Publicidade:

Conheça os 20 melhores países para ser jovem (e Portugal está no top 10)

Considerando educação, saúde e bem estar, oportunidades de emprego, participação cívica e política, estes são os 20 melhores países para ser jovem!

Conheça os 20 melhores países para ser jovem (e Portugal está no top 10)
Confira também o ranking dos 20 piores

É jovem e adorava um país à sua medida? Há, de facto, países incríveis para os jovens viverem, por todos os motivos e mais algum. O último estudo do género divulgado online é o da Comunidade das Nações, contemplando a população entre os 15 e os 29 anos de 183 países. Vamos lá ver quais é que são, afinal de contas, os melhores países para ser jovem? Acha que consegue adivinhar em que lugar ficou Portugal?

Contextualizando, este índice contempla e problematiza o conceito de desenvolvimento da juventude, que pode ser entendido desde várias perspectivas. A abordagem escolhida vem baseada em capacidades (entenda-se possibilidades ou liberdades) intimamente ligadas a uma boa vida humana, que são: liberdade civil, liberdade de participação no processo político, ter acesso a um bom sistema de saúde, nutrição adequada, condições de habitação, oportunidade e liberdade de satisfação sexual e poder de escolha no que toca à reprodução, oportunidades de educação e de emprego.  A Comunidade das Nações define, então, o conceito do desenvolvimento da juventude como melhorando o estatuto dos jovens, dando-lhes poder e ferramentas para que eles próprios construam as suas competências e capacidades. Ou seja, os jovens devem ter acesso, contribuir e beneficiar de um ambiente político estável, economicamente viável e em que exista estado de direito, sendo cidadãos activos no seu meio.

Acha que consegue adivinhar em que lugar ficou Portugal na lista dos 20 melhores países para ser jovem? Pista: feitas bem as contas, parece que não se está nada mal em Portugal! É importante ter em consideração que no último estudo, Portugal aparecia na 30ª posição.

Os 20 melhores países para ser jovem


É claro o peso da Europa, ocupando 15 dos primeiros 20 lugares dos melhores países para ser jovem. Da Oceania, temos a Austrália e a Nova Zelândia; da América, o Canadá; e da Ásia, o Japão e a Coreia do Sul.

  1. Alemanha
  2. Dinamarca
  3. Austrália
  4. Suíça
  5. Reino Unido
  6. Holanda
  7. Áustria
  8. Luxemburgo
  9. Portugal
  10. Japão
  11. Nova Zelândia
  12. Eslovénia
  13. Suécia
  14. Canadá
  15. Irlanda
  16. Noruega
  17. Bélgica
  18. Coreia do Sul
  19. França
  20. Malta

Os 20 piores países para ser jovem


Agora que já conhece os melhores países para ser jovem, aproveitamos para também o informar dos piores. Destes 20, 19 localizam-se em África. Apenas um fica na Ásia, o Afeganistão.

  1. República Central Africana
  2. Chade
  3. Costa do Marfim
  4. Níger
  5. Guiné Equatorial
  6. Guiné Bissau
  7. Moçambique
  8. Zâmbia
  9. República Democrática do Congo
  10. Mali
  11. Benim
  12. Mauritânia
  13. Lesoto
  14. República do Congo
  15. Gabão
  16. Tanzânia
  17. Afeganistão
  18. Angola
  19. Madagáscar
  20. Eritreia

Apesar de haver países com conflitos armados, com instabilidade social e política, a verdade é que, a nível global, a tendência é que o Desenvolvimento da Juventude tem vindo a melhorar e espera-se que continue nessa direção.

Se ficou com interesse em saber mais sobre este assunto, é só aceder ao relatório completo.

Veja também: