Publicidade:

Cuidados na manutenção da casa: checklist para uma casa 100% funcional

Vai fazer um check-up? Então, aproveite e faça também um check-up a sua casa. Como? Muito simples. Apenas tem de seguir o nosso guia de manutenção da casa.

Cuidados na manutenção da casa: checklist para uma casa 100% funcional
Canalização, eletricidade e limpeza

Muitos de nós subestimamos a importância da manutenção da casa e o resultado é, invariavelmente o mesmo: aparelhos avariados, curto-circuitos, canos entupidos. Se gosta de se precaver e evitar imprevistos, então deve mesmo seguir o nosso manual de manutenção da casa para, assim, garantir que tudo o que não esteja a funcionar corretamente é solucionado a tempo para evitar males maiores.

Checklist para a manutenção da casa


Canalização e escoamento de água

manutenção da casa

Calhas: Responsáveis por escoar a água e mantê-la longe do interior de sua casa, a sua manutenção é fundamental para uma boa drenagem da água. Por isso, não se esqueça das seguintes tarefas:

  • Faça uma vistoria às calhas, conferindo se há partes amolgadas ou danificadas.
  • Sobretudo após uma chuva forte, verifique se há obstruções, vazamentos de água ou poças que possam indicar problemas com o sistema de calhas.
  • Periodicamente, desentupa e limpe as calhas e ralos, particularmente em estações como o outono devido à queda das folhas das árvores.

Sifão: Para evitar entupimentos, limpe regularmente o sifão e tenha em atenção aquilo que deita nos canos.

  • Limpe o sifão do lavatório de 6 em 6 meses, para evitar entupimentos causados principalmente pela acumulação de cabelos e outros resíduos.
  • Após cada banho, retire os cabelos existentes no ralo da banheira e coloque-os no lixo.

ATENÇÃO: Nunca coloque cabelos na sanita! Os cabelos demoram anos a desfazer-se e criam uma pasta na canalização que pode provocar graves entupimentos.

Outros aspetos a ter em conta…

  • Verifique se tem torneiras que pinguem e troque as borrachas das mesmas.
  • Mude a válvula do autoclismo, caso se aperceba que ela está avariada. Isso pode evitar infiltrações e desperdício de água.

Eletricidade

eletricidade

A manutenção do sistema de eletricidade é um ponto fundamental para garantir a segurança de sua casa. Além disso, alguns problemas elétricos podem danificar os equipamentos eletrónicos mais sensíveis, provocar choques elétricos e até incêndios. Por isso, esteja atento a alguns sinais de alerta, tais como:

  • As luzes diminuirem de intensidade quando tem vários aparelhos ligados.
  • Os disjuntores disparam com frequência.
  • As tomadas ficam muito quentes.
  • Tem tomadas e interruptores partidos, fios expostos e circuitos onde as lâmpadas estão sempre a queimar.

Tratamento das paredes

Paredes exteriores: A pintura exterior da sua casa confere proteção contra as situações atmosféricas mais adversas e pode até ajudar a desencorajar insetos incómodos de entrar na sua casa. Para saber se está na hora de pintar a sua casa, analise estes aspetos:

  • procure rachas, descamação ou bolhas
  • busque por pequenas áreas deterioradas, as quais geralmente podem ser lixadas e repintadas sem necessitar de contratar um profissional.

Atenção: caso depois da intervenção, os problemas subsistam, tenha atenção, pois pode haver algum dano estrutural maior.

Paredes interiores: Dentro de casa, há que ter em atenção a marcas que revelem problemas estruturais ou a existência de fungos, tais como:

  • fissuras nas paredes, no teto ou no piso.
  • manchas de humidade.

limpeza da casa

Limpeza

No item “manutenção da casa”, cabem também cuidados de limpeza que não são levados a cabo na higienização diária que faz na sua casa. Por essa razão, vale a pena adquirir uma máquina a vapor e utilizá-la para limpar não só de pó, como de ácaros ou outros microorganismos superfícies tais como colchões, estores, cortinados, sofás, armários altos ou outros espaços de difícil acesso que ficam excluídos das limpezas mais frequentes.

Como viu, não é preciso despender muito tempo ou dinheiro para conseguir fazer a manutenção da casa. Apenas tem de se focar naquilo que são os aspetos estruturais para garantir o bom funcionamento e a sustentabilidade do seu lar. Por vezes, centramo-nos nas questões mais estéticas e decorativas, esquecendo a importância de fazer a manutenção da casa a fundo, focando-se nos aspetos verdadeiramente importantes para que viva com conforto e segurança.

Veja também:

Limpeza e Arrumação