Publicidade:

Saiba qual a melhor altura para comprar carro

A oscilação dos mercados influencia a melhor altura para comprar carro. Por isso, conheça as temporadas certas para o fazer e boas oportunidades de negócio.

 
Saiba qual a melhor altura para comprar carro
Conheça as melhores temporadas para comprar carro

Num mercado que traduz, cada vez mais, a imprevisibilidade, evidente nas contínuas mudanças do segmento e nichos de compra, na apresentação de novas propostas de motorizações mais eficientes e amigas do ambiente, nas mudanças de leis sobre o imposto automóvel, na oscilação do preço dos combustíveis e na atualização assídua dos modelos para acelerar o ritmo de vendas, é importante que saiba qual é a melhor altura para comprar carro, especialmente se pretende fazê-lo brevemente e tenciona poder usufruir de alguma campanha especial ou de algum desconto ocasional. No ramo automóvel, como em qualquer outro, existem momentos mais oportunos para se concretizar uma determinada compra.

Sendo que comprar um automóvel é uma aquisição de valores elevados, é normal que os consumidores procurem descobrir quais as melhores épocas do ano, do mês ou, até mesmo, da semana, para fazerem um investimento bem fundamentado. Além destas alturas, conheça também outros momentos esporádicos que o levarão a concretizar um bom negócio.

Qual a melhor altura para comprar carro?


comprar carro

Se procura tirar o máximo de vantagem ao nível do investimento na aquisição de um automóvel, perceba quais os melhores momentos do calendário para o fazer.

Tenha em conta que, caso o seu veículo atual esteja a ficar demasiado desgastado e a substituição de peças ou componentes simplesmente não justifique ou compense, por vezes a melhor sugestão é mesmo substituir o veículo por um novo, perspetivando e tendo em conta a melhor altura para o fazer, evitando ficar, rigorosamente de um dia para o outro, sem automóvel para se deslocar. Nestes casos, o melhor mesmo é não deixar o atual carro chegar ao final do seu ciclo de vida e garantir que o consegue (ainda) vender, pois um carro que já não se encontra em bom estado para circular, não passa de uma montra de peças para serem substituídas e/ou colocados em leilões.

No caso de querer apenas fazer uma boa compra, para não perder a rentabilidade do negócio e não padecendo da desvalorização do seu automóvel, sugerimos que conheça a melhor altura para comprar carro através da calendarização do mercado, já conhecida.

Melhor altura para comprar carro, “dentro” do calendário

comprar automóvel

Início da semana

Ao contrário do que se possa pensar, é aos sábados e domingos que se vendem mais carros nos stands e feiras de automóveis, mas será igualmente importante mencionar que esta não será a altura ideal para conseguir negociar valores mais flexíveis, uma vez que a densidade de clientes proporciona uma maior competitividade na proposta de valores.

Contudo, se visitar um stand automóvel numa terça ou quarta-feira, encontrará o local mais vazio, o que proporcionará uma boa oportunidade de negociação.

Final do mês

Sendo que os funcionários dos stands automóveis têm objetivos mensais específicos para completar, finalizar uma compra nesta época pode ser mesmo a melhor altura para comprar carro. Nesse momento do mês, é mais provável que o vendedor prefira abdicar de uma parte da sua comissão, do que não conseguir completá-la, podendo apresentar um valor mais interessante para os seus clientes e futuros compradores. É uma situação win-win, que deve ter em consideração, se estiver a pensar fazer este tipo de investimento.

Entre setembro e outubro

Setembro e outubro são meses curiosos a nível de vendas, mas não apenas no que respeita ao mundo automóvel. Por um lado, são os meses escolhidos pelas discográficas e pelos artistas para lançarem novos trabalhos, por estarem associados a novos começos. Com o início das aulas e o fim das férias e o término do mood de verão, inicia-se um novo ciclo laboral. Contudo, no ramo automóvel, estes meses podem incluir-se na nossa lista, como sendo a melhor altura para comprar carro, pois muitos empresários decidem vender precocemente alguns modelos em stock, para conseguirem criar espaço e receberem lançamentos previstos para o novo ano. Campanhas especiais, Black Friday e descontos de Natal são ainda outras épocas a considerar.

Final do ano

O final do ano é a ocasião em que os stands automóveis proporcionam mais descontos. Existem contrapartidas por parte da gestão dos stands já que o final do ano é a fase do rescaldo de vendas. O mês de dezembro acaba por ser o mais intenso deles todos.

Outras considerações

Como muitos compradores preferem adquirir um carro no mês de janeiro, a sua valorização acabará por ser mais interessante numa situação futura em que o comprador, hipoteticamente, decida vender o carro. Assim sendo, se pretende fazer um bom negócio, aproveite a época do final do ano, uma vez que os carros desvalorizam sempre com a entrada do novo ano.

Outra boa sugestão acerca da melhor altura para comprar carro, relaciona-se com o segmento dos automóveis descapotáveis, em estações do ano pouco favorecidas pelo sol. Por isso – e mais uma vez – com a escassez da procura, as oportunidades de negócio aumentam. Logo a melhor altura para comprar descapotáveis, é mesmo no inverno.

Melhor altura para comprar carro, “fora” do calendário

Além das alturas definidas pelo calendário do mercado, existem momentos no decorrer do ano, igualmente oportunas, para conquistar determinados descontos, tais como:

  • Comprar um automóvel na fase final do design: se tem algum conhecimento particular sobre o mundo automóvel e reconhece que o modelo atual que procura irá brevemente sofrer um restyling, a grande maioria dos stands reconhece esse período de transição e reduz os preços;
  • Adquirir um modelo que vai deixar de existir: caso tenha conhecimento de que um determinado modelo irá ser descontinuado, saiba que, na tentativa de cumprir com as metas de vendas, assim como para fazer o desimpedimento de stock acumulado, são acionadas variadas campanhas que comportam valores com descontos associados, ao mesmo tempo que oferecem uma vasta lista de equipamento de série (que outrora era vendido como extra);
  • Fazer um investimento, através de propostas de incentivos pontuais: como nem todos os condutores têm a oportunidade de esperar pela melhor altura para comprar carro, o melhor que pode fazer, nesse caso, é pesquisar pelas melhores condições de compra e estar atento a ofertas particulares dos stands. Em algumas situações, existem campanhas de curta duração, que servem essencialmente para atrair o máximo de clientes num curto período de tempo, e, consequentemente, dinamizar o volume de vendas, assim como as oportunidades de negócio.

A melhor altura para comprar carro requer que seja, igualmente, a melhor altura para concretizar um bom negócio. Acompanhe por perto o mercado automóvel e a influência que este poderá ter no nascimento das melhores oportunidades de compra.

Veja também: