Publicidade:

Conheça os 10 melhores motores a diesel de sempre

Saiba quais são os melhores motores a diesel de sempre, e o porquê de os considerarmos tão importantes. Um deles mudou a história automóvel

 
Conheça os 10 melhores motores a diesel de sempre
Sem eles, os combustíveis alternativos poderiam não ser tão populares

Não é fácil chegar a um consenso quanto aos melhores motores a diesel de sempre, tudo isto porque nem todos procuramos o mesmo de um motor. Existem motores diesel de 3 cilindros, 4 cilindros, 5 em linha, 6 em linha, V6 e V8. Tudo dependerá se prefere um carro mais poupado ou um carro com mais “alma”. No entanto, para chegarmos a esta lista final, analisamos todos os carros a gasóleo da história do automobilismo e seleccionamos aqueles que consideramos mais importantes, quer a nível de fiabilidade, quer de consumos e de importância para a sua época.

Os motores a diesel têm-se revelado ser mais poluentes que os motores a gasolina, sobretudo quando trabalham a frio, por isso é possível que os motores a gasóleo tenham os dias contados, uma vez que já começaram a ser banidos de algumas das mais importantes cidades europeias, e noutras, o preço do gasóleo é bastante mais elevado que o preço da gasolina, tudo isto para desencorajar as pessoas a comprar viaturas novas a diesel, e a trocarem os seus carros por híbridos, elétricos ou a gasolina.

Ainda assim, e apesar de todas as desvantagens, os motores a diesel são para já aqueles que nos permitem fazer os melhores consumos e percorrer mais de 1000 quilómetros sem fazer qualquer paragem para reabastecer, conseguindo por vezes serem mais rápidos que as versões equivalentes a gasolina. Conheça a nossa seleção dos melhores motores a diesel de sempre. Veja o porquê de os termos escolhidos e que carros estavam ou estão equipados com esses motores.

10 melhores motores a diesel de sempre


1. Mercedes-Benz OM617

Este motor equipava os Mercedes 300D produzidos entre 1977 e 1985. Com 5 cilindros em linha, 3000 de cilindrada e 80 cavalos de potência, este carro era bastante potente e fiável na sua época, sendo que os consumos impressionavam, visto fazer uma média de cerca de 8L/100km. Os 300D estiveram ao serviço de muitos taxistas no nosso país na década de 80 e 90, percorrendo milhões de quilómetros. É ainda possível encontrar alguns destes exemplares em África a percorrer grandes distâncias sem qualquer registo de avarias. Este carro é um futuro clássico a um preço muito acessível.

 

2. Toyota 1CD-FTV

Este motor 2.0 diesel de 90 cavalos equipou a 9ª geração de Toyota Corolla, produzidos entre 2000 e 2007. Estes motores são verdadeiros papa-quilómetros. Em Portugal grande parte dos carros das forças policiais continuam a ser estes Toyota Corolla, que apesar das centenas de milhares de quilómetros não demonstram sinais de fraquezas. Este foi um dos carros mais vendidos do mundo na sua época, e no continente asiático e americano, o Toyota Corolla continua a apresentar números de vendas que fazem invejar as outras marcas.

 

3. Land Rover VM

Este motor de 2.5 litros e 111 cavalos equipava os originais Land Rover Range Rover, produzidos entre 1970 e 1996. Estes carros eram famosos por serem uns todo-o-terreno indestrutíveis e capazes de ultrapassar qualquer obstáculo. O Land Rover Range Rover foi considerado o primeiro verdadeiro SUV: Um carro luxuoso e confortável, mas também prático e ideal em qualquer ambiente.

 

4. Mercedes-Benz OM646

Este motor equipava a segunda geração dos Classe C da Mercedes, produzidos entre 2000 e 2007. O mesmo bloco de motor de 4 cilindros, 2100 de cilindrada e 143 cavalos equipou ainda os Classe C da geração seguinte, e há vários registos de carros que ultrapassaram o meio milhão de quilómetros.

 

5. Volkswagen AHF/ASV

Este é sem dúvida um dos melhores motores a diesel de sempre. O bloco de motor 1.9 turbo diesel de 4 cilindros e 110 cavalos equipava modelos das várias marcas do Grupo VAG, entre eles o Audi A4, Audi A3, Seat Ibiza, Seat León, Volkswagen Golf ou Volkswagen Passat. Este motor foi considerado “motor do ano” durante 4 anos consecutivos e ainda hoje são bastante apreciados pelos amantes das modificações de carros, uma vez que são bastante fiáveis e capazes de aguentar performances bastante maiores.

 

6. Volvo VED4

Este motor equipou os volvo S60/V60, XC60, S80/V70 e XC70. O bloco de 4 cilindros e 180 cavalos é bastante versátil. A aceleração é suave e a potência suficiente para lidar com qualquer tipo de terreno ou condução, quer faça quilómetros e quilómetros em auto-estrada, quer tente desafiar a natureza num trilho de montanha. São também reconhecidos pela sua fiabilidade e robustez.

 

7. BMW M51

Este motor equipou os modelos 530D da BMW produzidos entre 1995 e 2003 e é considerado um dos melhores motores de sempre da BMW. Estes carros continuam a ser vistos regularmente na estrada e acumulam já centenas de milhares de quilómetros, mas ainda assim conseguem fazer frente a um carro moderno, quer a nível de consumos, quer a nível de prestações.

 

8. Mazda MZR-CD

Este motor equipou todos os modelos diesel do Mazda 6, um dos melhores carros de sempre da marca nipónica. É reconhecido como um dos motores mais fiáveis de sempre e capaz de fazer mover os Mazda 6 bastante depressa.

 

9. Audi 4.0 TDI

Este é o motor diesel mais potente da atualidade. Produz 435 cavalos e pode ser encontrado não só no SQ7, a versão mais desportiva do Audi Q7, mas também no luxuoso Bentley Bentayga. Dotado de uma aceleração suave e capaz de levar estes dois SUV até bem acima dos 250 km/h, estes motores diesel de nova geração prometem deixar o seu legado na história.

 

10. Renault Tipo K

Este é um dos motores mais vendidos do mundo. O bloco 1.5 de 90, 110 ou 160 cavalos equipa não só praticamente toda a gama da Renault, mas também está disponível em quase toda a gama da Nissan, e é também este mesmo bloco de motor que equipa o Mercedes Classe A. Apesar da performance poder não impressionar, os consumos e os números das vendas impressionam, e por isso não podemos deixar de considerar este como um dos melhores motores a diesel de sempre.

 

Veja também:

Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.

Também lhe pode interessar: