Publicidade:

10 melhores estradas do mundo para conduzir

Apaixonado por automóveis e por experiências únicas de condução? Se sim, vai querer conhecer as 10 melhores estradas do mundo. Conheça-as no artigo.

 
10 melhores estradas do mundo para conduzir
Estradas para todos os gostos nos 5 continentes

Os verdadeiros fãs da condução procuram as melhores estradas do mundo para conduzirem e usufruírem de momentos inesquecíveis ao volante dos seus automóveis. No entanto, nem todos procuram o mesmo tipo de estradas.

Uns privilegiam o conforto e o prazer de condução a velocidades reduzidas, em estradas retas ou em curva e contracurva, desde que usufruam de belas paisagens.

Em contrapartida, existem automobilistas que preferem longas estradas retas, de preferência desertas, onde podem testar os limites dos seus carros e atingir velocidades alucinantes.

Há também os que procuram estradas ricas em curvas e contracurvas, onde exista pouco movimento, de forma a testarem as suas habilidades de condução, bem como a performance dos seus carros.

Com base nisto, elaboramos o top das 10 melhores estradas do mundo.

Quais são as melhores estradas do mundo?


1. Transfăgărășan

Transfăgărășan road

Localizada na Roménia, a Transfăgărășan estende-se por 90 km através das montanhas dos Cárpatos.

O seu pico mais alto é a 2034 metros de altitude, com descidas acentuadas e curvas fechadas e em S.

Estas características fazem desta estrada sinuosa uma maravilha para quem gosta de uma boa dose de adrenalina e de testar os seus limites, bem como os dos seus veículos.

Esta estrada foi considerada a melhor estrada do mundo, por Jeremy Clarkson, numa edição do Top Gear, em 2009.

2. Atlantic Ocean Road

Atlantic Ocean Road

A Atlantic Ocean Road situa-se no Norte da Europa, mais precisamente na Noruega.

A Atlantic Road liga várias pequenas ilhas e rochedos, e é composta por estradas, pontes e viadutos com uma extensão total de cerca de 8 km.

A Atlantic Road atravessa lugares lindíssimos. Um exemplo é a Storseisundet Bridge, que parece uma rampa para o céu. Outro é Hustadvika, o local de muitos naufrágios e onde se localiza aquela que é considerada a zona marítima mais perigosa da Noruega.

Com condições climatéricas favoráveis, pode até ser possível avistar alguns animais marinhos.

Tendo em conta as emoções que desperta, a Atlantic Road foi nomeada a melhor estrada do mundo pelo The Guardian, em 2006.

3. Chapman’s Peak Drive

Chapman’s Peak Drive

As 114 curvas em apenas 9 km de distância da Chapman’s Peak Drive, ou “Chappies” como é carinhosamente chamada, não são o aspeto mais impressionante desta estrada.

Localizada na África do Sul, na Península do Cabo, esta estrada permite, em algumas zonas, uma vista panorâmica de 180º para o Oceano Atlântico.

Ao longo da estrada é possível parar para tirar fotografias, apreciar a paisagem e ainda avistar algumas baleias e golfinhos.

4. Furka Pass

Furka Pass

Localizada nas encostas íngremes dos Alpes Suíços, a Furka Pass foi local de filmagem de umas das cenas do filme Goldfinger de James Bond (1964).

As curvas acentuadas, estendidas ao longo de 16,5 km, revelam-se um desafio até para os condutores mais experientes.

Na Furka Pass pode usufruir de paisagens belas, e pode contemplar o Glaciar do Ródano, e atingirá o seu cume a quase 2500 metros de altitude.

5. Great Ocean Road

great ocean road

Construída pelos soldados que regressaram a casa após a I Guerra Mundial, a Great Ocean Road na Austrália é um memorial dedicado aos soldados mortos durante esta guerra.

Esta estrada alonga-se pela costa sul da Austrália ao longo de 243 km. Atravessa várias formações rochosas naturais, e é ideal para quem gosta de viajar calmamente enquanto desfruta de uma lindíssima paisagem costeira e do céu azul.

É ou não uma das melhores estradas do mundo?

6. Stelvio Pass

Stelvio Pass

Apreciada por condutores e ciclistas, a Stelvio Pass está localizada no Norte da Itália, perto das fronteiras com a Áustria e com a Suíça.

Dependendo da altura do ano, poderá usufruir de belas paisagens cobertas de neve, ou então de magníficos vales verdes.

As suas 48 curvas fechadas ao longo de 24,3 km são procuradas pelos mais aventureiros. A sua altitude máxima é de 2757 metros, e viajar nesta estrada requer um bom motor, ou uns bons pulmões.

Antes de testar a Transfăgărășan na Noruega, Jeremy Clarkson e os seus colegas do Top Gear consideravam a Stelvio Pass como a melhor estrada do mundo.

7. Guoliang Tunnel Road

Guoliang Tunnel Road

O Guoaling Tunnel Road encontra-se na montanhas Taihang, na província de Henan, na China.

Este túnel foi construído para ligar uma pequena aldeia ao resto do mundo. Foram 13 aldeões durante 5 anos que o construíram para, em 1977, ser inaugurado ao público.

Se quiser atravessar os seus 1,2 km de comprimento terá de estar atento a todos os detalhes, pois no túnel só há uma faixa realmente apertada. Como tal, o mais pequeno deslize pode originar uma queda das montanhas.

Este túnel é para os que adoram conhecer a natureza e apreciar uma boa aventura. Em contrapartida, é impróprio para cardíacos.

8. Col de Turini

Col de Turini

Erguendo-se a 1603 metros acima do Mediterrâneo e situado no Sudeste da costa francesa, perto de Nice e da fronteira com Itália, o Col de Turini é a principal ligação rodoviária entre o vale do rio Vésubie e o vale Bévéra.

As suas curvas fechadas ao longo de 24,3 km são palco de uma das etapas do Rally de Monte Carlo. Para além disso, estas também já fizeram parte de edições do Tour de France.

Nesta estrada podem-se atingir velocidades na ordem dos 200 km/h. Se tiver coragem para a percorrer terá paisagens lindíssimas de montanha, e ainda velocidades incríveis.

9. Estrada Nacional 222

estrada nacional 222

Fonte: Pieces of moments/ Divulgação

A Estrada Nacional 222 situa-se em Portugal e liga Peso da Régua ao Pinhão.

As suas 93 curvas ao longo de 27 km permitem aos condutores testar ao limite a potência dos seus carros enquanto desfrutam da fantástica paisagem da região do Douro.

Em 2015, a Estrada Nacional 222 foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir pela Avis. Este estudo recebeu candidaturas de todo o mundo e para determinar a melhor estrada considerou o raio das curvas, a aceleração, travagem e o comprimento das retas.

Se quiser conduzir enquanto usufrui de esplêndidas paisagens sobre o Rio Douro, a Estrada Nacional 222 é a escolha perfeita.

10. Route 66

Route 66

Para terminar a seleção das melhores estradas do mundo temos a Route 66.

Situada nos Estados Unidos, a Route 66 nunca foi distinguida como a melhor estrada do mundo, mas é com certeza a mais famosa.

A Route 66, conhecida como “Mother Road”, é um símbolo de liberdade e aventura.

Com quase 4000 kms de distância, liga Chicago até Los Angeles, passando por oito Estados: Illinois, Missouri, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, e permite fazer coisas tão diferentes como visitar o Grand Canyon, ou uma praia no cais de Santa Mónica.

Fonte de inspiração para várias séries de televisão, filmes e músicas, mesmo depois de desativada no ano de 1985 continua a ser impossível desassociá-la da cultura popular, nomeadamente das aventuras e passeios nas motas Harley Davidson.

Veja também: