Publicidade:

As 15 melhores praias fluviais de Portugal: férias à beira-rio

Adora praia, mas dispensa a confusão? Então, opte por uma das melhores praias fluviais de Portugal e ponha o pé na areia, sem ser engolido pela multidão.

As 15 melhores praias fluviais de Portugal: férias à beira-rio
Mergulhe no rio!

Este é o nosso top 15 das melhores praias fluviais de Portugal. Reunimos as mais belas, mas também mais seguras, com melhores acessibilidades e comodidades. As melhores praias fluviais não devem nada às outras praias que costuma frequentar. Aqui não lhe faltarão balneários, bares e um sem número de outros serviços que vão assegurar um dia de praia super relaxante e divertido. Preparado para folhear o catálogo das melhores praias fluviais?

15 melhores praias fluviais de Portugal: escapadinhas incríveis cá dentro


RioFonte: Pexels/Ian Turnell

Beleza deslumbrante, boas acessibilidades e preocupações de segurança

1. ALDEIA DO MATO, ABRANTES

A albufeira de Castelo de Bode fica na margem esquerda do rio Zêzere, a cerca de uma hora de Lisboa. Se a paisagem não vale por si só, saiba que esta praia tem duas piscinas flutuantes (uma para crianças e uma para adultos), balneários e ainda um bar com esplanada.

2. FOZ D’ÉGUA, PIÓDÃO

Seria impossível falar de praias fluviais e não mencionar a de Piódão. Ela nasce da junção das ribeiras de Piódão e de Chãs e a sua água é tão clara que funciona como uma autêntica piscina natural. A paisagem merece muitas fotografias, com a belíssima encosta da Serra do Açor e a ponte de pedra que une as margens.

3. SERRA DA FREITA, AROUCA

Também conhecida por Albergaria da Serra, esta praia fluvial fica perto da famosa Cascata da Frecha da Mizarela e tem as águas mais límpidas e transparentes. Faça um passeio pelas margens do rio Caima e deslumbre-se com as magníficas paisagens.

4. PEGO FUNDO, ALCOUTIM

Vá ao Algarve, sem ter de disputar um espaço no areal. Na praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, terá muito espaço para as mais diversas atividades jogar voleibol, ler um livro no jardim debaixo de uma das árvores, merendar no parque para ou, simplesmente, bronzear-se no areal.

5. LORIGA, SEIA

Esta praia fluvial do Parque Natural da Serra da Estrela é, certamente, uma das melhores de Portugal, pois é a única do país assente sobre um glaciar. A envolvente paisagística é lindíssima, com um relevo acidentado e uma bolsa de águas cristalinas e puras. Se procura um ambiente calmo em plena Natureza, este é o local ideal e não faltam instalações sanitárias, balneários, bar, parque de merendas e parque infantil.

6. LOUÇAINHA, PENELA

praias fluviaisFonte: PxHere

Esta praia insere-se nas Represas Naturais da Louçainha, um dos locais mais apelativos do concelho. Descubra esta verdadeira beleza natural e deixe-se conquistar pela qualidade da sua água, pelo verde intenso das suas serras, pela frescura do seu ar e pela calma e tranquilidade que o próprio ambiente parece exalar. É fácil aceder a esta praia e beneficiar das suas piscinas naturais, duma fluvioteca, dum restaurante panorâmico, dum parque de merendas, de instalações sanitárias e duches.

7. MALHADAL, PROENÇA-A-NOVA

Esta praia situa-se bem no interior do país, na base da Serra de Alvéolos, junto à Ribeira da Isna. A sua espantosa beleza convida a momentos de descanso e ao convívio com a natureza, marcada por uma vegetação deslumbrante conjugada com um extenso corpo de água. Graças ao relevo acidentado do terreno, encontrará vários recantos e esconderijos, ótimos para as brincadeiras dos mais novos. Aqui tem acesso a instalações sanitárias, duches, restaurante/bar com esplanada, parque de merendas e posto de primeiros socorros.

8. SENHORA DA PIEDADE, LOUSÃ

Situada em plena Serra da Lousã, na ribeira de São João, a praia fluvial natural da Senhora da Piedade é um local verdadeiramente apaixonante. Com vista para as Ermidas de Nossa Sr.ª da Piedade e para o Castelo da Lousã, esta praia de águas límpidas disponibiliza imensos recantos onde pode relaxar ou merendar, enquanto deixa que a deslumbrante paisagem o maravilhe. Aqui não faltam instalações sanitárias, balneários, zona de merendas e um restaurante/bar com esplanada.

9. AGROAL, OURÉM

A praia do Agroal integra a maior nascente do Rio Nabão e é considerada um lugar único em Portugal, dadas as caraterísticas terapêuticas das suas águas frias – indicadas para o tratamento de doenças gastrointestinais, de pele, entre outras. Este espaço possui uma envolvente paisagística e ecológica invejável e é um destino de eleição para os turistas e os locais. Usufrua da piscina, do solário, do anfiteatro ao ar livre, da área de lazer, da cafetaria temática e dos balneários.

10. ALAMAL, GAVIÃO

Esta praia situa-se na margem esquerda do rio Tejo e está integrada no complexo da Quinta do Alamal. É um pequeno paraíso à beira-rio, com um extenso areal do qual observamos um cenário deslumbrante, com uma vegetação ostensiva e um rio tranquila que enquadra o belíssimo Castelo de Belver. Percorra o passadiço de madeira que liga a praia à ponte de Belver e admire de perto a fauna e flora deslumbrantes. Aproveite todas as infraestruturas e serviços, tais como instalações sanitárias, duches, posto de primeiros socorros, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, restaurante/bar, embarcações com e sem motor, entre outras.

11. RECONQUINHO, PENACOVA

Situada na margem do rio Mondego, esta praia assenta na zona em que o rio envolve a Vila de Penacova. Inserido entre vales e montes, o espaço está enquadrado por uma paisagem natural fresca e verdejante, que oferece uma vista privilegiada sobre a aldeia de Penacova. Vá a pé até à aldeia – é só descer a colina! Lance-se nuns mergulhos a partir da pitoresca ponte de madeira e faça uso das instalações sanitárias, zona de merendas, restaurante/bar, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, posto de 1ºs socorros, campo de jogos, etc.

12. POMARES, ARGANIL

Na praia fluvial de Pomares, há uma ponte romana de quatro arcos que remonta ao século XVIII. Situada junto à serra do Açor, o espaço tem um parque infantil, zonas relvadas e um parque de merendas. Dispõe ainda de um parque de estacionamento (também para bicicletas), piscina infantil, balneários com chuveiros e um campo de futebol. Tem tudo o que é preciso para um bom dia de praia, com tudo o que isso inclui de atividades e diversão.

13. ROCAS, CASTANHEIRA DE PÊRA

A praia fluvial das Rocas foi construída num lago com quase 1km de extensão e tem mais de 10 mil metros quadrados. Aqui, há tudo o que possa imaginar: balneários com chuveiros, bares com esplanada, palmeiras tropicais, nadadores salvadores, uma ilha no centro da praia, a maior piscina de ondas do país, uma ponte secular e diversas zonas de lazer e de aventura. Por 7,5€ pode alugar chapéus de sol e espreguiçadeiras e, ainda, muitas atividades como passeios de barco, slide, barcos insufláveis, hidroginástica ou simuladores de surf. Aproveite a época balnear. Em junho e setembro das 10h às 19h30 e em julho e agosto das 9h30 às 19h30. Toda esta diversão pode ser toda sua durante um dia, por apenas 5€ por pessoa.

14. PALHEIROS E ZORRO, COIMBRA

Também conhecida como praia fluvial de Torres do Mondego, este espaço fica na margem esquerda do rio Mondego, na freguesia com o mesmo nome. Tem um bar de apoio, um parque infantil e churrasqueiras. Há ainda um campo de jogos, um parque de merendas e várias atividades ao dispor dos banhistas como canoagem, pesca e voleibol de praia. Existe também uma fauna que o pode visitar, como a águia pesqueira ou uma lontra.

15. CARDIGOS, MAÇÃO

Na ligação entre Cardigos e o lugar dos Vales, esta praia vale a pena, logo pelas instalações. Há várias zonas de estar, incluíndo áreas relvadas, parque de merendas, duas churrasqueiras cobertas e um bar de apoio à praia fluvial. Durante o verão, há também um nadador salvador. Tudo isto, contribuiu para que, em 2013, a praia de Cardigos vencesse a Estrela do Médio Tejo na categoria Património Natural – Praias Fluviais.

Um pouco por todo o país encontramos algumas das melhores praias fluviais. Portanto, não há razão para não experimentar ir até algumas delas – caso ainda não o tenha feito – e experimentar por si mesmo todos os atrativos que elas possuem e, quem sabe, adotar algumas das melhores praias fluviais como as suas praias de verão de eleição!

Veja também: