Publicidade:

Descubra os melhores detergentes da roupa

Afinal, quais os melhores detergentes da roupa? Pó, líquido, cápsula? A verdade é que cada um tem prós e contras. Conheça-os.

Descubra os melhores detergentes da roupa
Consiga os melhores resultados com os melhores produtos

Não existe uma verdade de ‘La Palice’ na hora de escolher os melhores detergentes da roupa. Para chegar a uma conclusão é mesmo necessário analisar o tipo de roupa que quer lavar, que nódoas pretende retirar e qual o programa que vai utilizar na máquina. Só depois de equacionar tudo isto consegue perceber e chegar a uma conclusão de qual o detergente mais indicado para si.

No sentido de o ajudar nesta cruzada que é a limpeza da roupa, partilhamos as vantagens e desvantagens de cada um dos diferentes tipos de detergente da roupa.

Melhores detergentes da roupa: tudo o que precisa saber para decidir


4 dicas para tratar da roupa que vai querer conhecer

Os melhores detergentes da roupa: pó vs líquido

Os primórdios da limpeza da roupa surgem nos grandes riachos, com as famosas barras de sabão. Mas desde então que as coisas evoluíram imenso. Os primeiros detergentes comerciais para a roupa surgiram em versões em pó. Mais tarde chegam as versões líquidas e em gel, que colmatavam o problema de fácil dissolução na água que tinham alguns detergentes em pó.

Hoje em dia podemos dividir a oferta em duas grandes famílias de detergentes: a fórmula sólida (em pó e pastilhas) e a fórmula líquida (gel, líquido e cápsulas).

E qual deles é o melhor? Ambas as soluções são, atualmente, de grande qualidade. Mas como em tudo, há vantagens e desvantagens associadas.

Detergentes em pó e tabletes

Pontos fortes

  1. Têm um menor impacto ambiental, uma vez que não possuem agentes conservantes, além de que são vendidos em embalagens de cartão, facilmente recicláveis;
  2. Possuem maior estabilidade dos tensioativos e dos agentes de branqueamento do que nas versões líquidas, podendo manter o bom desempenho da limpeza por mais tempo.

Pontos fracos

  1. Há uma maior probabilidade de deixarem vestígios na roupa em caso de sobredosagem ou de carregamento excessivo da máquina, sobretudo no caso das roupa de cores vivas;
  2. Quando a humidade se acumula, há a possibilidade de se criarem “torrões” de detergente dentro da própria embalagem, pelo que deve fechar sempre muito bem e guardar em local seco.

Detergentes em gel, líquido e cápsulas

Pontos fortes

  1. Estes detergentes são menos agressivo para as cores, pelo que podem ser usados diretamente no pré-tratamento das nódoas.
  2. Os detergentes líquidos asseguram melhores resultados para as peças de cor, não sendo necessário ter em casa um detergente específico para esses tecidos.

Descubra 4 boas dicas para tratar da roupa >>

Pontos fracos

  1. Quando o líquido é colocado na gaveta, uma parte pode escoar pelo tubo de descarga sem ter sido usado na lavagem, tornando-se assim menos eficaz. Deve, por isso, colocar o detergente na bola doseadora, diretamente no tambor sobre a roupa.
  2. É muito eficaz no combate às nódoas em peças de cor.

Detergente normal VS detergente para roupa delicada

Entre o detergente para roupa normal e o detergente para roupa delicada, existem assim tantas diferenças? A resposta é sim. Vale de facto a pena investir num detergente para roupa delicada quando falamos de tecidos realmente sensíveis e especiais. A sua fórmula é bastante mais suave e não vai haver tanta probabilidade de danificar as fibras dos tecidos.

Veja 6 detergentes seguros para bebé >>

lavar roupa de bebé

Quais os melhores detergentes de roupa para bebé de acordo com a DECO Proteste?

O estudo foi feito pela DECO Proteste, associação de apoio e defesa do consumidor, que experimentou as diferentes marcas para perceber os melhores detergentes da roupa para bebé. Estes são os quatro melhores detergentes para roupa de bebé segundo a associação:

  1. O Skip Baby vem em primeiro lugar, com com 59% de Qualidade Global. Em termos de pontos positivos, destaca-se o facto de conseguir eliminar as nódoas de sumo de maçã, de molho de tomate, de sopa, de sangue e de gordura. No entanto, é limitado na remoção de nódoas de batata e, sobretudo, de papa de fruta. Além disso, os tecidos mais sensíveis ficam encardidos com o tempo.
  2. No segundo lugar da lista vem o Ariel Baby, com uma Qualidade Global de 54%. Este detergente consegue eliminar as nódoas de tomate, de sopa, de sumo de maçã, de sangue e de gordura, mas não faz um bom trabalho para as nódoas de papa de fruta e de batata.
  3. Com 53% de Qualidade Global está o Xau Colónia Bebé, que acaba com as nódoas de sumo de maçã, de molho de tomate, de sopa e de gordura, mas falha a remover vestígios de erva, de tempero de salada, de papa de fruta e de chocolate.
  4. Em último lugar da lista dos melhores detergentes da roupa de bebé vem o Chicco Baby, com 52% de Qualidade Global. Apesar de conseguir eliminar algumas nódoas (sumo de maçã, sumo de tomate e sopa), não o consegue fazer à sujidade de papa de fruta, batata e gordura.

Recomendações gerais


Estas recomendações vão além de qualquer marca ou tipologia dos melhores detergentes da roupa. Se as seguir, certamente vai conseguir obter resultados bem mais eficazes:

  1. Use o detergente na dose certa e de acordo com as quantidades indicadas na embalagem. Não vale a pena duplicar a dose, pois isso não significa o dobro da eficácia e o mesmo acontece com detergente a menos. Considere sempre a capacidade da máquina, a dureza da água e o grau de sujidade da roupa.
  2. Tenha também atenção à capacidade das máquinas. Não tente colocar 8kg de roupa numa máquina com capacidade máxima de 5…os resultados não vão ser bons.
  3. Guarde os detergentes num local seco e fresco. Além disso, as embalagens devem estar bem fechadas, assim como os frascos de cápsulas. Só assim se garante a qualidade do produto.
  4. Verifique sempre a data de validade dos produtos – sim, os detergentes têm um tempo limite de vida!
  5. Tenha sempre em atenção que os amaciadores para a roupa são complementares aos detergentes. Quando lava o cabelo, utiliza sempre amaciador, certo? Então é essa a lógica que deve usar para a roupa. Este produto acrescenta suavidade e perfuma os tecidos. No entanto, não abuse nas quantidades para não danificar as fibras.

Veja também:

Limpeza e Arrumação