Publicidade:

Melhores carros dos anos 70: 11 modelos imperdíveis

Fãs do mundo automóvel, este artigo é para vocês: descubram agora os melhores carros dos anos 70, pérolas que estarão sempre na memória.

Melhores carros dos anos 70: 11 modelos imperdíveis
Saiba quais são

Na década de 1970 era a música disco que embalava o mundo, Karol Wojtyla tornou-se no icónico e amado Papa João Paulo II, a Microsoft nasceu para revolucionar o mundo tecnológico e Portugal libertou-se das amarras da Ditadura. No universo automóvel, os melhores carros dos anos 70 marcaram várias gerações e continuam na memória dos apaixonados pelo mundo das quatro rodas.

Melhores carros dos anos 70: 11 modelos fenomenais

BMW M1

Foi uma das coqueluches dos anos 70. Os anos parecem não passar por este modelo que continua tão apetecível como nos primeiros meses desde o lançamento e, por isso, em 2004, ganhou um lugar na lista de melhores desportivos da década de 70 da revista Sports Car International.

 

Volkswagen Golf GTI

Este hatch desportivo veio revolucionar o universo automóvel. Até aos dias de hoje, dizem que é “um carro desportivo copiado mas nunca igualado”. Não é à toa que é um dos melhores carros dos anos 70 e que ainda hoje faz as delícias dos seus fãs.

 

Citroen CX

Centenas de ministros e presidentes de diversos países europeus elegeram este topo de gama como meio de transporte por excelência. Chegou com motorizações turbodiesel e com suspensão hidropneumática.

 

Lamborghini Countach

Este modelo tinha mesmo de fazer parte da lista de melhores carros dos anos 70. Surgiu em 1974, mas continua a ser, nos dias de hoje, um dos mais incríveis supercarros alguma vez construídos.

 

Lancia Stratos

O Lancia Stratos foi um dos grandes campeões dos Rallys: conquistou mais de 50 títulos ao longo da sua história de sucesso. Com uma velocidade máxima superior aos 200 km/h, ia dos 0 km/h aos 100 km/h em menos de 7 segundos.

 

Audi 80

É um histórico da marca alemã. Rapidamente se tornou numa das berlinas de referência e foi a partir deste modelo que surgiu outro modelo icónico da marca alemã: o Audi A4.

 

Volkswagen Passat

Este modelo também foi um dos melhores carros dos anos 70. O primeiro viu a luz do dia em 1973 e, desde então, já trouxe consigo cinco versões bem distintas e sempre adaptadas ao seu tempo. Tração dianteira e às quatro rodas, um design moderno e intemporal e uma gama de motores entre 4 a 8 cilindros tornam neste modelo um dos mais famosos da marca alemã.

 

Citroen GS

Robert Opron foi o responsável pelo design deste modelo: linhas bastante fluidas, faróis em formato de trapézio, capot em cunha e três janelas laterais. Com transmissão manual e semiautomática, este modelo também vinha equipado com tração dianteira, com a famosa suspensão hidropneumática e com motores até 1299 cc.

 

Porsche 928

Uma autêntica bomba para o seu tempo: suspensão traseira com dupla triangulação, motor à frente e caixa montada junto do diferencial. Atingia os 240 km/h e foi eleito o Carro do Ano na Europa em 1978.

 

Lancia Delta

Giorgio Guigiaro ajudou a lançar este modelo em 1979. O Delta, um pequeno utilitário familiar, partilhava a plataforma do Fiat Ritmo e chegou com pequenos luxos no interior. Contudo, este modelo é mais reconhecido pelo seu passado em Ralis à conta de modelos históricos e marcantes como é caso do Delta HF Turbo Integrale.

 

Fiat 127

Surgiu em 1971 e, ao todo, deu origem a três gerações do modelo. Em 1975 tornou-se no carro mais vendido na Europa e deixou para trás os principais concorrentes: o Citroën 2cv, o Renault 5 e o Volkswagen Polo.

 

 

Veja também: