Publicidade:

Saiba onde está o melhor carnaval do país

De norte a sul, percorremos Portugal em busca do melhor Carnaval do país. O resultado? 8 excelentes sugestões de tradição, animação e diversão para dias de folia.

Saiba onde está o melhor carnaval do país
8 sugestões de muita animação e folia

Quer deixar-se contagiar pelo espírito carnavalesco? Aqui, sugerimos-lhe 8 sítios em Portugal onde as celebrações do Entrudo, ainda que plenas de folia, se levam bastante a sério. Espreite a lista e faça-se à estrada para viver o melhor Carnaval do país.

Qual o melhor Carnaval do país? 8 sugestões a não perder


1. Bragança

Em Bragança, em tempos de Entrudo, saem à rua os Caretos, figuras tradicionais nascidas no mundo rural que, para além de trajes coloridos, máscaras e chocalhos, vestem também cultura e autenticidade.

Este ano, o Município de Bragança decidiu aliar ao Carnaval o melhor da gastronomia transmontana – o Butelo com Casulas –, pelo que, no dia 2 de Março, os Caretos chegarão à cidade com um inédito “Assalto ao Fumeiro”, uma representação do que acontece nas aldeias, onde os mascarados tomam de assalto as cozinhas de quem lhes nega uma oferta nas rondas.

No mesmo dia, centenas de Caretos e mascarados ocuparão as ruas num tradicional desfile pela zona histórica da cidade que terminará com a tradicional Queima do Diabo. Já no Domingo, será apresentada uma obra etnográfica publicada pelo Município de Bragança – “Máscaras Rituais de Portugal” – e no dia 6, quarta-feira, fecha-se o Carnaval dos Caretos com a saída à rua do Diabo, da Morte e da Censura.

2. Ovar

Organizado há 67 anos, o Carnaval de Ovar é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos em território luso e, por isso, uma aposta feliz para se deixar contagiar pela animação da época. Este ano, arrancou no dia 9 de Fevereiro com um Desfile de Carnavais Ibéricos e deverá prolongar-se, com folia, até ao dia 5 de Março.

O programa é vasto e encontra-se repleto de novidades e motivos para que se faça a Ovar no Entrudo, entre os quais a Caminhada Nocturna, o desfile da Chegada do Rei, os vários concertos no Espaço Folião e, como não poderia deixar de ser, o Desfile Nocturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.

3. Cabanas de Viriato

Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, é palco de festas carnavalescas desde o século XIX, conhecidas em todo o país pela tradicional “Dança dos Cus”, na qual os pares, divididos em duas filas, se viram para o centro e chocam os traseiros.

Este ano, o Carnaval – assente na tradição e, ainda assim, na espontaneidade – arranca no dia 2 de Março e a dança, que chega a ter quilómetros de extensão, terá lugar no dia 5, ao som da valsa da Filarmónica.

4. Aldeias do Xisto de Góis

O melhor Carnaval do país poderá muito bem ser o Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis. Aqui, esta data era festejada de forma simples, com uma corrida na qual os participantes deveriam estar trajados a rigor, recorrendo a todo o tipo de materiais, desde serrapilheira e trapos a cortiça.

Este ano, a chamada “Corrida do Entrudo” parte da Aldeia do Xisto de Aigra Nova no dia 3 de Março, passando pelas aldeias da PenaCerdeira, Esporão e Ponte Sotão, e aos foliões pede-se apenas que se divirtam, podendo abraçar (ou não) a tradição de declamar quadras jocosas sobre os habitantes das diferentes povoações.

5. Alcobaça

Também em Alcobaça é palpável o espírito carnavalesco. Este ano, com o tema Circo, o programa de Carnaval promete proporcionar, numa tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça, momentos de pura diversão a milhares de foliões de todas as idades.

Com início no dia 28 de Fevereiro, com um Baile de Carnaval para a população sénior, e fim agendado para 6 de Março, dia em que se realiza o Enterro do Entrudo, é uma tradição em território português que merece ser testemunhada.

6. Torres Vedras

Uma das mais fascinantes tradições de Carnaval em Portugal é a de Torres Vedras, absolutamente enraizada na identidade cultural e social da cidade. Este ano, sob o tema Made in Portugal, o programa de Carnaval estende-se de dia 1 a dia 6 de Março, convidando foliões, folionas e as famosas Matrafonas a sair às ruas numa celebração carnavalesca única e genuína.

7. Loulé

Também no Sul de Portugal se vive o Carnaval de forma autêntica. Em Loulé, onde a tradição carnavalesca é já secular, o Entrudo celebra-se com animação, por entre motivos brasileiros e elementos de sátira política e social. Em 2019, o famoso cortejo sairá às ruas nos dias 3, 4 e 5 de Março e conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos.

8. Funchal

De 26 de Fevereiro a 6 de Março, serão muitas as actividade de Carnaval a animar as ruas da cidade do Funchal, na Madeira. Uma das mais populares é, indubitavelmente, o Cortejo Alegórico de Carnaval, que terá lugar no dia 2 de Março e no qual desfilarão carros alegóricos e centenas de figurantes com trajes coloridos e alegres coreografias. Já na terça-feira de Carnaval, é imperativo não perder o Cortejo Trapalhão, marcado pela criatividade e pela sátira. Aproveite, também, para se render aos encantos gastronómicos típicos, como os sonhos e as malassadas.

Veja também: