Publicidade:

Serão estes os 10 melhores carros de sempre?

O tema automóvel é tão abrangente que permite fazer listagens, categorizá-las por anos, gamas e décadas. Porque não sugerir uma lista dos 10 melhores carros de sempre?

Serão estes os 10 melhores carros de sempre?
A lista será sempre subjetiva, mas há modelos indiscutíveis.

As listas que poderíamos realizar tendo como ponto de partida os automóveis é quase infindável, tal a panóplia de assuntos e comparações que podem ser feitas. Muitas são do conhecimento geral e integram desde os carros mais rápidos aos melhores carros de uma determinada década; os mais confortáveis; os mais caros; os clássicos mais apetecidos, entre tantas, tantas outras. Desta vez a ideia é construir a lista: 10 melhores carros de sempre.

O ponto de partida para esta lista é abrangente e integra marcas de automóveis superdesportivos, dos designados de topo de gama e outras mais genéricas. A lista está estruturada com foco no prazer, nas sensações, no design intemporal, no arrepio que surge quando os olhamos; nas obras de arte que pretendem ser; pela elegância que transmitem ou o luxo que lhe está intrínseco.

Conheça a lista dos possíveis 10 melhores carros de sempre

10.º – Mercedes-Benz 300 SL (Gullwing)

Mercedes-Benz 300 SL (Gullwing)
Fonte: Mercedes/Divulgação

Obra de arte sobre rodas é o que em 1954 se poderia dizer do Mercedes-Benz 300 SL (Gullwing), na cor prata e com as portas a abrir no sentido ascendente como se se tratassem de asas de gaivota a abrir. Pelo design e elegância rapidamente conquistou adeptos e destacou-se no mundo desportivo com participações em Le Mans, Nuremberg e na corrida Panamericana México. O design que apresenta torna-o a primeira geração do que seria mais tarde o Mercedes-Benz SL.

9.º – Range Rover

Range Rover
O Range Rover é um dos míticos modelos construídos pela marca de automóveis de luxo inglesa Land Rover. O Range Rover surgiu nos anos 70 e, até hoje, mantém intocável a capacidade de veículo de todo-o-terreno, que está igualmente bem adaptado ao quotidiano das cidades. Elegância, conforto, luxo, capacidade off-road são palavras que definem o estatuto do Range Rover que desde 1970 não deixou de ser produzido. É uma referência em todo o mundo.

8.º – Ford Mustang

MustangFonte: Ford/Divulgação


Clássico, mais clássico não há. O Ford Mustang reúne tudo o que se espera de um automóvel: design apelativo, robustez, potência e velocidade. É sem dúvida um dos 10 melhores carros de sempre, construído na América pela Ford que até aos dias de hoje soube manter viva a chama do Mustang. Tanto assim é que o Ford Mustang surge no mundo automóvel como um dos modelos com mais unidades restauradas facto que diz bem do sucesso alcançado.

7.º – Aston Martin DBS

DBSFonte: Aston Martin/Divulgação


Qualquer lista com os 10 melhores carros de sempre terá de incluir o Aston Martin DBS, um grand tourer de duas portas construído entre 1967 e 1972, que respira o classicismo do design britânico. É o antepassado dos elegantes e modernos DBS dos dias de hoje, mas guarda todo um saber e elegância que se pode traduzir: no charme inglês. Equipado com potentes motorizações V6 ou V8, a par do design, o DBS fazia-se sentir presente pela sonoridade rouca dos seus motores e pelo conforto e luxo bem patentes no habitáculo. Na época era o carro de produção mais rápido do mundo.

6.º – Pagani Zonda

Pagani ZondaFonte: Pagani/Divulgação


O design é indubitavelmente italiano e olhá-lo transmite sensação de dinamismo, leveza, velocidade. O Pagani Zonda é um superdesportivo cuja produção foi confinada aos anos 1999 a 2012. É um produto artesanal e um dos automóveis mais caros do mundo. São conhecidas várias versões sendo que o Zonda Tricolore fecha o ciclo Zonda, e foi construído como tributo à equipa de acrobacias aéreas italiana. Entretanto, em 2017, no conhecido concurso de Pebble Concurs d’Elegance, nos Estados Unidos da América, surgiu o Zonda HP Barchetta, um modelo com características únicas, numa evocação do 60.º aniversário de Horácio Pagani.

5.º – Porsche 911

Porsche 911Fonte: Porsche/Divulgação


Este é sem dúvida um dos grandes ícones do mundo automóvel e figura na lista dos 10 melhores carros de sempre por ainda se manter em produção e ter uma legião de fãs em todo o mundo. Os primeiros Porsche 911 datam de 1964 e o modelo é fabricado até hoje, tendo conhecido, naturalmente, várias atualizações e modificações que o tornam hoje um automóvel desportivo de eleição, com uma carreira invejável.

4.º – Ferrari Daytona

Ferrari Daytona
Daytona não é o nome oficial deste Ferrari. Conhecido, isso sim, por Ferrari 365 GTB4, sendo o nome Daytona atribuído, à época, pela comunicação social a propósito deste modelo da Ferrari ter obtido várias vitórias na tradicional prova de automobilismo: 24 horas de Daytona (Daytona Beach, Flórida, Estados Unidos da América). E principalmente por ter vencido a prova em 1967. O Ferrari 365 GTB4 foi apresentado pela primeira vez ao mundo em 1968, no Salão Automóvel de Paris e substituiu o Ferrari 275 GTB4. Na altura recebeu o apelido por que hoje é conhecido Daytona. O design é da autoria de Pininfarina.

3.º – McLaren F1 LM

McLaren F1 LM
O McLaren F1 é o automóvel responsável por trazer os ensinamentos que a marca britânica recolheu nas corridas de F1 para a estrada. O McLaren surgiu nos anos 90 e marcou esta década devido a três fatores: carro mais rápido (390 km/h); carro mais caro da sua época e pelo design desportivo e habitáculo apenas para 3 passageiros com o condutor colocado em posição central. Inovador e tremendamente apelativo tinha de figurar a lista dos 10 melhores carros de sempre.

2.º – Jaguar E-Type

Jaguar E-Type
O Jaguar E-Type tem de ser encaixado na sua época: os fantásticos anos 60. Surgiu precisamente em 1961 foi produzido até 1974 e, rapidamente, chamou a atenção de atores e jogadores de futebol como Brigitte Bardot, Tony Curtis, Steve McQueen ou George Best. Elegante, potente e rápido, o facto de ter sido fabricado, também como cabriolet trouxe-lhe a vantagem de se tornar num símbolo de liberdade. A verdade é que em 2008 segundo a lista dos “100 mais belos carros de todos os tempos” elaborada pelo jornal Dailey Telegraph o Jaguar E-Type figura no 1.º lugar.

1.º – Bugatti Veyron

Bugatti Veyron
Charme, elegância, ostentação. Palavras que podem definir o Bugatti Veyron em todo o seu esplendor. É claro que a estes epítetos o Veyron junta outros como a velocidade máxima de 430 km/h; a rapidez com que arranca de 0 a 100km/h em 2,6 segundos. Até tira a respiração ao condutor mais avisado. E ainda tem um handicap, para muitos dos cidadãos normais é um dos carros mais caros do planeta.

Veja também:

 

Valdemar Jorge Valdemar Jorge

No seu ADN encontramos a paixão pelos automóveis enrolada no gosto por contar histórias. Profissionalmente conta com 34 anos de jornalismo, praticamente os mesmos que o hobby que escolheu – a fotografia. O seu lugar favorito, hoje, é na estrada, sentado ao volante de um carro que vai ser apresentado amanhã, a fazer um teste drive para escrever a crónica que o prezado leitor poderá ler esta noite.