Publicidade:

Descubra 12 das melhores praias de Espanha

Selecionamos 12 das melhores praias de Espanha para ajudá-lo a escolher o destino da sua próxima viagem. Pegue nos calções e na toalha e venha daí.

Descubra 12 das melhores praias de Espanha
Begur, na Catalunha, tem praias bonitas e acolhedoras

Vem aí a primavera, sinónimo de dias mais compridos e tempo mais ameno. É natural, por isso, que já esteja a pensar em férias junto ao mar. E se o seu destino fosse no país aqui ao lado? Neste artigo, vai ficar a conhecer 12 das melhores praias de Espanha, de acordo com diversos guias e blogues de viagem.

Seja no norte, no sul, ou nas muitas ilhas, Espanha oferece cenários cativantes, onde apetece apanhar sol, caminhar na areia, mergulhar no mar ou passear nas redondezas. Com uma costa extensa e variada, é uma boa escolha para umas férias agradáveis sem gastar fortunas. Confira as nossas sugestões e escolha a sua praia espanhola favorita.

Melhores praias de Espanha: 12 exemplos para conhecer quanto antes


Playa de Figueiras, Ilhas Cíes, Galiza

Ilhas Cíes, Galiza, EspanhaFonte: Pixabay/OcirA

As Ilhas Cíes formam um arquipélago de três ilhas desabitado, em estado selvagem, que só é possível visitar de abril a outubro, em períodos específicos. Um tesouro natural, que inclui trilhos florestais e praias formidáveis, com destaque para a Playa de Figueiras. Procure ir às Cíes fora do pico de verão, de forma a poder usufruir de toda a sua beleza e tranquilidade.

Cala Macarella, Menorca, Ilhas Baleares

Já foi a Menorca? Visitou a Cala Macarella? Seja um estreante, seja um repetente neste destino, Menorca irá surpreendê-lo com o seu património natural, que inclui praias fabulosas. Uma das mais elogiadas é a Cala Macarella, juntamente com a sua vizinha Macarelleta. Verdadeiras praias de postal, que o farão sentir que está algures no Sudoeste Asiático.

Cala Mesquida, Maiorca, Ilhas Baleares

Na maior ilha das Baleares, Maiorca, são muitas as praias com lugar em qualquer lista das melhores praias de Espanha. A Cala Mesquida é uma delas, apresentando um bonito areal, bastante convidativo para famílias e grupos. Fica na parte norte da ilha, respaldada por dunas e pinhal. Disponibiza serviços de apoio, como bar e restaurante, bem como algumas atividades de lazer.

Playa Ses Illetes, Formentera, Ilhas Baleares

praias de espanhaFonte: Pixabay/SaraMaccari

Ainda nas Baleares, Formentera tem visto o seu turismo crescer nos últimos anos. A forma mais comum de lá chegar é de ferryboat a partir de Ibiza. Em Formentera, a atmosfera genuinamente mediterrânica está presente em todo o lado, incluindo nas apetecíveis praias, onde assistir ao pôr do sol é inesquecível. Apesar de muito concorrida no verão, a praia de Ses Illetes é de visita obrigatória.

Playa de las Catedrales, Lugo, Galiza

Como já vimos, a Galiza, bem perto de nós, tem algumas das melhores praias de Espanha. Outro paraíso que vale a pena destacar é a Playa de las Catedrales, em Lugo. O nome advém das imponentes formações rochosas que fazem lembrar os arcos góticos. A areia é fina e branca e a ondulação é por norma pacífica. Ali à volta, não faltam outros lugares bonitos para explorar.

Playa de Torímbia, Llanes, Astúrias

praias de espanhaFonte: Pixabay/777546

Aviso prévio: esta é uma praia maioritariamente frequentada por nudistas. Está enquadrada na Paisagem Protegida da Costa Oriental das Astúrias e só se chega ao areal em forma de concha fazendo a pé alguns quilómetros, após atravessar-se a aldeia de Niembro. Mas o espetáculo que surge aos nossos olhos compensa o desafio. Ali ao pé, a praia de Langres é outra sugestão a não perder.

Playa de Mónsul, Almería, Andaluzia

Continuando pelo Sul, chegámos à praia de Mónsul, um dos cenários mais fotografados do Parque Natural Cabo de Gata. E se a beleza natural do lugar é um dos motivos para tal, não é alheio o facto de aqui terem sido filmadas cenas da saga Indiana Jones. Isolada e de areia escura, é no entanto bastante procurada no verão, altura em que as suas águas podem ultrapassar os 25ºC de temperatura.

 Playa de El Saler, Valencia, Comunidade Valenciana

A envolvente natural da praia de El Saler é um dos seus trunfos. Ali há dunas, canaviais e até uma enorme albufeira, onde é possível fazer passeios de barco. A grande extensão do seu convidativo areal, banhado por águas cristalinas é outra das vantagens desta praia que fica a menos de 30 minutos de carro do centro de Valência.

Playa de los Muertos, Carboneras, Andaluzia

andaluziaFonte: Pixabay/Ddzphoto

O nome pode ser assustador, mas não deixe que isso o faça desistir de conhecer uma praia tão bonita. Se ficou curioso, saiba que foi batizada devido a uma época em que ali davam à costa inúmeros destroços e corpos de naufrágios. Vá com tempo e pouco carregado pois é preciso algum esforço para lá chegar. A vizinha praia de Los Genoveses é outro lugar a apontar no seu roteiro.

Playas de Begur, Girona, Catalunha

Por momentos pode pensar que está numa ilha grega, mas não: trata-se um lugar pitoresco em plena Catalunha chamado Begur. Aqui, as praias surgem em pequenas enseadas, adornadas por casinhas típicas. Um ambiente acolhedor, onde não faltam curiosos vestígios medievais. São várias as excelentes praias a visitar e onde poderá fazer snorkeling e mergulho. Anote estas: Pals, Llafranc, San Tuna e Aiguablava.

Playa de La Concha, San Sebastian, País Basco

Esta é um clássico dos rankings das melhores praias de Espanha. Em San Sebastian, charmosa cidade do País Basco, a baía que recorta a cidade é um autêntico cenário cinematográfico, cuja forma arredondada batizou a praia. Depois de usufruir desta paisagem única, não deixe de passear pela cidade e provar a sua deliciosa gastronomia, incluindo os irresistíveis pintxos (tapas).

Playa de Papagayo, Lanzarote, Ilhas Canárias

praias de espanhaFonte: Pixabay/Lappin

Terminamos esta seleção das melhores praias de Espanha em Lanzarote, onde a Playa de Papagayo – que faz as delícias de quem a visita e que, na verdade não é uma, mas várias praias.  O acesso não é muito fácil, o que faz com que seja relativamente tranquila, mesmo na época alta. As águas límpidas em verde esmeralda e a surpreendente envolvente agreste e árida tornam este lugar único.

Veja também: