Publicidade:

Qual é a melhor hora para enviar o currículo?

A escolha da melhor hora para enviar o currículo pode influenciar decisivamente o recrutador a chamá-lo, ou não, para uma entrevista de emprego.

Qual é a melhor hora para enviar o currículo?
Descubra qual a melhor hora para enviar currículo à empresa onde quer trabalhar

Qual é a melhor hora para enviar o currículo? Qual a melhor estratégia de procura ativa de emprego? Vamos descobrir.

Descubra qual é a melhor hora para enviar o currículo


É imperativo que, para que um processo de procura de emprego seja bem sucedido, se aplique uma abordagem estratégica. Nunca descure essa ideia, pois pode fazer a diferença e aumentar as suas chances de conseguir destacar o seu currículo no meio de dezenas ou centenas de outros. Para essa equação, contribuem não apenas a sorte ou o azar – contam os mais ínfimos pormenores e um deles é, sem dúvida, escolher a melhor a hora para enviar o currículo.

enviar cv

Se fosse o candidato a analisar candidaturas, quando gostaria de recebê-las?

Coloque-se no lugar do empregador e pense que, se fosse o candidato a receber as candidaturas, não gostaria de ver entrar pela sua caixa de correio mais um email numa altura em que está cheio de trabalho. De igual modo, quererá enviar o seu CV quando possa “garantir” que o recrutador ainda não leu centenas de candidaturas.

Uma questão de prioridade

A tentação de muitos candidatos poderá ser a de pensar que quanto mais depressa preparar o currículo, mais depressa o poderá enviar, e logo as suas chances de sucesso aumentarão. Mas, isto não corresponde à verdade. Num mundo impulsionado pela tecnologia e comunicação, tendemos a seguir a escola de pensamento de que quanto mais rápido melhor. No entanto, quando se trata de uma candidatura a um emprego, quanto mais tempo se perder a melhorar o currículo, melhor.

A melhor e a pior altura

Especialistas afirmam que a melhor altura para enviar currículo é a segunda feira, de manhã. Mais importante que isso é que não é, de todo, aconselhável enviar a uma sexta feira, muito menos durante a tarde. Isto porque a chances de o verem é muito reduzida. Já à segunda feira, as probabilidades jogam todas a seu favor, porque simplesmente a semana se está a iniciar e as cabeças estão frescas – com sorte, a esmagadora maioria dos currículos ainda está para chegar durante os outros dias da semana.

Se tiver que enviar o seu currículo entre terça e quinta feira, escolha de entre os dois cenários seguintes:

  • Entre as 5h e as 9h;
  • Entre as 10h e as 14h.

Atenção! Nunca se esqueça de ter em mente a diferença de horários entre a zona onde se encontra e a zona onde se situa o empregador que irá receber o seu currículo – isto em caso de se tratarem de países diferentes, é claro.

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.