Publicidade:

Conheça os 10 dos melhores aeroportos low cost do mundo

A Skytrax World Airport Awards elegeu os melhores aeroportos low cost no mundo. O Japão ganhou, mas saiba que os europeus também estão bem representados.

Conheça os 10 dos melhores aeroportos low cost do mundo
O Aeroporto de Kansai é o grande eleito

Skytrax World Airport Awards divulgou a lista dos melhores aeroportos low cost no mundo para o ano de 2018. Aeroportos plenos de movimento, com muitos passageiros e tráfego e, claro, cuja especialidade é trabalhar precisamente com companhias aéreas de baixo custo. Se normalmente viaja em empresas com preços mais acessíveis, então vai querer saber quais os melhores aeroportos low cost no mundo, ou seja, aqueles que têm os melhores terminais, dedicados às companhias que oferecem preços mais reduzidos.

Top 10 dos melhores aeroportos low cost no mundo


1. Aeroporto de Kansai, terminal 2

Este aeroporto internacional, localizado na Baía de Osaka, Japão, recebeu o 2018 World’s Best Low-Cost Airline Terminal Award, nomeadamente o terminal 2, na aterragem e descolagem de companhias low-cost. O aeroporto foi inaugurado a 4 de setembro de 1994. O aeroporto serve companhias como a All Nippon Airways, Japan Airlines e Nippon Cargo Airlines e, ainda, a primeira companhia de baixo custo japonesa, a Peach Aviation. Em 2016, foi considerado o terceiro aeroporto mais movimentado do Japão, com o registo de cerca de 25.2 milhões de passageiros utilizadores.

 

2. Aeroporto de Tóquio Narita, terminal 3

Este aeroporto internacional está localizado a aproximadamente 60 km do centro de Tóquio. Trata-se do principal aeroporto internacional no Japão, com 50% de tráfego de passageiros internacionais e 60% de tráfego internacional de carga. Em 2016, foi considerado o segundo aeroporto mais movimentado do Japão.  A sua pista principal tem 4000 metros de comprimento, sendo a maior pista do Japão e servindo as companhias aéreas: Japan Airlines, All Nippon Airways e Nippon Cargo Airlines. Trabalha ainda com empresas low-cost como as Jetstar Japan, Peach Aviation e Vanilla Air.

 

3. Aeroporto de Melbourne, terminal 4

O também conhecido como aeroporto Tullamarine é o segundo aeroporto mais movimentado da Austrália – registava já em 2005 cerca de 20 milhões de passageiros – e localiza-se a 23 km do centro da cidade. A rota aérea Melbourne-Sydney é a quarta rota aérea de passageiros mais viajada do mundo e este aeroporto oferece voos diretos para 33 destinos domésticos da Austrália, além de destinos no Pacífico, Londres, Ásia e América do Norte. Serve como importante base para companhias aéreas como as Qantas, Virgin Australia, Jetstar Airways e Tiger Airways Australia. Amplamente premiado, o aeroporto possui quatro terminais: um internacional, dois nacionais e um nacional low-cost.

 

4. Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur

Este é o principal aeroporto internacional da Malásia, situado a cerca de 50 km da capital, Kuala Lumpur. Foi inaugurado a 27 de junho de 1998 e teve um custo aproximado de 3,5 biliões de dólares. Tem como slogan: “O mundo próximo da Malásia e a Malásia do mundo” e aqui operam a Malaysia Airports, Malaysia Airlines, Malaysia Airlines Cargo e Air Asia.

 

5. Aeroporto de London Stansted

Este é um dos cinco aeroportos da cidade londrina, e em 2015 era o quarto aeroporto mais movimentado do Reino Unido. Fica a cerca de 50 km do centro da capital e é principalmente usado pelas companhias aéreas low-cost como a Ryanair, EasyJet e Germanwings, além de por empresas de transporte de mercadorias, como a Volga-Dnjepr e a FedEx. A pista de aterragem tem 3050m e está previsto um plano de ampliação que prevê a criação de mais três pistas.

 

6. Aeroporto Brussels South Charleroi

Outros dos melhores aeroportos low cost no mundo é na Bélgica. Este aeroporto internacional localiza-se a 46km do centro de Bruxelas. É o segundo aeroporto mais movimentado do país, tendo registado 7.303.720 passageiros em 2016.

 

7. Aeroporto de East Midlands

Em sétimo lugar, está um aeroporto internacional localizado em Inglaterra, a 32 km da cidade de Leicester. É especialmente conhecido por trabalhar com companhias aéreas de baixo custo, como a Jet2.com e a Ryanair ou outras como a TUI Airways que oferece voos para destinos nacionais e europeus de curta distância. Serve também de base à BMI Regional, Flybe e Thomas Cook Airlines.

 

8. Aeroporto London Luton

Também em Inglaterra, fica localizado este aeroporto internacional, mais precisamente a 56,5 km do centro de Londres. É o quarto maior aeroporto a servir a zona. Em 2014, registou à volta de 10,5 milhões de passageiros. O aeroporto serve de base à EasyJet, Monarch, Thomson Airways e Ryanair, e maioria das rotas oferecidas servidas são europeias.

 

9. Aeroporto de Berlin Schönefeld

O aeroporto de Berlim-Schönefeld situa-se em Schönefeld, Brandemburgo, e foi o principal aeroporto da Alemanha Oriental. Foi a partir dele que se fizeram os voos mais importantes entre os países irmãos socialistas.

 

10. Aeroporto de Frankfurt-Hahn

Trata-se de um aeroporto regional situado na Alemanha. Em 1993, foi convertido num aeroporto civil, sendo o terceiro maior aeroporto de cargas do país germânico. Funciona 24 horas e trabalha maioritariamente com companhias aéreas low-cost irlandesas, mas também com a húngara Wizz Air e a turca SunExpress. Em 2014, recebeu 2,5 milhões de passageiros e é o 10° maior aeroporto alemão de passageiros.

 

Planeie as próximas férias tendo em conta a lista dos melhores aeroportos low cost no mundo. São sobretudo apetecíveis para escapadinhas de fim de semana ou para um retiro de alguns dias e, claro, são os mais indicados para quem só voa em companhias aéreas de baixo custo.

Veja também: