Publicidade:

Os 8 melhores Seat de sempre

Quer saber quais são os melhores Seat de sempre? Conheça aqui os modelos icónicos da marca espanhola que marcaram a história da indústria automóvel.

Os 8 melhores Seat de sempre
Desde 1953 a fazer história na indústria automóvel

Os melhores Seat de sempre são carros que têm marcado a história da indústria automóvel, tanto por obrigarem a concorrência a fazer melhor, como por deliciarem os condutores de todo o mundo com carros de qualidade.

Costuma dizer-se que “de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos”. Muitos discordarão, nomeadamente os fãs das quatro rodas. Para quem tem na garagem um Seat, este é (na grande maioria dos casos) um casamento para a vida. O primeiro modelo, o Seat 1400, surgiu em 1953 e, desde então, muita coisa mudou.

A lista que preparámos para si teve em consideração a popularidade, o design e a performance dos automóveis. Prepare-se, então, para uma viagem no tempo a bordo de alguns modelos icónicos da marca espanhola.

Os 8 melhores Seat de sempre

1. Seat Ibiza

melhores-seat-de-sempreFonte: Seat

É, sem dúvida, o “mais-que-tudo” da marca espanhola. Já lá vão cinco gerações e o poderio deste modelo parece não esmorecer. Funcional, o desempenho do motor não desilude e a nova versão chegou com a identidade de sempre: um carro desportivo, com linhas dinâmicas e, com toda a certeza, um dos melhores Seat de sempre.

2. Seat Leon Cupra

melhores-Seat-de-sempreFonte: Seat

É o carro desportivo da marca espanhola que combina performance e potência. Com 300 CV, é o mais potente modelo série já produzido pela marca. Com 587 litros de capacidade na bagageira, este “bombardeiro” das estradas vai dos 0 km aos 100 km em 4,9 segundos. Motivos válidos que colocam este modelo na lista de melhores Seat de sempre.

3. Seat 124

melhores-seat-de-sempre

Produzido entre 1968 e 1980, o Seat 124 marcou a história automóvel no continente europeu pela qualidade e utilidade que tinha. O modelo teve muito sucesso em Espanha, onde vendeu mais de 800 mil unidades. Foi o primeiro Seat com motores de 1608 cc com 110 cv e caixa de cinco velocidades. Com uma boa distribuição de peso, este clássico da marca espanhola foi o primeiro a atingir os 160 km/h de velocidade máxima.

O carro teve várias versões a circular pela estrada e ficou conhecido pelo desempenho do seu motor de 1,197 cc. Na altura, foi ideal para carros de policia, ambulâncias e táxis. Foi, também, utilizado enquanto carro de corridas e chegou a ganhar algumas competições.

4. Seat Alhambra

melhores-Seat-de-sempreFonte: Seat

O Seat Alhambra é um dos melhores modelos da marca, por ser versátil. Foi produzido em Palmela, Portugal.  A sua produção começou em 1996 e continua até aos dias de hoje. O carro destaca-se pelo espaço, conforto e preço, tendo em conta a qualidade. É, digamos assim, o carro familiar por excelência. Espaçoso e funcional, este monovolume foi construído a pensar no conforto de toda a família. O design moderno e arrojado confere, ainda assim, um estilo desportivo que não deixa ninguém indiferente.

5. Seat Ateca

melhores-seat-de-sempreFonte: Seat

É o primeiro SUV da Seat e chega com motor 1 .0 TSI de 115 CV. Travão de estacionamento elétrico, sete airbags, sensor de pressão de pneus, detetor de fadiga e Front Assist são apenas alguns dos “miminhos” deste modelo. Bastante robusto, o Seat Ateca tem mais tração e potência.

6. Seat Arona

melhores-seat-de-sempreFonte: Seat

É o novo crossover da Seat e inspira-se no design do Ibiza e do Ateca, o irmão mais velho. Com 400 litros de capacidade na bagageira, o número pode chegar aos 1280 litros com os bancos traseiros rebatidos. Com motor a gasolina, oferece uma potência de 95 CV e 115 CV que garante agilidade e dinâmica em todos os terrenos.

7. Seat 600

melhores-Seat-de-sempre

Com motor em posição traseira e tração à retaguarda, este foi o segundo modelo produzido pela marca espanhola. Com um preço bastante acessível, fez as delícias dos condutores e tornou-se num dos modelos mais populares (e queridos) deste construtor de automóveis.

Isidre Lopez Badenas, responsável pela Seat Historical Cars, apelidou este modelo de “Carocha dos espanhóis”, tal foi a popularidade do modelo.

8. Seat Toledo

melhores-seat-de-sempreFonte: Seat

Chegou para servir as famílias sem nunca esquecer os consumos económicos. Com uma mala com capacidade para 550 litros, este é um modelo bastante sóbrio, ecológico e bem equipado em termos de segurança: seis airbags, controlo eletrónico de estabilidade, entre outros atributos que conquistaram as famílias portuguesas nos últimos anos.

Veja também: