Publicidade:

Os 16 melhores carros de sempre

É uma tarefa complicada e ingrata nomear os melhores carros de sempre. Mas existem modelos que são verdadeiramente fora de série. Esta é a nossa seleção.

Os 16 melhores carros de sempre
Curioso? Concorda com a seleção? Diga-nos qual o seu preferido

Conduzir é, para muitos, um dos maiores prazeres da vida. Por vários motivos: adrenalina, companhia, pavimentos e, claro, pela máquina que escolhemos. Saber quais são os melhores carros de sempre não é fácil e não há opiniões corretas ou incorretas.

Sem importar a ordem, tentamos apresentar-lhe um conjunto de escolhas de carros que, de qualquer maneira, estão bem perto do topo do que se pode traduzir pelo prazer da condução. Falta-nos algum?

Os 16 melhores carros de sempre

1. Ford Mustang

ALT ford mustang

Este carro é um clássico no mais puro sentido da palavra. A potência sempre ajudou o icónico Mustang a destacar-se como um dos melhores carros de sempre, com tanto sucesso que ainda hoje é muito procurado. Um dos carros que mais é restaurado no mundo.

2. Bugatti Veyron

ALT bugatti veyron

Aqui passamos do porte para a velocidade. O Bugatti Veyron foi durante muito tempo a referência dos 0-100km/h: 2,6 segundos, e chegou a ser o carro mais rápido do mundo, capaz de chegar aos 430 km/h. É também um dos carros mais caros do mercado.

3. Porsche Carrera GT

melhores-carros-de-sempre

Produzido pela Porsche entre 2004 e 2007, o Carrera GT já é considerado o melhor carro desportivo do milénio. Até agora, claro. Vai ser muito difícil conseguir destronar esta jóia da coroa da fabricante alemã.

4. Mclaren F1

melhores-carros-de-sempre

Um dos carros que mais marcou a década de 90: o carro mais rápido e leve, assim como o mais caro do ano de 1994. Já a entrar na adolescência, este carro ainda é capaz de atingir os 390 km/h.

5. Jaguar E-Type

ALT jaguar e type

Um clássico britânico, dos anos 60, considerado por muitos como o carro mais elegante e bonito do mundo. A marca nunca mais foi a mesma em termos de estatuto, depois da produção deste automóvel. A qualidade acompanha a elegância.

6. Ferrari Enzo

ALT ferrari enzo

Se um carro recebe o nome do fundador da marca, é porque é, sem dúvida, um dos melhores carros de sempre. Construído em 2002 e inspirado pela tecnologia dos carros de Fórmula 1, foram apenas produzidos 400 exemplares.

7. Aston Martin Vanquish

melhores-carros-de-sempre

Lançado em 2001 e um dos carros de James Bond (no filme Die Another Day), o Vanquish está equipado com um motor V12. A potência e a velocidade acompanham os preços a que este carro pode chegar: quase 900 mil euros.

8. Land Rover Defender

ALT land rover defender

Não podíamos deixar a nossa lista sem um exemplo de um carro todo o terreno. Uma referencia para os amantes da condução mais aventureira, o Defender é um dos modelos que está há mais anos no mercado sem alterações estéticas.

9. Lamborghini Countach

melhores-carros-de-sempre

Muitos tiveram posters deste magnífico carro nas paredes do quarto. Foi produzido entre 1971 e 1990. Apesar de ser muito bom, acaba por ficar na história como um dos carros com uma condução mais perigosa, simplesmente por depender do condutor para todas as decisões. Considera-se que foi este Lamborghini o responsável pela popularização da estética desportiva dos automóveis.

10. Volkswagen Golf

ALT volkswagen golf

Os melhores carros de sempre não são necessariamente super rápidos ou potentes ou elegantes. Muitas vezes são acessíveis, confortáveis, poderosos e confiáveis. O Golf é um dos carros mais vendidos de sempre – um sinal do lugar que ocupa no mundo automóvel.

11. Alfa Romeo 33 Stradale

melhores-carros-de-sempre

A Alfa Romeo é conhecida por ser uma marca no design, mas também conhecida pelos problemas elétricos. Mas para conduzir o 33 Stradale todos os problemas ficam de lado. A emoção fala mais alto.

12. Mercedes-Benz 300 SL Gullwing

melhores-carros-de-sempre

Portas a abrir para cima, não falamos do Renault Twizy, mas sim do clássico da Mercedes-Benz que introduziu as portas com formato de asas de gaivota. Conduzi-lo é fantástico, mas ao estacionar cuidado para não bater com as portas no carro do lado.

13. BMW M3

Esta é a versão mais rápida do BMW Série3, corria o ano de 1985 quando a divisão M da marca alemã criou este automóvel que se tornou um ícone das quatro rodas. Ainda hoje é um dos carros mais desejados pelos amantes deste mundo banhado a gasolina.

14. Renault 4L

Questiona-se porque este carro está na lista? Saiba que é um dos automóveis mais simples e com um custo reduzido. Por esta razão é escolhido até para incursões no deserto. Por vezes menos é mais.

15. Ferrari 250 GTO

melhores-carros-de-sempre

O Ferrari 250 GTO é um modelo lendário, sendo que quando era novo cada comprador tinha de ser aprovado por Enzo Ferrari. Várias publicações já viram este como um dos melhores carros de sempre, e é pelo menos dos clássicos mais desejados que há.

16. Ford GT40

melhores-carros-de-sempre

O Ford GT40 foi lançado com um objetivo: bater a Ferrari nas 24h de Le Mans, depois de a Ford ter tentado comprar a Ferrari e não ter conseguido. Não estaria numa lista dos melhores carros de sempre se não tivesse conseguido bater a Ferrari na grande corrida – quatro vezes seguidas, entre 1966 e 1969. Graças ao seu feito, o GT40 passou a ser uma lenda no mundo automóvel.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: