Publicidade:

Como melhorar a reputação profissional: 6 dicas

Não sabe como pode melhorar a reputação profissional? Anote as 6 dicas que temos para si, comece a segui-las e caminhe em direção ao sucesso. Saiba tudo.

Como melhorar a reputação profissional: 6 dicas
Existem alguns aspetos que podem melhorar a sua imagem profissional

Se o seu objetivo é melhorar a reputação profissional, então, deverá compreender que é possível que tenha de alterar alguns aspetos e hábitos do seu dia a dia.

Com o passar dos anos, a definição de talento tem vindo a ganhar outro significado. Enquanto há uns anos atrás as empresas valorizavam muito os títulos e os conhecimentos formais de cada profissional, hoje o talento passa pela inteligência no geral, pela capacidade de liderar e gerir pessoas e ainda pelo potencial de aprendizagem.

A verdade é que, quando a visão que os outros têm da nossa carreira profissional é positiva, torna-se mais fácil trabalhar arduamente de forma produtiva e criativa para a empresa. Pequenas coisas como o simples facto de começar a chegar a horas ao escritório e ter uma atitude positiva, podem ajudar a melhorar a sua reputação profissional.

Os hábitos que vai criando à medida que os anos passam são o que prejudica, muitas vezes, a sua reputação. Para que não tenha mais dúvidas e consiga ter sucesso, tome nota das dicas que o vão ajudar a garantir o seu reconhecimento pessoal e profissional.

6 dicas para melhorar a reputação profissional


melhorar a reputação profissional

1. Chegue a horas ao trabalho

Quando se trata da maneira como os seus colegas o vêem no local de trabalho, a pontualidade é um aspeto fundamental. Todos nós sabemos que, de vez em quando, é comum chegarmos atrasados, seja ao emprego ou a qualquer outro tipo de compromisso e, normalmente, depositamos a culpa no trânsito que apanhamos pelo caminho ou, então, nos transportes públicos que se atrasaram.

No fundo, a verdade é que as pessoas em geral também sabem que estes atrasos poderiam ser muitas vezes evitados se saíssemos de casa cerca de 10 ou 15 minutos mais cedo. Por isso mesmo, se quer melhorar a reputação profissional é extremamente importante que comece a chegar a horas ao trabalho e que faça disto um hábito.

Ao adotar este comportamento, estará a mostrar a toda a sua equipa que se preocupa com o trabalho, que é confiável e consistente.

2. Tenha uma voz e saiba quando a usar

Ter uma voz significa expressar as suas ideias e pensamentos, mostrando que é confiante e que tem uma ideia geral daquilo que o rodeia.

É muito importante que todos os profissionais que queiram melhorar a reputação profissional se expressem no local de trabalho de forma educada e pertinente.

Lembre-se que existem alguns temas que não devem ser abordados em ambiente de trabalho. Apenas deve saber quando exprimir a sua opinião ou as suas ideias no momento mais adequado.

3. Peça ajuda

É perfeitamente normal que, em algum momento da sua carreira profissional, se comece a questionar e que não saiba exatamente aquilo que quer ou o que deveria estar a fazer.

Pensar assim ou estar nesta fase da vida não tem qualquer tipo de problema, desde que seja capaz de reconhecer que algo não está bem. Admita que precisa de ajuda e converse com o seu chefe e colegas de equipa.

Irá ser mais fácil para si se pedir ajuda para concluir aquela tarefa que o deixa nervoso e ansioso, correto? De outra forma, muito provavelmente nem sequer iria conseguir desenvolver aquilo que o seu chefe tinha em mente e acabaria por deixar que o seu ego atrapalhasse o seu trabalho.

4. Adapte-se às mudanças

A capacidade de adaptação que cada um tem é de extrema importância, principalmente no ambiente de trabalho.

Por isso, se por algum motivo, as tarefas que tem diariamente estão a sofrer algumas alterações, ou se o seu chefe é novo, mostre-se disponível e adaptável. Vai ver que conseguirá ser mais valorizado do que um funcionário que resiste à mudança.

5. Mantenha uma atitude profissional

Apesar de parecer bastante óbvio, o profissionalismo é crucial e extremamente valorizado no ambiente de trabalho.

São cada vez mais os profissionais que se questionam em relação a isto: “De que forma consigo demonstrar que sou realmente profissional no que diz respeito ao trabalho?” É muito simples, basta que faça o seu trabalho da melhor forma que conseguir, que se mantenha fora dos possíveis rumores que se possam criar no escritório, que seja capaz de lidar com situações complicadas de forma pacífica e que consiga resolver problemas de uma forma eficaz.

Como pode verificar, manter uma atitude profissional não é assim tão difícil, desde que se tenham alguns cuidados.

6. Seja amável e gentil com os que o rodeiam

Ser amável e gentil no ambiente de trabalho é tão importante como na vida pessoal. A verdade é que grande parte dos nossos dias é passada no escritório onde lidamos com os nossos colegas e equipa de trabalho durante horas a fio. O que significa que a tendência é para passarmos essas horas de trabalho com aqueles que mantemos uma relação mais chegada.

Ao ser amável e gentil com todos aqueles que o rodeiam, está automaticamente a demonstrar que é genuíno e que simplesmente só quer manter um bom ambiente de trabalho, onde as energias positivas estão presentes a todos.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego