malas de tejadilho


carro

O que são?

As malas de tejadilho são as melhores amigas dos viajantes que adoram surfar, fazer ski, ou campismo. São uma espécie de “caixas” que são colocadas no tejadilho do carro e que servem para armazenar alguma roupa, materiais, ou até mesmo bagagens inteiras (dependendo do tamanho) quando se vai ausentar da sua residência durante algum tempo. Mas antes de comprar estes compartimentos acessórios para o seu carro, existem alguns aspetos que deve conhecer.

Existem malas de tejadilho feitas em vários materiais e de vários tamanhos, e dependendo do uso que tencione dar a este compartimento, deverá comprar malas de tejadilho em alumínio, plástico ou até mesmo carbono. Se as suas necessidades de mais espaço de arrumação no carro se prendem com a sua atividade profissional então deve optar por uma mala de tejadilho feitas num material metálico. Serão mais resistentes mas não serão tão fáceis de colocar e retirar no veículo.

Se é adepto de viagens longas nas férias, então deve optar por uma destas malas em plástico ou até em carbono, sendo estas menos resistentes, mas mais baratas e mais fáceis de retirar do veículo, sendo ideais para uso esporádico.

Quais as vantagens e desvantagens de usar malas de tejadilho?

Sem dúvida alguma, a principal vantagem de usar malas de tejadilho é o aumento exponencial de capacidade de carga do automóvel. Em contrapartida, mais bagagem implica mais peso, e o aumento de peso influencia o consumo de combustível do automóvel. As malas de tejadilho também alteram o centro de gravidade do seu automóvel e isso implica que tenha cuidados redobrados durante a condução. Colocar malas de tejadilho no teto do seu carro, se não for um processo feito com algum cuidado, poderá danificar a pintura do seu automóvel.

É perigoso usar malas de tejadilho?

Não podemos dizer que é o mesmo utilizar uma mala de tejadilho, ou não usar qualquer apêndice no seu automóvel. Estas bagageiras adicionais afetam a aerodinâmica e o centro de gravidade do veículo, mas se a bagagem for bem acondicionada, não deverá representar grandes implicações durante a sua viagem, bastando apenas que conduza com uma velocidade mais moderada e com maior prudência.

Tal como existem algumas regras de segurança para acomodar a bagagem na mala do seu carro, também existem algumas dicas essenciais para que acomode de uma maneira segura todo o material. Deve colocar sempre os objectos mais pesados perto das barras de suporte das malas de tejadilho e deve segurar esta mala com cintas para evitar que se possa abrir em andamento e espalhar toda a bagagem que leva na via pública, correndo assim o risco de danificar outros carros e colocar em perigo outras pessoas.

Nunca deve ultrapassar os limites de velocidade nem tampouco os limites de peso tanto da mala de tejadilho como do automóvel. As malas de tejadilho efetivamente podem ser perigosas, mas desde que tenha alguns cuidados, poderão ser as suas maiores aliadas e proporcionar-lhe umas férias bem divertidas e sem qualquer poupança no que a bagagem diz respeito.

Veja também: