Publicidade:

6 maravilhas gastronómicas do Algarve

A gastronomia portuguesa é irresistível e todas as regiões, de Norte a Sul, têm iguarias deliciosas. Conheça 5 maravilhas gastronómicas do Algarve.

6 maravilhas gastronómicas do Algarve
Delicie-se com estas maravilhas gastronómicas do Algarve

Se visita com regularidade o Sul de Portugal, já deve conhecer as maravilhas gastronómicas do Algarve. A sua saborosa gastronomia tradicional é fortemente influenciada pela cozinha mediterrânea. De entre as especialidades da região destacam-se os pratos de peixe e marisco e outros de frango e porco.

Nos pomares secos da região, crescem em abundância as amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras, que acabam por fornecer os ingredientes para a doçaria algarvia. A arte da pastelaria é retratada em bolos que recorrem ao uso do açúcar e das amêndoas para fazerem os famosos bolo em maçapão e em formas de pequenas frutas e animais.

Conheça as maravilhas gastronómicas do Algarve

Cataplana de Amêijoas


cataplanaCataplana de amêijoas. Fonte da imagem: 5starsinyourkitchen’s Blog

Se há um prato que realmente representa a arte gastronómica algarvia, esse prato é a cataplana.

A cataplana consiste num aromático prato de amêijoas, ou outros moluscos, junto com toucinho e chouriço, cozinhados numa cataplana, que é uma panela de cobre com uma tampa fixa, de origem moura, que é muito caraterística na região. É este método simples de cozinhar a vapor que tem como resultado um dos pratos mais saborosos da região. Sugerimos o Restaurante Cantil, em Albufeira.

Caldeirada


CaldeiradaCaldeirada algarvia. Fonte da imagem: Algarve Imobiliária

São muitos os excelentes pratos confecionados com peixe e marisco, mas um dos mais tradicionais é a deliciosa caldeirada. Este prato é um tradicional estufado que, geralmente, inclui diferentes tipos de peixe e marisco. Visite o Restaurante A Grelha, em Armação de Pêra.

Sardinhas


SardinasSardinhas assadas. Fonte da imagem: Wanderlust Tips

A sardinha é o símbolo da cozinha algarvia e faz parte das maravilhas gastronómicas do Algarve. Pode encontrá-las na maior parte do ano, mas é no verão que as encontrará no seu melhor.

São muitas as cidades algarvias que apostam tudo neste prato de peixe, mas é a cidade de Portimão que mais beneficia da procura pelas sardinhas por parte dos turistas.

Recomendamos os restaurantes na antiga zona portuária de Portimão, que são especializados em sardinhas assadas. Encontre-os junto à ponte velha. Sugerimos ainda uma visita ao Festival da Sardinha, também ele realizado em Portimão, anualmente, no mês de agosto.

Chocos


ChocosChoquinhos fritos à algarvia. Fonte da imagem: saborintenso.com

Outra das maravilhas gastronómicas do Algarve são os famosos chocos, sobretudo quando são fritos na sua própria tinta, com alho.

Frutos de Amêndoa do Algarve


frutos de amêndoaFrutos de Amêndoa do Algarve. Fonte da imagem: Blog Há alguém mais gulosa do que eu?

Os frutos de amêndoa são pequenos doces tradicionais feitos com massa de amêndoa e recheio de ovos moles que são pintados com corante. As suas formas são diversas, desde frutos a peixes, pombos, queijos, presuntos, etc.

Os frutos de amêndoa são geralmente vendidos em caixas ou em cestas de verga e são um doce feito manualmente, cuja base é, conforme já referido, a massa de amêndoa e o recheio de ovos moles.

Para experimentar estas delícias procure a Casa de Doces Regionais Taquelim Gonçalves, que se localiza na Rua da Porta de Portugal, em Lagos.

Tarte de 3 delícias do Algarve


tarte de 3 deliciasTarde de 3 delícias do Algarve. Fonte da imagem: Blog Vamos pá mesa 
Outra pérola da doçaria algarvia é a conhecida Tarte de 3 delícias do Algarve. As 3 delícias são, nomeadamente, os fabulosos figos, alfarroba e amêndoas.

Não é qualquer um que acerta na receita, portanto recriá-la em casa será muito difícil. Para provar esta relíquia, recomendamos que visite o restaurante Manel d’Água, em Castro Marim, ou o restaurante Cantinho dos Petiscos, em Vila Real de Santo António.

Veja também: