Publicidade:

Os 10 melhores Mazda de sempre

A marca japonesa Mazda conquista muitos amantes no mundo automóvel. Conheça os 10 melhores Mazda de sempre. Concorda com a seleção?

Os 10 melhores Mazda de sempre
Fique com a nossa lista

Qualidade, simplicidade, elegância – adjetivos que descrevem a marca japonesa Mazda. No mercado desde 1920, a Mazda Motor Corporation mantém a maior parte da sua produção nas fábricas japonesas. É reconhecida por providenciar aos condutores excelentes experiências. Mas quais são os melhores Mazda de sempre?

Fique com a nossa lista de sugestões e diga-nos se falta algum.

Os 10 melhores Mazda de sempre

1. Mazda MX-5

O MX-5 é um grande favorito dos condutores leais à Mazda. Proporciona uma experiência de condução única, é um carro leve e com um tamanho perfeito para cidade. Não deixa de ser potente e dinâmico, e amigo da carteira. No início do milénio foi um dos carros mais vendidos. O MX-5 foi renovado, nos modelos lançados este ano, com algumas melhorias de design, direção e suspensão traseira.

 

2. Mazda RX-7

O RX-7 foi produzido entre 1978 e 2002, o que não o impediu de ser um dos melhores Mazda de sempre. Apesar de tal tempo de produção, o carro foi um dos mais potentes que a marca já produziu. Os últimos modelos chegavam aos 250 km/h, e iam dos 0-100 em cerca de 5,3 segundos. Era relativamente barato tendo em conta a qualidade. No final da sua produção vieram os RX-7 Spirit-R. Estes tinham a capacidade de chegar aos 100 km/h em cerca de 5 segundos, e há quem diga que chegavam a tocar os 300 km/h.

 

3. Mazda Cosmo

Produzido entre 1967 e 1996, o Mazda Cosmo é um desportivo histórico. Foi o primeiro carro a incluir o motor rotativo Wankel, com bastante sucesso. Chegou inclusivamente a ser usado em várias provas de competição. O nome do carro, que existiu em versão coupé e sedan, recebeu o nome Cosmo, refletindo a corrida espacial que fascinava o mundo na altura.

 

4. Mazda RX-8

O Mazda RX-8 é luxuoso, tanto no interior como no exterior. É um carro que faz com que o condutor se sinta importante, e que lhe dá uma experiência de condução impressionante por ser capaz de chegar às 9.000 rotações por minuto, ser muito fácil de dirigir, e ter um chassis muito bem conseguido.

 

5. Mazda 6

Já deve ter visto o nome deste carro escrito como Mazda 6 ou como Mazda6. Um carro familiar que começou a ser produzido em 2002 e que já sofreu várias evoluções. É um dos modelos “staple” da marca, sendo que foi o mais rápido a atingir 1 milhão de carros vendidos, quando comparado com outros Mazda.

 

6. Mazda RX-3/Savanna

Desenvolvido entre 1971 e 1978, o Savanna é um carro com duas gerações bem distintas. O Savanna, que foi vendido no Japão, e o RX-3, exportado para o resto do mundo. Um carro equipado com motor rotativo.

 

7. Mazda Carol

A imagem deste Mazda é uma das mais reconhecidas do mundo automóvel. A primeira produção decorreu entre 1962 e 1970, recomeçando novamente em 1989, até hoje. Este carro colocou a Mazda no mapa. No início da década de 60 não existiam muitos carros com uma traseira inclinada de forma invertida, atribuindo-lhe um perfil bastante distinto.

 

8. Mazda B-Series

O nome B Series inclui uma série de carrinhas pickup produzidas entre 1961 e 2009. Mais um exemplo do uso do motor rotativo, tão apreciado pela construtora. Alguns modelos B Series ficam marcados por uma ligação interessante entre a performance de uma carrinha desportiva e do papel mais típico de uma pickup. Sabia que da parceria da Mazda com a Ford, este modelo é Ford Courier também?

 

9. Mazda Vision Coupé

Recentemente galardoado com o prémio “Most beautiful Concept Car of the Year”, no Festival Automobile International de Paris, o protótipo do Vision Coupé foi apresentado no ano passado. Representa dinamismo, fluidez e elegância, num modelo difícil de ignorar. Ainda não está disponível para venda, mas já o destacamos com um dos melhores Mazda de sempre.

 

10. Mazda 3

Tal como o 6, também é conhecido como Mazda3. Começou a ser produzido em 2003, como um carro compacto orientado para a performance. O Mazda 3 tem sofrido algumas alterações nas três gerações, e continua a ser bem recebido por oferecer condições semelhantes às de carros mais caros.

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: