Publicidade:

10 motivos para ter sempre o CV atualizado

Independentemente da sua situação atual, existem alguns motivos para que mantenha permanentemente o seu CV atualizado. Saiba quais são.

10 motivos para ter sempre o CV atualizado
Há quanto tempo não olha para o seu currículo?

Mesmo que já se encontre a trabalhar e que, por esse motivo não esteja à procura de emprego, existem algumas razões para que mantenha o seu CV atualizado.

O Curriculum Vitae funciona como uma porta de entrada para variadas empresas e é essencial que esteja devidamente atualizado e de acordo com as necessidades e exigências do mercado de trabalho.

Fique connosco e compreenda porque deve manter o seu CV atualizado.

10 motivos para manter o CV atualizado


Se já se encontra a trabalhar há algum tempo na mesma empresa, provavelmente terá o seu currículo um pouco desatualizado. Afinal, é natural que, com o passar do tempo, acabe por se esquecer de ir acrescentando tudo aquilo que tem vindo a fazer ultimamente, uma vez que se encontra empregado.

E estará talvez a pensar porque razão irá perder o seu tempo a manter o CV atualizado, considerando que se sente estável e seguro do seu emprego atual.

No entanto, deve saber que não faltam motivos para o fazer quer esteja certo de que quer manter o seu emprego atual, quer pense em mudar de emprego.

Em qualquer uma destas situações poderá precisar do seu currículo e, para que não seja apanhado totalmente desprevenido, deve optar por manter sempre o CV atualizado.

cv atualizado

1. A qualquer hora pode aparecer uma nova oportunidade

Antes de mais é importante que compreenda que quem fala no CV, fala também no perfil do Linkedin. Já pensou que a qualquer momento, e tendo em conta o seu perfil, algum recrutador poderá entrar em contacto consigo para aquele emprego com que sempre sonhou?

A verdade é que ninguém sabe o futuro e, da noite para o dia, poderão aparecer novas oportunidades. Mesmo estando a trabalhar, alguém pode observar as suas capacidades e fazer-lhe uma proposta.

2. Não se esquece de informações importantes

Se optar por manter o seu CV atualizado, estará a garantir que rigorosamente nada daquilo que tem vindo a fazer fica de fora.

É natural que com o passar do tempo, se esqueça de acrescentar aquela formação que fez há uns meses ou um projeto do qual fez parte. Mas ao rever o CV com frequência, vai consegui incluir todos os detalhes relevantes sem margem para esquecimento.

Além disso, no dia em que precisar de enviar o currículo por qualquer motivo, vai gastar muito menos tempo, visto que já estará atualizado.

3. Certifica-se de que todas as hiperligações no CV estão sempre funcionais

Se mantiver o seu CV atualizado, terá a certeza de que todas as hiperligações que colocou antes estarão a funcionar corretamente.

Não se esqueça também de verificar se os seus contactos estão atualizados (email, telefone ou Skype) e ainda as hiperligações para o seu perfil no Linkedin ou outro tipo de perfis nas redes, bem como para o portefólio online.

4. Está sempre preparado para o pior

Todos nós sabemos que sentirmos-nos seguros no nosso emprego, hoje em dia, não significa que tenhamos segurança nem estabilidade laboral.

A verdade é que hoje pode ter um emprego seguro e amanhã poderá estar desempregado. Por vezes, as empresas podem sofrer algumas alterações e o seu cenário pode mudar total e rapidamente.

No caso de isso acontecer, é essencial que esteja preparado para lidar e resolver a situação o mais rápido possível e, sejamos sinceros, ao manter o CV atualizado estará sempre prevenido.

5. Pode querer procurar um trabalho adicional

Cada vez mais os profissionais procuram combinar vários empregos. Além de conseguirem ganhar algum dinheiro extra no final do mês, estão muitas vezes a combinar áreas que, de outra forma, não conseguiriam.

Os trabalhos como freelancer permitem aos profissionais a complementação da sua principal área de formação. Muitas vezes, o trabalho que desenvolvem nas empresas onde estão empregados poderá ser totalmente diferente do trabalho que desenvolvem como freelancers (desde que estejam aptos para o fazer).

6. Tem uma noção exata do percurso que tem vindo a fazer

Ao optar por manter o seu CV atualizado, conseguirá ter uma noção do percurso que tem vindo a desenvolver.

Desta forma, basta que olhe para o currículo para que consiga verificar os objetivos que já atingiu e o trabalho que desenvolveu. E isso facilitará o estabelecimento de metas para o futuro.

7. Identifica as áreas que precisa desenvolver

Se olhar para o seu currículo atentamente e com regularidade, irá identificar com mais facilidade quais os seus pontos fortes e quais aqueles que precisa de desenvolver para evoluir enquanto profissional.

Ao aperceber-se de algumas competências que poderão estar em falta, terá a oportunidade de investir, por exemplo, numa formação ou na procura de um mentor para a sua carreira profissional.

8. Está a par das palavras-chave que devem constar no seu CV

É um facto que os recrutadores fazem inicialmente, uma espécie de análise rápida aos currículos através de uma busca pelas palavras-chave. Quer isto dizer que o seu CV, para se distinguir e realçar dos outros, necessita obrigatoriamente de conter as palavras-chaves nos locais corretos de acordo com as tendências atuais (que se vão modificando com alguma frequência).

Com o advento das redes sociais e a utilização de hashstags, a procura por talentos, é feita, na maioria das vezes, ainda antes de haver algum tipo de contacto por parte da empresa ou do candidato. Os recrutadores podem estar a olhar para o seu perfil no Linkedin ou outra rede, social, mesmo que não se tenha candidatado a nenhuma oferta de trabalho. Por esse motivo manter o CV sempre atualizado e usar as hashtags certas é meio caminho andado para surgirem novas oportunidades.

9. Mantém a informação resumida ao essencial

Dependendo dos anos de experiência que cada profissional tenha, a informação que deve constar no currículo será maior ou menor. No entanto, é essencial que mantenha o seu CV atualizado fazendo uma seleção da informação mais importante que deve constar.

Experiência profissional, cargos ocupados, principais conquistas em cada uma das empresas em que trabalhou, formação completa e algumas informações adicionais como cursos ou formações, são essenciais. Mas lembre-se que todas estas informações não devem exceder as duas páginas para que não se torne muito extenso para o recrutador que o irá ler.

10. Para o caso de surgir uma formação ou evento profissional

Quer seja para participar nas formações da sua empresa, ou se quiser candidatar-se a um MBA, Mestrado, Pós-Graduação ou até doutoramento pode ter que apresentar um CV. E se já o tiver atualizado e pronto a enviar juntamente com outro tipo de documentos, tanto melhor.

Além disso, pode dar-se o caso de receber um convite para participar numa conferência, seminário, workshop na qualidade de orador, por exemplo, e os organizadores vão necessitar de um CV seu para divulgarem o seu percurso, experiência e/ou conhecimentos aos participantes.

Seja qual for o motivo ou a ocasião, ter o CV atualizado não só lhe será útil, como vai agilizar o processo.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego