Publicidade:

11 melhores carros dos anos 80

Para os fãs das quatro rodas, trazemos agora a lista definitiva com os melhores carros dos anos 80. Prepara-se para uma viagem de três décadas no tempo.

11 melhores carros dos anos 80
Saiba quais são

Tudo aconteceu nos anos 80: Portugal entrou na CEE, o Vitinho mandava as crianças para a cama, os looks eram extravagantes e as músicas pop marcaram de tal forma uma geração que, ainda hoje, ecoam nos nossos rádios. Para os fãs de automóveis, esta década foi fértil em modelos icónicos. Se quer saber quais os melhores carros dos anos 80, está no sítio certo.

Melhores carros dos anos 80: 11 modelos imperdíveis

BMW E30 M3

Todos ficamos a conhecer este modelo em 1985. Chegou com motor de 4 cilindros e 2.3l. Com uma potência de 191 cv, tinha tração traseira e, numa primeira fase, foram construídos 5000 exemplares para que pudesse integrar o WTCC (o que aconteceu em 1987).

 

Ford Sierra

Com tração traseira e suspensão completamente independente, este modelo conquistou milhares de fãs e, por isso, faz parte da lista de melhores carros dos anos 80.

 

Audi Quattro

Um modelo construído para impressionar nos circuitos de Rally durante os anos 80. O Quattro foi o primeiro carro desportivo a combinar um motor turbo com sistema de tração integral. Ficou para a história e na memória de todos os fãs do universo automóvel.

 

Ferrari F40

Este modelo foi apresentado em 1987 e rapidamente se tornou num dos melhores carros dos anos 80. Equipado com um motor V8 de 2936 cc, tinha uma potência de 478 cv e tração traseira. Ao todo, foram construídas 1100 unidades.

 

Mercedes 190

Foi lançado em 1983 e era completamente revolucionário: foi o primeiro com suspensão multi-link no eixo traseiro e o primeiro com suspensão McPherson na dianteira. Além disso, introduziu uma nova linguagem estética sem o uso intensivo de cromados na carroçaria. Para os condutores deste modelo, a fiabilidade, conforto e segurança sempre pautaram as suas viagens.

 

Volvo 480

Este modelo é verdadeiramente especial: motor desenvolvido pela Renault, eixo traseiro produzido pela Lotus e um motor turbo com componentes desenhados pela Porsche. Ainda assim, em nove anos de comercialização, as vendas deixaram muito a desejar: apenas 75 mil unidades em todo o mundo.

 

Ferrari 288 GTO

Um autêntico clássico. Foram produzidas 272 unidades que vinham equipadas com um motor V8 de 2855 cc e 400 cv de potência.

 

Porsche 959

Com tração integral, surgiu na reta final dos anos 80 (1986). Com 444 cv de potência, vinha com motor de 6 cilindros e 2849 cc.

 

Peugeot 205

É um dos modelos icónicos da marca francesa. Foi apresentado em 1983 e já ganhou diversas versões que o colocaram no topo da lista de preferências dos automobilistas ao longo das últimas três décadas. Com apenas 3,71 metros de comprimento, o design deste modelo sempre foi bastante característico. Com uma velocidade máxima de 140 km/h, tinha uma potência de 45 cv.

 

Citroen BX

Foi lançado em 1982, mas esteve para ser um projeto da Volvo (chamado de Tundra). Foram 12 anos de sucesso que começaram com o slogan “J’aime, J’aime, J’aime”. Foi amor à primeira vista e um autêntico sucesso de vendas. Com um design apelativo e irreverente, este hatchback impressionou tudo e todos com as suas linhas avant-garde. É, por isso, um dos melhores carros dos anos 80.

 

Audi V8

Com um motor 3.6 V8 DOHC feito em alumínio, este modelo foi inspirado no Audi 200. O V8 chegou com uma panóplia tecnológica variada: teve direito a transmissão automática, diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro e sistema Quattro com um diferencial central. Um clássico imperdível dos não menos inesquecíveis anos 80.

 

Veja também: