Publicidade:

Mau humor matinal: 6 conselhos para acabar com ele!

O mau humor matinal é muito comum, difícil de resolver e pode afetar a nossa produtividade e felicidade ao longo de todo o dia. Saiba como acabar com ele!

Mau humor matinal: 6 conselhos para acabar com ele!
Acabaram-se as desculpas para acordar mal disposto

Hoje levantou-se pelo lado errado da cama e sentiu que o dia estava completamente arruinado? Não é o único! O mau humor matinal atinge muita gente, mas cuidado, pode afetar a produtividade ao longo de todo o dia.

Porque é que algumas pessoas têm mau humor matinal?


mau humor matinal

O mau humor matinal está associado ao período transitório de sonolência, que dura entre 5 e 20 minutos depois de acordar, embora em algumas pessoas se possa prolongar por mais algum tempo.

Mas a verdade é que, apesar desta fase de sonolência após o acordar, há pessoas que acordam bem-dispostas, alegres e cheias de vontade de enfrentar o dia. Provavelmente, pessoas com bom humor matinal sentem-se descansadas o suficiente quando o despertador toca ou não estão ansiosas pelo dia de trabalho que as espera.

Então porque é que nem todos temos essa capacidade? Algumas hipóteses avançadas defendem que o mau humor matinal pode estar associado ao cansaço, às noites mal dormidas ou pura e simplesmente a personalidades com tendência a uma atitude menos positiva perante o dia que inicia.

Assim, apesar da rabugice matinal habitualmente ser apenas uma forma de nos queixarmos da nossa vida tão programada, à falta de horas de sono e de atividades prazerosas, importa ter cuidado quando esta situação acontece devido a uma incapacidade constante e persistente de ver algo bom no dia que temos pela frente, e aí podemos estar perante uma depressão.

O mau humor matinal pode afetar o dia inteiro

Aqueles que começam o dia de forma calma e feliz tendem a manter-se nesse estado de espírito durante o resto do dia. Por sua vez, aqueles que acordam com mau humor matinal podem terminar o dia ainda com pior humor.

Alguns estudos avançam a hipótese do nosso humor matinal interferir com a nossa produtividade a nível profissional, sobretudo em empregos que implicam o atendimento ao público. Pessoas bem-humoradas apresentam melhores taxas de produtividade e têm um atendimento ao cliente de qualidade superior.

Como acordar com bom humor


acabar com mau humor matinal

Não importa se é segunda-feira ou domingo, se dormimos tanto quanto queríamos ou não, uma atitude positiva perante o dia que inicia é sempre importante e benéfico. Mas como conseguimos acabar com o mau humor matinal?

a) Durma bem: dormir o número de horas necessárias contribui para o bem-estar físico e mental;

b) Invista no seu quarto: o ambiente deve ter uma temperatura amena e ser silencioso para permitir o repouso; um quarto visualmente agradável também pode ajudar a acordar mais bem-disposto;

c) Tome um bom pequeno-almoço: a fome atrai o mau-humor;

d) Deixe tudo pronto no dia anterior: se para si é aborrecido escolher a roupa e preparar tudo de manhã quando está em cima da hora, deixe tudo pronto de antemão para que possa despertar com mais calma;

e) Lembre-se das coisas boas que aconteceram no dia anterior: vai aumentar a sua sensação de bem-estar; mantenha o foco nas coisas positivas;

f) Torne a sua rotina mais interessante: o seu dia não deve ser preenchido apenas com preocupações e obrigações; envolva-se em tarefas que lhe tragam prazer; começar o dia de trabalho com tarefas calmas também pode ajudar a ambientar-se gradualmente ao ambiente do emprego que pode ser naturalmente mais stressante.

Veja também:

Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!