Publicidade:

Manutenção do carro no verão: 6 dicas essenciais

Planeia fazer uns passeios mais longos neste verão? Veja estas 6 dicas para cuidar da manutenção do carro e não deixe que este lhe estrague a fotografia.

 
Manutenção do carro no verão: 6 dicas essenciais
Cuidar o motor do carro permite poupar em reparações

No verão o bom tempo convida a passeios, e para a maioria das famílias portuguesas, convida também a uma viagem da várias horas até à região do Algarve. No entanto, se não tiver alguns cuidados com a manutenção do carro, as altas temperaturas e o esforço excessivo pedido ao motor podem deixa-lo ficar mal na fotografia.

Para que o motor de um carro funcione na perfeição é necessário que atinja a temperatura normal de funcionamento, que ronda os 90ºC, no entanto, forçar o motor durante várias horas quando está sujeito a altas temperaturas pode fazer com que o sistema de arrefecimento tenha uma fuga, e esta é uma situação que poderá estragar as suas férias e obriga-lo a voltar para casa mais cedo.

É importante que cuide o motor do seu carro todo o ano para que este lhe possa durar vários milhares de quilómetros sem que lhe dê despesas de maior. Siga estas 6 dicas para cuidar da manutenção do carro no verão e evite despesas futuras no mecânico.

6 dicas para cuidar da manutenção do carro no verão

pneu

1. Tenha em atenção nível de óleos

O calor do verão obriga a que o sistema de refrigeração e de lubrificação trabalhem “horas extra”, por isso é preciso verificar com regularidade os níveis de óleo do motor e do líquido de refrigeração do radiador. Pelo menos uma vez por semana deve verificar se estes níveis de fluidos estão nos níveis indicados pelo fabricante.

Tenha em atenção que nunca deve verificar estes níveis com o motor quente, sob o risco de a leitura não ser correta pois os fluidos não estão repousados, ou ainda mais grave, no caso do líquido do radiador, poder ser expelido devido à diferença de pressão e correr o risco de sofrer lesões graves.

2. Verifique com regularidade a pressão dos pneus

À medida que as temperaturas aumentam, o ar dentro dos pneus do seu carro tende a expandir e poderá escapar do interior do pneumático, ou então, ficar ocupar mais espaço no interior deste, fazendo com o pneu tenha mais pressão do que o recomendado. Valores de pressão acima do recomendado vão fazer com que a banda central do pneu sofra mais desgaste do que as bandas laterais, ao passo que pneus com valores de pressão abaixo do recomendado vão sofrer um desgaste inverso, obrigando-o a trocar este componente antes do recomendado.

Os pneus são um dos principais componentes responsáveis pela sua segurança, e são o único elo de ligação entre o carro e a estrada, por isso deve garantir que a altura do piso do pneu está em conformidade com a lei (2 milímetros), mas também que estes estão com a pressão correcta. Os valores ideais de pressão dos pneus variam de fabricante para fabricante, e variam também consoante o peso e passageiros que esteja a transportar. Geralmente estes valores são indicados numa placa de metal numa das portas do seu veículo, mas caso não a encontre, uma pressão de 2.3 BAR estará próxima do indicado.

3. Estacione o carro num local com sombra

A pintura do seu carro é o componente que mais sofre com a exposição ao sol, por isso é importante que estacione sempre que possível o seu automóvel num local à sombra. Existem ainda outros cuidados relacionados com a pintura que pode e deve ter, como por exemplo manter sempre o carro limpo e sem impurezas, como pó, mosquitos, lama ou dejetos de pássaros, porque estes podem secar, cristalizar e ficar incrustados na pintura, danificando permanentemente este componente.

Os plásticos no interior do seu carro quando expostos durante muito tempo ao sol acabam também por se deteriorar mais rapidamente, por isso é importante que coloque um pára-sol no pára-brisas quando estaciona o carro num espaço ao ar livre, durante um período mais prolongado.

4. Esteja atento ao consumo de combustível

É um mito que o combustível no verão se evapora. No entanto, é natural que durante os meses de maior calor o consumo de combustível seja maior, o que poderia ajudar a sustentar esta teoria, mas isso não se confirma. O que acontece então?

Com o aumento das temperaturas, alguns componentes terão que trabalhar ainda mais para garantir que o motor funciona corretamente. Entre estes componentes incluem-se os filtros do ar condicionado e do ar para a combustão do motor, assim como também o filtro de combustível. Caso estes filtros estejam sujos, então o consumo de combustível será maior, pois o motor terá que ser forçado a carburar mais diesel ou gasolina para obter o mesmo rendimento. Caso note que os consumos de combustível durante o verão são bastante maiores do que noutras alturas do ano, então deve verificar o estado de todos os filtros do seu carro.

5. Mantenha a bateria limpa e segura

Manter a bateria limpa não só é um dos truques para cuidar da manutenção do carro durante o verão, mas também é um dos truques que fará com que a vida deste componente dure mais anos. As baterias dos carros funcionam através de reações químicas, e são afetadas pela temperatura. O excesso de temperatura pode fazer com que alguns líquidos do interior da bateria saiam deste componente e se armazenem nos polos, oxidando-os e evitando que os cabos que ligam a bateria aos restantes componentes elétricos consigam transportar corretamente a energia, podendo causar falhas repentinas que podem ser graves. Em último caso, pode fazer com que a bateria do seu carro deixe de funcionar e tenha que ser substituída.

6. Verifique o estado das escovas e das luzes

Muito importante para a manutenção do carro no verão. As luzes não só lhe permitem a si ver a estrada durante a noite mas também lhe permitem que seja visto pelos outros. Estes componentes têm uma vida útil relativamente curta, por isso antes de partir de viagem deve fazer uma verificação de todas as luzes do seu carro e garantir que todas funcionam na perfeição. Visto que poderá estar longe de casa durante algum tempo e os imprevistos acontecem, nunca será uma má ideia levar sempre consigo um par de luzes extra para que possa trocar imediatamente assim que uma das luzes se fundir. Saiba que circular com uma das luzes de cruzamento (médios) fundidos é punível com uma coima entre 60€ a 300€.

Durante o verão existem também alguns dias com chuvas torrenciais, e nunca se sabe quando este fenómeno nos poderá apanhar. Sendo as escovas limpa pára-brisas feitas a partir de plástico, este componente é afetado pela exposição ao calor, sofrendo assim um desgaste acentuado nos meses de verão. Sendo também um componente essencial no que toca a segurança pois em caso de chuva são responsáveis por permitir que possamos ver o caminho, antes de sair de casa para uma viagem de verão deve garantir que as suas escovas não estão demasiado gastas.

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: