Publicidade:

Melhores destinos de férias de verão: 8 lugares ao sol

Ainda não decidiu para onde vai na sua pausa? Selecionamos os melhores destinos de férias de verão para o ajudar. Ainda vai a tempo de uma época estival em grande.

Melhores destinos de férias de verão: 8 lugares ao sol
Com vontade de fazer as malas e partir?

O calendário não engana: a estação quente está cada vez mais perto. E a nossa vontade de partir para uns dias de descanso está cada vez maior. Assim e porque queremos ajudá-lo a escolher um lugar de sonho, fomos à procura dos melhores destinos de férias de verão.

São 8 locais onde o verbo descansar se conjuga com paisagens paradisíacas, sabores mais ou menos exóticos, mas sempre deliciosos, culturas singulares, locais históricos e muito mais. Venha daí escolher as suas próximas férias de verão!

Conheça 8 dos melhores destinos de férias de verão


São Tomé

soa toméFonte: Pixabay/massagista

São Tomé e Príncipe é um arquipélago africano que ocupa um lugar especial no coração dos portugueses. Terra fértil de roças de cacau e café, tanto convida a preguiçosos dias de praia, como a passeios para conhecer a cultura são-tomense.

Na ilha maior, São Tomé, não deixe de conhecer a bonita praia Inhame, de onde pode apanhar um barco para chegar ao famoso e paradisíaco Ilhéu das Rolas.

Para uma experiência gastronómica de lamber os dedos, reserve almoço na Roça São João dos Angolares, onde o chef João Carlos Silva, que ficou conhecido entre nós pelo programa televisivo “Na Roça com os Tachos”, lhe servirá uma refeição memorável.

Costa Rica

costa ricaFonte: Pixabay/Fintanobrien

Território comprido e estreito encravado na América Central, a Costa Rica é um dos países mais interessantes do mundo em termos de diversidade de fauna e flora. Montanhas vulcânicas, florestas densas, animais raros, praias maravilhosas.

Este é um destino onde não deve passar menos do que uma semana de férias. Quinze dias seria o ideal, de forma a poder contactar com todos tesouros paisagísticos de um país que se rege pelo lema “Pura Vida”.

E ainda que as praias – para todos os gostos, desde as banhadas pelo mar das Caraíbas às da Costa do Pacífico – e os diferentes cenários naturais ao seu dispor sejam o principal cartão de visita da Costa Rica, há também uma interessante componente cultural e gastronómica a descobrir.

Grécia

greciaFonte: Maxpixel/Licença cc0

Na Europa, a Grécia é um dos melhores destinos de férias de verão. O sol e o calor têm presença confirmada, assim como as águas azuis-turquesa, o casario pitoresco e a comida deliciosa.

E não se pense que o encanto reside apenas nas zonas históricas de Atenas ou nas badaladas ilhas de Mykonos e Santorini. Há muito mais para descobrir na Grécia. Salónica, na Grécia continental, ou as ilhas de Creta, Corfu e Lefkada, são apenas alguns dos muitos lugares gregos que vale a pena visitar.

Um destino que junta a beleza da paisagem a um passado histórico difícil de igualar por outros destinos em termos de importância civilizacional. Mas se precisa de mais argumentos para escolher a Grécia, aqui fica mais um: é um destino com preços em conta.

Sardenha

sardenhaFonte: Pixabay/fradellafra

Continuando no Mediterrâneo, atracamos agora na Sardenha, essa charmosa ilha italiana. Ponto de encontro de famosos e milionários, oferece ambientes para todo o tipo de veraneantes: desde os lugares mais concorridos, aos mais pacatos e sossegados. Todos têm algo em comum: as praias de águas cristalinas.

Mas o ideal mesmo, é ficar a conhecer um pouco de tudo e para isso nada como alugar um carro. No roteiro, não devem faltar uma visita ao arquipélago La Maddalena, no norte da ilha – há um ferryboat que liga Palau à ilha maior e mais habitada, La Maddalena).

Mas há outros lugares e atividades a não perder, afinal estamos na segunda maior ilha do Mediterrâneo, só ultrapassada pela Sicília. Uma viagem de lancha às Calas Mariolu e Goloritzè; um mergulho nas praias da Costa Esmeralda, como a Spiaggia del Principe, ou um passeio pela cidade de Alghero, com os seus muros de proteção marítima do século XVI, são altamente recomedáveis.

Agadir

agadirFonte: Pixabay/chengtzf

Procura sol, água do mar quente e descanso? Um dos melhores destinos de férias de verão com estas características é Agadir, em Marrocos, que lhe oferece todas as comodidades de uma popular estância balnear, incluindo apelativos resorts, com tudo incluído.

Uma das praias mais famosas é Taghazoute. Se é fã de surf, saiba que pode praticá-lo na Baía de Imsouane, onde há escolas desta modalidade. Caso queira fazer intercalar os dias de praia com momentos mais culturais, programe algumas visitas à cidade e arredores.

O colorido e extenso mercado Souk El Had, as ruínas da antiga Kasbah (a antiga cidade fortificada destruída por um terramoto em 1960), a Medina Polizzi, as mesquitas, o bairro de Talborjt, os Jardins de Olhão (a cidade algarvia está geminada com Agadir), e a avenida La Noria, são pontos a incluir no seu roteiro.

Riviera Maya

riviera mayaFonte: Pixabay/aracelymitsu

Nas próximas férias quer viajar até ao continente americano? Que tal aterrar no México, esse país cheio de cor, história, comida e praias maravilhosas? A região conhecida como Riviera Maya é uma aposta segura, oferecendo-lhe uma atmosfera incrível onde o sol e a descontração estão sempre presentes.

Mas este é um destino para combinar períodos tranquilos de toalha estendida na espreguiçadeira a fitar as águas convidativas do mar das Caraíbas, com momentos de pura adrenalina, pois não faltam atividades de lazer e outras mais radicais à sua espera.

Fazer mergulho ou pesca submarina; visitar grutas e quedas de água; contemplar Chichen Itzá e a sua pirâmide de Kukulcán, percorrer as ruas das cidades coloniais Valladolid, Mérida e Itzamal e ainda aproveitar a animação noturna, irão tornar a sua viagem ainda mais inesquecível.

Zanzibar

zanzibarFonte: Pixabay/morganefreewoman

E agora, nesta lista de melhores destinos de férias de verão, uma sugestão verdadeiramente paradisíaca, bastante procurada para viagens românticas: Zanzibar, na costa da Tanzânia.

É uma ilha que ainda mantém a sua autenticidade. Para além das praias imaculadas emolduradas por palmeiras e das pequenas florestas tropicais, irá poder visitar as plantações de especiarias: sim, Zanzibar é um grande produtor de especiarias, nomeadamente de cravinho, mas onde irá sentir também os aromas da canela, da baunilha, da noz-moscada e do gengibre, entre outras.

Na lista das melhores praias de estão Jambiani, Nungwi, Matemzwe e Paje, mas uma ida à ilha de Chapwani é igualmente um programa a ter em conta. Dedique ainda algum tempo a Stone Town, a capital de Zanzibar, onde se nota uma forte influência indiana e árabe. Para as deslocações na suas férias use sempre que possível os Dala Dala: os curiosos autocarros públicos locais.

Porto Santo

porto santoFonte: Maxpixel/Licença cc0

Para fechar esta lista com oito dos melhores destinos de férias de verão, quisemos escolher um destino português. De entre as muitas hipóteses possíveis, deixámo-nos seduzir pelos nove quilómetros de areia fina e dourada da ilha madeirense de Porto Santo.

Fantástico para férias em família, Porto Santo é garantia de bom tempo, boa praia e boa comida. Para além disso, vale a pena alugar um carro e partir à descoberta dos encantos naturais da ilha e tirar partido dos miradouros, como por exemplo do Miradouro da Portela.

A gastronomia madeirense dispensa apresentações e aqui vai poder deliciar-se com muitas especialidades, como o bolo do caco, a espetada, o peixe-espada com banana ou o milho frito. E o que há de melhor numas férias, para além de descansar, do que comer bem? Porto Santo é por isso perfeito!

Veja também: