Pedro Andrade
Pedro Andrade
15 Mar, 2018 - 13:40

Melhores motores a gasolina do mundo: os 4 mais apetecíveis

Pedro Andrade

Se é um apaixonado por automóveis, vai gostar da nossa lista com os melhores motores a gasolina do mundo.

Melhores motores a gasolina do mundo: os 4 mais apetecíveis

Os amantes das quatro rodas procuram sempre o máximo desempenho das suas máquinas. Seja pela potência ou pelos consumos alcançados, os motores servem para consolidar (ou até mesmo abalar) o sucesso de qualquer automóvel. Assim sendo, trazemos até si os melhores motores a gasolina do mundo.

Esta é uma lista desenvolvida todos os anos e que premeia os mais fantásticos e apaixonantes de sempre: em alguns casos, as melhorias alcançadas em diversos aspetos ao longo dos tempos coloca vários blocos no topo da lista de melhores motores a gasolina durante vários anos.

Em retrospetiva, os especialistas da área continuam a premiar os blocos de 8 e 12 cilindros da Ferrari, mas tem-se assistido a um aumento da supremacia dos motores desenvolvidos com a tecnologia de turboalimentação (Porsche) e ao downsizing das motorizações (Puretech do grupo PSA e Ecoboost da Ford).

Os melhores motores a gasolina do mundo

Ferrari 3.9 litros V8

placeholder-1x1

Fonte: Ferrari

Em 2017, foi considerado o motor do ano, um prémio que conquistou merecidamente pelo segundo ano consecutivo. Com a melhor tecnologia de competição, o modelo mais recente (e mais potente) consegue produzir 770 Nm de binário e debitar 720 cv de potência, indo dos 0 aos 100 km em apenas 2,85 segundos.

É, sem dúvida, um dos melhores blocos em produção em todo o mundo e continuará a surpreender os fãs das quatro rodas ao longo dos próximos anos. Ver detalhes >>

Porsche 3,0 litros e 6 cilindros turbo

placeholder-1x1

Fonte: Porsche

É um dos expoentes máximos da marca alemã que alia tecnologia e performance. Por isso mesmo, faz parte desta lista de melhores motores a gasolina do mundo. Graças à redução da cilindrada dos modelos recentes, os níveis elevados de rotação e de pressão são associados a um bom doseamento da potência e a um consumo bem mais baixo (redução pode chegar até aos 13%).

É uma autêntica bomba, sem esquecer o som icónico do motor: música para os ouvidos de qualquer apaixonado pelo universo automobilístico. Ver detalhes >>

Puretech 1.2 e 3 cilindros turbo

placeholder-1x1

Fonte: Peugeot

Este motor foi lançado em 2014 e, desde essa altura, já foram produzidas mais de 850.000 unidades (comercializadas em modelos como o Peugeot 3008 e Citroën C3).

Com a evolução dos ciclos de combustão e com uma pressão de injeção elevada aos 250b, os rendimentos foram otimizados. Ficamos à espera de mais novidades deste motor que (com toda a certeza) ainda nos vai surpreender ao longo dos próximos anos. Ver detalhes >>

Ecoboost 1.0 e 3 cilindros

placeholder-1x1

Fonte: Ford

Caso para dizer: chegou, viu, arrancou e venceu. Esta gama de motores é a única que venceu por três vezes consecutivas o prémio de Motor do Ano. Este pequeno tricilíndrico é o mais popular da gama Ford, equipa modelos como o Fiesta, Focus, Ka ou o C-Max e alia eficiência energética a alta tecnologia. Temos a certeza de que as novidades desta gama de motores não se ficarão por aqui.

Veja também: