Publicidade:

7 truques para melhorar a resolução de imagem da TV

Muitas vezes, mais do que comprar uma TV com as melhores especificações, importa conhecer alguns truques para melhorar a resolução de imagem da TV.

7 truques para melhorar a resolução de imagem da TV
Dicas infalíveis para melhorar a sua experiência televisiva

Com o lançamento constante de novas televisões, com cada vez mais qualidade, aquela que tem em casa, e que comprou há tão pouco tempo, parece ficar para trás. Mas não desespere, porque existem alguns truques para melhorar a resolução de imagem da TV muito fáceis de implementar.

7 dicas infalíveis para melhorar a resolução de imagem da TV


tv

1. Desligue a poupança de energia

Não que não seja uma funcionalidade útil e interessante, mas devemos ser práticos neste contexto. Quando falamos de telemóveis ou outro tipo de dispositivos móveis, o modo de poupança de energia é, sem dúvida, uma das melhores funções que pode ter ativadas.

Mas no caso dos televisores, a questão não é tão linear assim, já que nem sempre é garantido que estes modos contribuam, efetivamente, para a poupança de energia das TVs. Sim, pode ser vantajoso para a sua fatura da luz, mas se investiu numa boa televisão, deve usufruir dela na sua totalidade.

O que estes modos de poupança fazem é, de uma forma geral, regular os níveis de brilho e contraste da sua TV, de modo a que não sejam consumidos valores em excesso. Desta forma, não será exigida tanta luminosidade e, por conseguinte, a energia será poupada. Por outro lado, a qualidade de imagem ficará comprometida, já que não terá todas as funcionalidades no máximo.

2. Escolha o modo de transmissão certo

Hoje em dia, todos os televisores os têm. Se não sabe do que falamos, explore as definições da sua televisão e aceda aos modos de transmissão. Este é um dos melhores truques para melhorar a resolução de imagem da TV e pode implementar facilmente.

Suponhamos que está a ver um filme… Sabia que a sua televisão tem um “modo cinema” (ou de nomenclatura semelhante) disponível? Deve usá-lo para esse efeito, uma vez que fará toda a diferença na transmissão a que está a assistir.

Isto acontece porque cada modo está otimizado para aquilo que está a ser transmitido. O mesmo acontece com programas de desporto, ou outro tipo de jogos, que exijam as definições certas – já que, em transmissão, estão imagens em constante movimento e todas as funções estarão pensadas para melhorar essa imagem.

3. Desative o “Modo Novela”

Conhece-o? Por predefinição, ele já vem ativado “de fábrica”, estando ativo na maior parte das televisões mais recentes. Aquilo que este modo faz, de uma forma geral, é adicionar frames àquilo que está a ser transmitido de forma a que pareça que as pessoas e objetos se movimentam mais rapidamente.

Caso não encontre este modo com esta nomenclatura, continue a procurar, porque pode apresentar um nome diferente. Procure expressões como “Motion Control“, “Motion Smoothing” ou “TruMotion” e não hesite: desligue-o.

4. Defina a temperatura de cor

Pode não estar confortável com este parâmetro, uma vez que pode apresentar uma série de opções de personalização. Nem todas as pessoas dominam este assunto, nem tão pouco dão importância ao facto de a imagem transmitida parecer “normal”.

No entanto, deve perder algum tempo neste parâmetro das definições, isto porque pode contribuir, e muito, para a melhoria da qualidade de imagem do seu televisor. Não precisa de dedicar muito tempo a percorrer todas as definições existentes, mas garanta que define a sua TV para um modo standard ou “quente”, para que a imagem se aproxime o mais possível da realidade.

5. Ajuste o brilho, contraste e restantes definições de imagem

Percorra todas estas definições com tempo. Acredite, é uma ótima dica que ajuda a melhorar a resolução de imagem da TV. Ao definir todos estes valores, como brilho e contraste, vai garantir que a definição se aproxima da imagem perfeita.

Se tiver uma Smart TV, pode abrir o YouTube para o ajudar nestas definições. Isto porque este serviço disponibiliza uma playlist para que possa testar todas as definições com as cores corretas e correspondentes.

6. Ative os modos de realce (cores escuras e contrastes)

Ao ativar estes modos, vai rapidamente notar que a qualidade de imagem melhora, sobretudo no que se refere à vivacidade de cores. As cores mais escuras e os contrastes serão melhorados e permitirão uma maior definição de imagem.

O simples facto de ativar estes modos irá fazer com que os LEDs não trabalhem em demasia, isto é, com “esforços” desnecessários. As cores e a imagem no seu todo serão mais naturais e não irão exigir demasiado dos conjuntos de luzes.

7. Ajuste as definições Gamma

Ajustar as definições Gamma significa que pode melhorar o nível de detalhe da imagem transmitida na sua televisão. Tendo em conta que não tem a TV numa sala escura, sem entradas de luz, ajustar estas definições irá melhorar a imagem no seu todo. A Gamma vai ajustar os níveis de brilho e as sombras, melhorando, por sua vez, a resolução.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.