Publicidade:

10 melhores praias da região de Lisboa

Vem aí o bom tempo, com temperaturas altas a convidar a uma escapadinha. Descubra 10 praias da região de Lisboa para usufruir em família ou com amigos.

10 melhores praias da região de Lisboa
Praias de areias brancas e águas límpidas

Se quer ir a banhos na capital, fique a conhecer as 10 melhores praias da região de Lisboa e surpreenda-se com tudo o que elas têm para oferecer. Além de comodidades como bares, restaurantes e WC, as praias que constam nesta lista têm águas cristalinas e areais extensos que não vai resistir a desbravar.

Portanto, siga o nosso roteiro, de Sintra a Setúbal, e maravilhe-se com paisagens de encantar e um clima único que agrada a banhistas, mas também aos amantes dos desportos aquáticos ou de praia.

10 melhores praias da região de Lisboa para mergulhos e banhos de sol


1. Praia da Areia Branca, Lourinhã

Este areal é ótimo para quem não gosta de ir à praia apenas apanhar sol. Aqui, há muitas atividades divertidas para fazer e passar o tempo. Surf e bodyboard, à cabeça, mas é também possível jogar mini-golfe, graças ao pequeno campo existente perto do areal.

Além disso, não faltam restaurantes e bares a servir refeições deliciosas e a permitir que o seu dia de praia seja ainda melhor e mais longo. Uma verdadeira pérola entre as praias da região de Lisboa.

2. Praia de São Julião, Sintra

Com um areal de mais de 250 metros, esta é a praia mais popular da região de Sintra e é fácil perceber porquê. Rodeada por penhascos, ela é frequentada, sobretudo, por surfistas, pescadores e amantes da Natureza. Obrigatório subir aos rochedos e captar a maravilhosa vista sobre a zona da Ericeira.

3. Praia do Magoito, Sintra

Menos popular que a anterior, mas ainda assim muito procurada, é a Praia do Magoito. Esta praia é, acima de tudo, conhecida pela sua “duna fóssil” que acompanha toda a rampa de acesso ao areal. As caraterísticas desta duna devem-se à acumulação de areia motivada pela ação conjunta de vento e mar.

Outra particularidade desta praia são os elevados níveis de iodo, principalmente numa faixa de areal rochoso. Mais a sul, fica o Cabo da Roca, onde a Europa começa (ou acaba).

4. Praia da Adraga, Sintra

melhores praias da regiao de lisboa

Situada no Parque Natural Sintra-Cascais, esta é uma das praias da região de Lisboa mais visitada no verão. Com mais de 400 metros, este areal é muito procurado por banhistas e pescadores. Além de comodidades como restaurantes e WC, é ainda possível visitar as grutas de Pedra de Alvidar, uma verdadeira beleza natural.

Em 2003, esta praia foi considerada uma das 20 mais bonitas de toda a Europa.

5. Praia do Guincho, Cascais

melhores praias da regiao de lisboa

Esta é a maior praia de Cascais e, provavelmente, a mais ventosa, o que é excelente para praticar surf, kitesurf e windsurf. Para além do vento, o mar apresenta correntes fortes, o que inspira algumas cautelas, embora não afaste os banhistas. Ao longo da praia, encontrará vários restaurantes e hotéis de luxo e bares com muita animação noturna.

A fama internacional desta praia deve-se também ao facto de o filme de James Bond, “Ao Serviço de Sua Majestade” (1969), ter sido aqui gravado.

6. Praia do Tamariz, Estoril/Cascais

Localizada perto da estação de comboios do Estoril, esta praia é das mais turísticas da região, devido aos muitos bares e discotecas que possui. Seguindo pela praia, poderá ainda experimentar uma piscina de água salgada, de acesso livre.

7. Praia de Carcavelos, Cascais

melhores praias da regiao de lisboa

A 20 minutos de Lisboa, esta é a praia mais visitada por quem reside no centro da capital portuguesa. Neste areal, encontrará todas as comodidades e serviços, como restaurantes, bares, escolas de desportos aquáticos (surf e windsurf) e, ainda, zonas para praticar futebol e vólei de praia.

8. Praia do Meco

Muito procurada pelos naturistas, esta é uma das praias de nudistas mais conhecidas de Portugal. A sua tranquilidade, areal amplo e água cristalina são atrativos de quem procura uma praia calma e sossegada para descansar e relaxar.

9. Praia dos Galapos, Setúbal

“Protegida” pela imponente Serra da Arrábida, esta praia é um verdadeiro paraíso, de águas azuis e calmas e um areal extenso e branco. O mar é ótimo para nadar tranquilamente e sem medo e até para fazer mergulho. Se bem que já na área de influência de Setúbal, os Galapos pode muito bem figurar etre uma das grandes jóias das praias da região de Lisboa.

10. Praia da Figueirinha, Setúbal

Mais uma vez em Setúbal, as águas calmas e a paisagem belíssima cativam muitos banhistas para este areal. Especialmente quando a maré está baixa, esta praia torna-se ótima para famílias com crianças que, assim, as podem deixar brincar no mar (sempre com vigilância, é claro).

Além de parque de estacionamento e restaurante, é possível alugar alguns equipamentos de diversão para usar na água.

Veja também: