Publicidade:

Do Marvão a Castelo de Vide: viagem pela Serra de São Mamede

Do topo dos seus 1000 metros de altitude, a Serra de São Mamede promete encontros com vilas alentejanas históricas, como o Marvão e Castelo de Vide.

Do Marvão a Castelo de Vide: viagem pela Serra de São Mamede
Nada como o Alentejo para uma escapadinha

São inúmeros os locais com especial encanto em Portugal, sendo a Serra de São Mamede, no Alentejo, um deles. Hoje, o convite é fazer-se à estrada rumo a esta belíssima serra, que promete caminhadas sossegadas, para explorar duas pitorescas vilas, Marvão e Castelo de Vide , onde o tempo parece ter parado e as gentes o farão sentir-se em casa.

Um roteiro pelo Marvão e Castelo de Vide


Serra de São Mamede

Marvão, uma vila com história

Esta incursão à Serra de São Mamede começa pelo Marvão. A vila romana alberga entre as suas muralhas a tranquilidade alentejana, bem como uma hospitalidade ímpar por entre as suas ruas estreitas e calejadas pelo tempo e as suas casas caiadas de branco e amarelo.

A visita ao Marvão começa pelo Castelo, um marco histórico essencial na reconquista espanhola, já que do topo vislumbra-se praticamente toda a Estremadura espanhola. Depois, desça até à vila pitoresca e descubra mais sobre a restauração da independência no Museu Municipal, instalado na Igreja Santa Maria.

Outros pontos de interesse de uma das mais belas vilas de Portugal, é a Fundação Cidade de Ammaia, a pouco mais de 7 quilómetros. Aqui pode viajar até ao tempo dos romanos, visitar as ruínas e o museu e saber mais sobre a ocupação romana do Alentejo.

Serrão de São Mamede

Castelo de Vide

A 14 quilómetros, apanhado a N246 está Castelo de Vide. Aqui vale pena perder-se pela Judiaria do Castelo e visitar a Sinagoga, enquanto aprende mais sobre a presença judaica no sul do país. Deslumbre-se com a paisagem no topo do castelo e pelas ruelas de calçada descubra o artesanato alentejano – bordados e cestaria. Em Castelo Vide vale a pena visitar a Quinta das Lavandas e o seu jardim, com mais de 40 variedades de lavanda.

Depois de explorar estas pequenas vilas alentejanas, parta à descoberta do que a Serra de São Mamede ainda tem para lhe oferecer: refresque-se numa tarde passada na Barragem da Apartadura, a 25 quilómetros de Castelo de Vide, e suba ao pico da serra e no miradouro admire as vistas desafogadas.

Para além destes pontos de interesse, os amantes de caminhadas têm à sua disposição uma série de percursos pedestres para usufruírem da paisagem luxuriante da serra.  

Dicas práticas para uma viagem à Serra de São Mamede


Como chegar?

A serra de São Mamede está a cerca de 240 quilómetros de Lisboa. Partindo daqui deve seguir pela A1 e A23 para a IP2 em Castelo Branco. Em Alpalhão siga pela N206.

Onde dormir?

No Marvão, a Pousada do Marvão é uma excelente opção para os mais exigentes.  El-Rei Dom Manuel Hotel ou o Dom Dinis Marvão são opções simpáticas, de 3 estrelas dentro das muralhas. Em Castelo de Vide, a Quinta das Lavandas é uma das opções com quartos a cheirar a lavanda.

Onde comer? 

O ensopado de borrego, a açorda alentejana e a doçaria conventual são típicos desta região e capazes de deixar qualquer amante gastronómico com água na boca. O restaurante Mil Homens, o Pátio Real, ou a Varanda do Alentejo, são bons sítios para provar as iguarias alentejanas.

Veja também: