Publicidade:

5 dicas para acabar com as mãos frias

Se tem sempre as mãos frias, venha conhecer as principais causas associadas ao problema e algumas dicas para acabar com o desconforto.

5 dicas para acabar com as mãos frias
Mãos frias no Inverno? Nós ajudamos

Anda sempre preocupado com as suas mãos? Sente algum desconforto por estar constantemente com as mãos frias? Não gosta de tocar em ninguém com medo que a pessoa sinta as suas mãos geladas? Não se preocupe, queremos ajudá-lo a acabar com esta preocupação.

Saiba quais poderão ser as causas associadas às mãos frias e que dicas deve seguir para que este problema não aconteça mais.

Razões por que pode sentir as mão frias


Com a chegada do frio, vêm também alguns problemas associados ao clima. No inverno, as queixas de pessoas com mãos frias são quase diárias, seja na rua, no trabalho ou até mesmo em casa, e acontecem maioritariamente, em idosos e pessoas do sexo feminino.

Na maioria dos casos, as mãos frias resultam unicamente das baixas temperaturas e do facto de não estarem devidamente protegidas. Contudo, também pode sentir que as suas mãos estão geladas comparativamente à temperatura do seu corpo, devido a outro tipo de fatores relacionados com o seu organismo.

É importante salientar que, esta é uma característica que pode variar muito de pessoa para pessoa visto que, cada um de nós sente o frio e o calor de maneiras diferentes. No entanto, podem distinguir-se 6 causas associadas.

mãos frias

Causa 1: má circulação sanguínea

Esta é uma das causas mais frequentes dos problemas associados às mãos frias.

Quando o sangue demora mais tempo a chegar aos pontos mais extremos do nosso corpo como as mãos e os pés, a possibilidade de começarem a aparecer problemas aumenta. Muitas vezes quando a circulação do sangue é má, ou seja, quando não funciona corretamente, poderá sentir as mãos e pés frios e em alguns casos a sensação de formigueiro pode também ser bastante comum.

Causa 2: baixo peso

O peso também pode influenciar o facto de sentir as mãos frias. Quando o seu peso está abaixo do que realmente deve ser, e tendo por base o índice de massa corporal (IMC), é normal que o seu corpo não consiga manter a temperatura interna.

Um pouco de gordura no nosso corpo é essencial, afinal a gordura também nos protege do frio.

Se pensa que esta pode ser a causa para o desconforto que sente nas suas mãos, deve marcar consulta com o seu médico para que tenha a certeza que não estarão associados outros problemas.

Causa 3: anemia

A anemia acontece quando os valores de ferro presentes no nosso organismo estão demasiado baixos.

Valores baixos (dependendo do que está estipulado para o sexo feminino e para o sexo masculino), podem significar uma anemia, assim como a sensação de cansaço, unhas fracas e bastante finas e ainda a queda de cabelo.

A anemia pode ser uma das principais causas para sentir as suas mãos frias. Por isso, se pensa que este pode efetivamente ser o seu problema, basta que fale com o seu médico para que faça análises ao sangue a fim de a detetar e, posteriormente, aplicar o devido tratamento.

Causa 4: ansiedade

Se é daquelas pessoas que sente as mãos frias mesmo durante a época quente, ou então somente em alguns períodos do dia, então a ansiedade pode ser a causa.

Quando nos sentimos ansiosos com alguma coisa, é normal que o nosso corpo se manifeste e uma das maneiras mais comuns de o fazer é através da sensação de picos de calor ou frio nas extremidades do nosso corpo, como as mãos e os pés. Isto deve-se ao facto de, quando estamos ansiosos, o nosso sangue se concentrar maioritariamente em órgãos vitais como o coração e pulmões.

Causa 5: Síndrome de Raynaud

Este síndrome caracteriza-se por um estreitamento dos vasos sanguíneos de algumas partes das mãos, como resposta ao frio ou ao stress. Causa desconforto e alterações da cor da pele dos dedos da mão, como por exemplo palidez.

Mas, calma: esta doença não é de gravidade extrema, apenas necessita de alguns cuidados.

Na presença do síndrome de Raynaud, quando deixa de sentir as mãos ou os dedos frios, significa que o fluxo sanguíneo está a regressar ao normal, fazendo com que os dedos se tornem avermelhados (isto é, ganhando cor), e trazendo alguma sensação de formigueiro. O que pode fazer com que em vez de frio, comece a sentir calor.

Se pensa que este é o seu caso, basta que fique atento à cor da pele dos seus dedos quando sente as mãos frias.

Causa 5: problemas na tiroide

Quando sofre de alguma alteração na tiroide, esta também pode ser uma das causas para sentir as mãos frias.

O que acontece é, quando a hormona é libertada para o organismo em poucas quantidades, o metabolismo irá tornar-se mais lento, fazendo com que o corpo sofra algumas alterações. Uma delas é precisamente uma maior sensibilidade ao frio, principalmente em zonas como as mãos e pés.

5 dicas para acabar com o desconforto das mãos frias


Queremos acabar com esta característica que afeta muitos de nós. Para isso, deixamos algumas dicas para o ajudar. Tome nota!

  1. Esfregue as mãos uma contra a outra: no caso de ter má circulação, deve ir esfregando as mãos ao longo do dia, para que consiga assim estimular a circulação.
  2. Use creme de mãos: deve transportar consigo sempre um creme de mãos, para que possa hidratar a pele (que é sempre mais desprotegida nestas regiões). Ao colocar o creme ao longo dia, vai também conseguir estimular a circulação fazendo com que sinta as suas mãos menos gélidas.
  3. Lave as mãos com água morna: se em vez de utilizar água fria para enxaguar as mãos, recorrer à água morna irá fazer com que tenha mais sensibilidade por algum tempo e, por consequência uma sensação de conforto.
  4. Use luvas: As luvas ajudam a proteger as mãos do frio. Desta forma, vai conseguir manter uma temperatura amena nessa zona.
  5. Evite beber álcool e fumar: as bebidas alcoólicas podem fazer com que sinta ainda mais frio depois de algum tempo de as ingerir. Por outro lado, o tabaco piora a circulação sanguínea.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.